Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Como aumentar a produtividade no home office

Nova realidade de milhares de brasileiros durante a pandemia, o fato de trabalhar em casa pode acabar afetando a produtividade final das tarefas

 

A pandemia do novo coronavírus gerou mudanças dentro e fora das casas de milhões de pessoas pelo mundo. O modelo de home office, em que o escritório passou a ser dentro de casa, foi adotado por grande parte das organizações e escancarou um problema: como conciliar a produtividade, com a rotina do lar. Sobre o tema, Thiago Shimada, mentor de donos de negócio, destaca um importante ponto. “Muita gente acha que ser produtivo é estar sempre ocupado. Mas na verdade é a forma de como você controla seu tempo”.

 

Diante desse cenário vivido, e de todas as mudanças ocorridas, as pessoas precisaram se adaptar às pressas ao novo modelo, o que nem sempre foi feito da melhor maneira.  Shimada destaca que o ser produtivo não é algo inerente a todos nós e sim um “instinto de sobrevivência, mas não é algo natural do ser humano”. Com isso em vista, Shimada listou três pontos importantes de se ter em mente, quando o assunto é produtividade.

 

1.   Autoconhecimento

Antes de tudo é preciso entender que, para ser produtivo, é preciso ter consciência de que, inicialmente, não fomos desenhados para isso. Aceitar que, de fato, somos falhos nesse assunto, por não ser algo natural. Isto posto, entende-se como produtividade aquilo que está relacionado ao mapeamento de processos e organização. Pontos que, para serem bem desenvolvidos, devem estar ligados ao autoconhecimento de saber o que, realmente, você é capaz de desenvolver em determinado tempo.

 

2.     Entenda o que funciona para você

A partir do momento que você aceita que isso é um problema na sua vida, você consegue visualizar com mais facilidade a ferramenta que pode te auxiliar na solução do problema. Por exemplo: se a sua organização funciona melhor com  uma folha de papel, uma agenda ou usando um aplicativo no celular. Nesse contexto é importante lembrar de dois conceitos: eficiência e eficácia. O primeiro é saber fazer, enquanto o segundo é atingir o resultado desejado. A partir do momento que você entender o que melhor funciona para você, a eficiência virá naturalmente. 

 

3.          Externalize suas ideias

É muito comum que, ao tentar se organizar, a pessoa mantenha suas ideias apenas dentro da cabeça. Por vezes, a informação é muito grande e deixar isso tudo internamente pode acabar perdendo algum detalhe. É preciso criar um mapa mental e escrever em um papel todas as ideias que se tem, assim, a organização fica muito mais fácil e visual. 

 

4.          Hierarquize as ideias

Uma vez que tudo está escrito, o próximo passo é organizar as ideias por ordem de prioridade. Para auxiliar visualmente a tarefa, coloque tudo em 4 cores diferentes, seguindo os critérios abaixo.

a.     Importante e urgente

b.     O que é importante, mas não urgente.

c.     Urgente, mas não importante: quando é preciso apagar algum incêndio do cliente.

d.     O que não é importante nem urgente.

Uma vez desenhado e hierarquizado você seleciona uma cor por vez para trabalhar.

 

5.          Respeite o planejamento

De nada adianta desenhar todas as ideias, entender e priorizar o que precisa ser feito se o planejamento não for respeitado. Aqui, a palavra de ordem é disciplina! Respeite o que você delimitou, custe o que custar. Repita, de forma contínua, essa técnica ao longo de 21 dias. Assim, ela se tornará uma nova sinapse do seu cérebro que, por consequência, a conquista de uma pessoa mais produtiva. Lembre-se: produtividade não é algo natural! É preciso ter a ação mecânica de riscar e ticar aquilo que já foi feito. Assim, você estará pronto, de fato, para entender, compreender e ser, enfim, produtivo.

 

 



Thiago Shimada - CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.

https://thiagoshimada.com.br/

https://academiadamarca.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados