Com quantos anúncios e mensagens corporativas você se depara por dia? Provavelmente muitos, mesmo que de forma discreta. O marketing está sempre em busca das melhores plataformas, estratégias e métodos para conquistar um maior número de clientes e fidelizá-los à marca. Mesmo com avanços tecnológicos surpreendentes e o surgimento de aplicativos e sistemas cada vez mais modernos e sofisticados, o SMS ainda é uma ferramenta muito popular em muitas organizações, com resultados ainda mais eficientes do que outras plataformas.
O grande propósito desse “sistema de mensagem
curta” é permitir o envio de informações de maneira rápida e praticamente
instantânea, possibilitando um relacionamento mais próximo e, até mesmo,
interativo com os clientes. Em um mercado marcado por consumidores cada vez
mais exigentes e ávidos por informações velozes e em tempo real, essa
estratégia se torna primordial, assim como foi mostrado no relatório de
marketing do Simple Texting de 2020.
Em seus dados divulgados, quase 80% dos
consumidores disseram que gostam de receber ofertas por texto, em conjunto com
53% que preferem se relacionar com marcas que utilizam SMS. Para surpreender
muitos que não acreditam no poder desse sistema quando comparado a outras
plataformas de comunicação e anúncios, outro estudo feito pelo site SlickText
mostrou que a taxa de abertura de mensagens SMS é em torno de 98%. Um resultado
incrível que vem chamando a atenção de muitas empresas.
Com o SMS, as mensagens são enviadas e recebidas de
forma veloz e quase instantaneamente. Dependendo da estratégia da organização,
a informação pode ser disparada para uma enorme abrangência de públicos
diferenciados, permitindo a segmentação e adaptação do conteúdo para cada um
deles.
É um canal muito menos invasivo, onde o cliente
pode aceitar o recebimento da mensagem e, ainda, escolher por sair da lista de
contatos caso não deseje continuar recebendo o conteúdo – processo conhecido
como opting out. Como resultado, o SMS gera uma taxa de abertura
de 98%, onde 90% são lidos em até 3 minutos, ainda segundo o relatório. Sem
falar nos benefícios na relação com os clientes, onde 97% das empresas criaram
uma comunicação mais eficaz e próxima.
Seja para pequenas, médias ou grandes campanhas, o
SMS pode ser utilizado para diversas finalidades e gerando excelentes
resultados. Os dados permitem rastrear todas as mensagens enviadas, se foram de
fato entregues, quantas foram abertas e respondidas – informações altamente
relevantes para a elaboração de estratégias de marketing.
Cabe destacar que o marketing não pode ser baseado
somente na captura de leads, mas sim em manter uma proximidade com os clientes
e fidelizá-los. Existem diversas maneiras de conquistar essas metas, e o SMS
vem justamente para nutrir o relacionamento. Mas, para isso, é necessária uma
boa estratégia de comunicação.
Antes de iniciar uma campanha por meio do SMS, as
empresas devem conhecer a fundo seu público-alvo e segmentá-lo. Não há como
conquistar os resultados desejados sem que sua empresa conheça sua persona,
como ela gosta de se relacionar e suas preferências para, a partir disso,
personalizar a mensagem de acordo com o público, em conjunto com o tom da
marca. A captura de leads e o aumento de vendas serão, na verdade,
consequências do foco em nutrir o relacionamento com os clientes.
Mesmo diante de tantos avanços tecnológicos, o SMS
ainda oferece resultados altamente positivos quando aliado ao marketing. É uma
comunicação rápida, não invasiva e que proporciona uma relação mais próxima e
fiel. Uma ferramenta fantástica que, quando planejada estrategicamente, pode
trazer resultados excelentes para as empresas.
Marcos
Guerra - Superintendente do Comercial e Marketing na
Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel.
https://www.pontaltech.com.br/
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