Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Cuidado com as compras online de fim de ano: crimes digitais em alta

O Comércio virtual nunca esteve tão aquecido, e agora, com as festas de fim de ano, é terreno propício para fraudadores digitais e criminosos cibernéticos.

A Engenharia social, estratégias para convencer vítimas a fornecerem informações pessoais e dados financeiros, continuarão em alta. Sites e e-mails falsos crescem nesta época.

Do mesmo modo, crescerão os golpes envolvendo de solicitação de códigos enviados ao número telefônico das vítimas, necessários para que o criminoso acesse aplicativos, contas ou troque as senhas desta.

As abordagens são variadas e vão desde o “ganho de um prêmio em um sorteio” a “convite para um evento especial”, onde as vítimas precisam confirmar o “código” enviado ao celular para receber o produto ou garantir o ingresso para no suposto “evento”. Tudo é farsa e todo o cuidado é pouco.

As orientações de José Antonio Milagre, especialista em crimes cibernéticos, Mestre e Doutorando pela Unesp, consultor da CyberExperts e Diretor do Instituto de Defesa do Cidadão na Internet (IDCIBrasil é):


1) Checar a reputação e conformidade de lojas;


2) Jamais acessar links de lojas a partir de mensagens em comunicadores;


3) Registrar passos da compra online, salvando tudo;


4) Preferir meios seguros de pagamento;


5) Verificar se a página é segura antes de digitais dados de cartão;


6) Utilize senhas fortes e desconfie de dados em excesso solicitados;


7) Jamais confirme códigos que receber via SMS para pessoas estranhas que os solicite.

Caso seja vítima, é importante preservar todas as provas da compra, notificara loja ou instituição bancária, registrar a ocorrência e procurar ajuda especializada em direito digital para apuração da autoria e responsabilização dos criminosos.

 



Prof. MSc. José Antonio Milagre - Advogado e perito especializado em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, Mestre e Doutorando Ciência da Informação pela UNESP, Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/SP Regional da Vila Prudente, Autor pela Editora Saraiva em co-autoria com o Professor Damásio de Jesus, dos livros e “Marco Civil da Internet: Comentários à Lei 12.965/2014” e “Manual de Crimes Informáticos”. Fundador do Instituto de Defesa do Cidadão na Internet - IDCI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados