Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Resoluções de ano novo: em 2021 seja mais conscien

2020 alertou a todos sobre o cuidado com o meio ambiente e isso pode começar pelo consumo diário

 

Com a chegada do ano novo é comum criarmos resoluções e metas para sermos melhores no próximo período. Com a pandemia à tona, os temas ligados à preocupação com o meio ambiente ganharam mais força. O consumo exacerbado e sem preocupação de alimentos e embalagens é considerado um dos principais problemas relacionados ao assunto. Por isso, Marcella Zambardino, co-CEO da Positiv.a e engajada em movimentos socioambientais, separou algumas dicas de como é possível adotar algumas práticas pessoais para consumir de forma mais consciente no dia a dia em 2020.

• Investigue o produto

Procure saber a origem, o processo de fabricação, como foi feita a distribuição, qual a composição e o material que é feito a embalagem. Um produto socioeconômico responsável terá todas essas informações nítidas no rótulo, site ou outro meio de comunicação utilizado pela marca/fornecedor. Produtos com certificações são ainda mais confiáveis. Se o selo for de confiança, o produto será também.

• Evite o uso de sacolas plásticas

As famosas ecobags são a alternativa ideal e ecológica para as convencionais sacolas plásticas, que prejudicam o meio ambiente e demoram cerca de 100 a 400 anos para se decomporem. Práticas e fáceis de levar, as ecobags podem ser reutilizadas várias vezes no seu dia a dia. Além de serem produzidas com materiais sustentáveis ou feitas de algodão reciclado. Outras opções são os saquinhos feitos de rede de pesca retiradas dos oceanos e as tradicionais caixas de papelão que os mercados fornecem gratuitamente.


• Prepare listas de compras

As listas são ótimos guias reguladores para você manter o foco na hora das compras. Fazê-la em casa, buscando realmente as necessidades e segui-la na hora da compra evita o consumo por impulso e, muitas vezes, desnecessário.

Planejamento é fundamental! Para qualquer tipo de consumo, em especial o alimentar. Quando você traça, mais ou menos, seu cardápio dos próximos dias, compra somente aquilo que será necessário e evita que alimentos estraguem antes de consumi-los.


• Consertar antes de trocar

Eletrodomésticos quebrados? Ele é fundamental para o seu dia a dia? Antes de torná-lo resíduo, estude as possibilidades de atualização ou reparo do produto. Além de, muitas vezes, sair mais barato do que comprar um novo, você deixa de gerar resíduos no planeta. A indústria trabalha com atualizações constantes para que aquilo que você tem se torne "antigo" em muito pouco tempo. Driblar esse ritmo é fundamental para o consumo consciente.


• Produtos de economia colaborativa

Outra alternativa para eletrodomésticos é procurar plataformas de economia colaborativa para empréstimos ou locação do objeto que você está precisando. A plataforma Tem Açúcar é uma opção bem interessante para trocas de objetos entre vizinhos.


• Priorize produtos com impacto positivo

Busque sempre por produtos que são menos agressivos para o meio ambiente e, quando possível, que gerem impacto positivo ou que transformam problemas em soluções. Sempre pense nas consequências do produto no pré, durante e pós vida útil, além do destino que ele terá após o uso.


• Separe o lixo reciclável

Para combater os efeitos nocivos do efeito estufa, fazer a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável é extremamente importante. O descarte de resíduos de lixo em locais impróprios, como os aterros, causa prejuízos e polui o meio ambiente. Além disso, quando você faz a separação correta do lixo reciclável aumenta a chance deles serem reutilizados e reaproveitados por cooperativas.


• Dê o exemplo e inspire outras pessoas

Às vezes uma vida mais sustentável pode parecer algo distante e difícil. Por isso, é muito importante dar o exemplo e mostrar que pequenos hábitos podem contribuir muito para o meio ambiente. Pequenas atitudes como fazer o descarte do lixo de forma correta, ou não desperdiçar alimentos no dia a dia, são exemplos positivos para outras pessoas. Isso estimula a qualidade de vida e a sustentabilidade na dinâmica social.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados