Nova realidade
de milhares de brasileiros durante a pandemia, o fato de trabalhar em casa pode
acabar afetando a produtividade final das tarefas
A pandemia do novo coronavírus gerou mudanças dentro e fora das casas de milhões de pessoas pelo mundo. O modelo de home office, em que o escritório passou a ser dentro de casa, foi adotado por grande parte das organizações e escancarou um problema: como conciliar a produtividade, com a rotina do lar. Sobre o tema, Thiago Shimada, mentor de donos de negócio, destaca um importante ponto. “Muita gente acha que ser produtivo é estar sempre ocupado. Mas na verdade é a forma de como você controla seu tempo”.
Diante desse cenário vivido, e de todas as mudanças ocorridas, as
pessoas precisaram se adaptar às pressas ao novo modelo, o que nem sempre foi
feito da melhor maneira. Shimada destaca que o ser produtivo não é algo
inerente a todos nós e sim um “instinto de sobrevivência, mas não é algo
natural do ser humano”. Com isso em vista, Shimada listou três pontos
importantes de se ter em mente, quando o assunto é produtividade.
1. Autoconhecimento
Antes de tudo é preciso entender que, para ser produtivo, é
preciso ter consciência de que, inicialmente, não fomos desenhados para isso.
Aceitar que, de fato, somos falhos nesse assunto, por não ser algo natural.
Isto posto, entende-se como produtividade aquilo que está relacionado ao
mapeamento de processos e organização. Pontos que, para serem bem
desenvolvidos, devem estar ligados ao autoconhecimento de saber o que,
realmente, você é capaz de desenvolver em determinado tempo.
2.
Entenda o que funciona para você
A partir do momento que você aceita que isso é um problema na sua
vida, você consegue visualizar com mais facilidade a ferramenta que pode te
auxiliar na solução do problema. Por exemplo: se a sua organização funciona
melhor com uma folha de papel, uma agenda ou usando um aplicativo no
celular. Nesse contexto é importante lembrar de dois conceitos: eficiência e
eficácia. O primeiro é saber fazer, enquanto o segundo é atingir o resultado
desejado. A partir do momento que você entender o que melhor funciona para
você, a eficiência virá naturalmente.
3.
Externalize suas ideias
É muito comum que, ao tentar se organizar, a pessoa mantenha suas
ideias apenas dentro da cabeça. Por vezes, a informação é muito grande e deixar
isso tudo internamente pode acabar perdendo algum detalhe. É preciso criar um
mapa mental e escrever em um papel todas as ideias que se tem, assim, a
organização fica muito mais fácil e visual.
4.
Hierarquize as ideias
Uma vez que tudo está escrito, o próximo passo é organizar as
ideias por ordem de prioridade. Para auxiliar visualmente a tarefa, coloque
tudo em 4 cores diferentes, seguindo os critérios abaixo.
a.
Importante e urgente
b.
O que é importante, mas não urgente.
c.
Urgente, mas não importante: quando é
preciso apagar algum incêndio do cliente.
d.
O que não é importante nem urgente.
Uma vez desenhado e hierarquizado você seleciona uma cor por vez
para trabalhar.
5.
Respeite o planejamento
De nada adianta desenhar todas as ideias, entender e priorizar o
que precisa ser feito se o planejamento não for respeitado. Aqui, a palavra de
ordem é disciplina! Respeite o que você delimitou, custe o que custar. Repita,
de forma contínua, essa técnica ao longo de 21 dias. Assim, ela se tornará uma
nova sinapse do seu cérebro que, por consequência, a conquista de uma pessoa
mais produtiva. Lembre-se: produtividade não é algo natural! É preciso ter a
ação mecânica de riscar e ticar aquilo que já foi feito. Assim, você estará
pronto, de fato, para entender, compreender e ser, enfim, produtivo.
Thiago Shimada - CEO da
Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo,
experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no
estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma
centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as
1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$
35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.
https://academiadamarca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário