Pesquisa C6 Bank/Ipec mostra que 36% dos entrevistados abriram conta em bancos digitais durante a pandemia
Sem tarifas e sem agências físicas, os
bancos digitais vêm ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros.
Pesquisa C6 Bank/Ipec realizada em abril revela que 57% dos entrevistados têm
contas em bancos digitais. Dentro desse grupo, 47% mantêm suas contas em bancos
tradicionais e digitais ao mesmo tempo e 10% abandonaram de vez as instituições
convencionais.
O instituto de pesquisa perguntou
também em que tipo de instituição os brasileiros mais realizam transações como
depósitos, saques e pagamentos. A maioria ainda usa os bancos tradicionais
(65%), em comparação com os bancos digitais (31%). Mas quando se faz um recorte
por idade, é possível ver uma tendência se desenhar: entre os brasileiros que
têm entre 16 e 24 anos, os bancos digitais já superam os tradicionais (51%
contra 41%).
Esse movimento de digitalização,
considerado sem volta por especialistas, ganhou força com a pandemia. Segundo o
levantamento, 36% dos entrevistados abriram conta em um banco digital depois do
início da crise sanitária, há pouco mais de um ano. Na classe A, esse
percentual é um pouco menor, de 30%. A pesquisa também aponta que, entre as
pessoas que possuem contas digitais, 78% passaram a usá-las mais durante a
pandemia.
A necessidade de isolamento social e de
cortar gastos no orçamento familiar acabou acelerando a migração dos
brasileiros para o ambiente digital. A pesquisa C6 Bank/Ipec mostra que 17% dos
entrevistados estão há mais de um ano sem visitar uma agência física e outros
11% há mais de sete meses. Outro impulso veio do auxílio
emergencial, que podia ser transferido para os bancos digitais antes do prazo
previsto.
“Quando analisamos o histórico de um
consumidor digitalizado, vemos que a trajetória natural para o ambiente digital
começa pelas redes sociais, passando por e-commerce, para então chegar ao mundo
financeiro. Com a pandemia, o digital tornou-se vital e as pessoas tiveram que
fazer essa migração de forma mais rápida”, explica Maxnaun Gutierrez, head de
pessoa física e produtos do C6 Bank.
Os novos players também se destacam no
quesito satisfação do cliente. Enquanto 41% dos consumidores com conta em
bancos digitais dizem estar totalmente satisfeitos, entre os entrevistados com
conta em instituições convencionais esse percentual é de 25%. Os bancos digitais
chegaram ao mercado oferecendo produtos bancários isentos de taxas, em
aplicativos simples e acessíveis. Uma análise do Proteste comparando 70 contas
correntes no país mostra que a economia para quem adere a opções com menos
taxas chega a R$ 994 por ano.
As entrevistas da pesquisa C6 Bank/Ipec foram feitas entre
os dias 22 e 28 de abril deste ano, com 2000 brasileiros das classes A, B e C
com acesso à internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
C6 Bank
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