Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Home office causa mais queixas de dor na coluna e aumenta a procura por especialistas em clínicas ortopédicas

Médico alerta para a postura adequada e dá dicas para prevenir lesões 


Com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, uma das mudanças mais perceptíveis foi a adoção ao trabalho em casa. O modelo trouxe uma solução para que empresas de diferentes setores pudessem manter suas atividades. Porém, a adaptação ao home office trouxe algumas queixas relativas ao bem-estar físico. Estudo recente publicado pela FGV, mostra que houve maior frequência do que o habitual sobre mais dores nas costas (58%), no pescoço (75%), fadiga ocular (55%), perda de sono (55%) e dores de cabeça (53%).

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 15.9% dos trabalhadores receberam do empregador algum suporte para adaptação em casa. "Sem acesso ao equipamento adequado para preservar a ergonomia correta, as queixas de dores certamente crescem significativamente", explica o ortopedista Dr. Pedro Baches, da Clínica SO.U.

Ele ainda nota a mudança no quadro de especialidades mais procuradas pelos pacientes neste ano. "Em 2020, as visitas às clínicas motivadas por dores na coluna lideraram os nossos atendimentos, seguidas por queixas no joelho e nas mãos. Em 2019, a ordem de busca por especialistas era de joelho, coluna e pé. Observando esse cenário, vemos claramente que há uma mudança de hábitos", diz o médico.

Algumas atitudes simples no dia a dia podem colaborar para a diminuição das dores causadas pelas longas horas de trabalho em casa. Confira, abaixo, algumas dicas do especialista para evitar as lesões na coluna e joelho decorrentes do trabalho em casa:

• Manutenção do peso: ainda que considerado um desafio no período de isolamento, manter uma dieta balanceada é uma boa atitude para controlar o peso e diminuir a sobrecarga nos músculos.

• Movimente-se: é importante estabelecer momentos a cada uma hora para alongar-se, evitando períodos longos sentado.

• Atenção à postura: na ausência de uma cadeira ergonômica, busque manter seu corpo em um ângulo de 900 e a tela do computador na altura dos olhos.

• Faça exercícios: ainda que dentro de casa, busque manter uma rotina de exercícios simples que fortaleçam sua coluna, glúteos, coxa e joelhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados