Estudo da Worldpay
from FIS indica aceleração no uso de novas tecnologias de pagamento
Pesquisa inédita encomendada pela Worldpay from FIS® (NYSE: FIS) - maior fintech do
mundo e uma empresa da Fortune 500® -, traz um panorama sobre como as diversas
gerações estão gastando dinheiro e fazendo pagamentos desde o início da
pandemia de COVID-19 no Brasil e em outros 14 países. O Generation
Pay indica que dinheiro e cartões de crédito seguem dominantes entre os
consumidores de todas as idades, mas as carteiras digitais já são adotadas por
membros de todas as gerações - cerca de 40% da população brasileira.
O número é maior do que o de países como Reino
Unido (31%) e Estados Unidos (39%). Contudo, são os países asiáticos que saem
na frente: as eWallets são adotadas por mais de 63% dos consumidores na China e
por mais de 52% dos de Singapura.
“Não só no mundo, mas também no Brasil, estamos
vendo um interesse crescente de todas as gerações por meios de pagamentos mais
digitais, como eWallets e contactless. Mesmo a população mais sênior se mostra
aberta a acompanhar as novas tendências de pagamento”, reflete o executivo da
Worldpay from FIS para América Latina, Juan D’Antiochia. “A adoção de novas
tecnologias na hora de realizar pagamentos deve permanecer mesmo após o fim das
medidas de distanciamento social, pois já era uma tendência em ascensão antes
da pandemia. A COVID-19 apenas acelerou uma transformação que já estava em
andamento”, completa.
O estudo reflete o nível de maturidade do mercado
de pagamentos brasileiro, que consegue atender às expectativas e necessidades
de todas as gerações, sendo possível que o comprador pague como quiser, seja
com cartão de débito, seja com uma eWallet. “Temos um ecossistema que
possibilita a oferta de diversos meios de pagamentos, com a entrega de uma
experiência positiva ao consumidor em todos eles”, indica o executivo. Para
ele, a transição para o digital é irrefreável, mas acontecerá aos poucos.
A experiência sem atritos para o usuário, que
acompanha as novas tecnologias, é um ponto forte e que estimula a mudança.
“Consumidores que antes resistiam a carteiras digitais e a pagamentos
contactless experimentaram os meios de pagamento para se proteger da pandemia e
tiveram experiências positivas e melhores do que as que estavam acostumados.
Eles dificilmente voltarão aos antigos hábitos após se adaptar a uma maneira
mais conveniente e segura de pagar”, prevê o executivo.
São os millenials (24 a 39 anos) a geração
brasileira que mais adota as eWallets, com 46% dos entrevistados usando o meio
de pagamento em seu cotidiano. Eles são seguidos pela Geração X (40 a 54 anos),
com 40%, Geração Z (18 a 23 anos), com 37%, e Baby Boomers (55 a 73 anos) com
35%. Apesar dos millenials serem os principais usuários das carteiras digitais,
eles são também a geração mais preocupada com segurança na hora de realizar
pagamentos digitais. “Fica claro que, para essa geração, a necessidade de
conveniência é ainda maior do que a de segurança”, aponta D’Antiochia.
O Generation Pay foi conduzido pela empresa de
pesquisas Savanta, a pedido da FIS, e escutou 15 mil pessoas em 15 mercados -
além do Brasil, foram mapeados países como Alemanha, Argentina, Austrália,
Canadá, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Japão,
México, Reino Unido e Singapura.
FIS
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