Levantamento da consultoria Eureca ouviu mais de 1.100
pessoas para entender qual é a percepção sobre a educação fornecida pelas
instituições de ensino e sobre oportunidades de desenvolvimento oferecidas
pelas empresas
A Eureca, consultoria que conecta e desenvolve jovens para o
mercado de trabalho, realizou a sétima edição da pesquisa The Truth. Desta
vez, o objetivo foi investigar como os jovens se sentem a respeito do
desenvolvimento profissional e como as empresas e instituições de ensino colaboram
para esse crescimento. Além do modelo em que isso seria melhor, se no
online, no presencial ou misto.
O levantamento analisou mais de 1.100 reflexões enviadas por
jovens com média de idade de 24 anos e de todas as regiões do Brasil. As
respostas foram coletadas durante o mês de Julho e as análises dos dados
consolidadas em Setembro. Entre todos os entrevistados, 63% se declaram do
gênero feminino. 40,1% dos respondentes se identificam como negros. Dos mais de
1.100 pesquisados, 600 estão em busca de oportunidade no mercado de
trabalho.
83,79% dos jovens preferem ações de desenvolvimento mistas,
combinando online e presencial
Desses, 50% preferem que as ações sejam mistas, porém com
predominância de atividades presenciais. 19,4% optam por ações online e
presenciais em igual medida e 13,96% preferem mais ações online. 14% preferem
apenas ações presenciais e 2% apenas ações online.
Para 70,2%, a universidade, somente, não é o suficiente
Entre os principais pontos identificados pela pesquisa, 2/3 de
jovens acreditam que a universidade não é o suficiente para se preparar para o
mercado. Segundo os respondentes, o verdadeiro desenvolvimento profissional
acontece dentro do mercado, com experiências reais.
Porém, em um cenário totalmente atípico por conta da pandemia,
ajustes nas oportunidades de desenvolvimento oferecidas pelas empresas são
necessários. Por exemplo, de acordo com os jovens, por conta da pandemia de
Coronavírus contextualizado com o atual cenário de home office, 1/3 das
empresas precisam atualizar seus programas de desenvolvimento ou os canais e
ferramentas escolhidos para entregar esse tipo de conteúdo.
Segundo Gabriel Viscondi, Chief Growth Officer da Eureca, a maior
lacuna de desenvolvimento, na visão dos jovens, está na formação do pensamento
crítico, tomada de decisão nas empresas e criatividade: 60% dos jovens vêm
essas habilidades como necessárias, mas apenas 40% acreditam que já as
desenvolveram o mínimo suficiente para atuar no mercado. “É preciso que as empresas
tenham um olhar mais orientado a dados em programas de desenvolvimento,
cruzando o atual momento de mundo, as necessidades do negócio e as necessidades
dos jovens talentos.”, completa.
Impacto da pandemia na preferência por canais online
48,14% dos entrevistados estão mais interessados por programas de
desenvolvimento online após a pandemia. 28,62% não tiveram sua percepção
alterada e 23,24% estão menos adeptos a programas online após a pandemia.
Microlearnings como forma de amplificar o aprendizado
82,3% dos respondentes acreditam que ter acesso a vídeos e textos
curtos relacionados a conteúdos de treinamentos formais ajudaria a aumentar o
aprendizado do programa. Programas baseados em microlearnings surgem como uma
sugestão nesse cenário, em especial devido ao contexto de distanciamento
social.
Insights:
De acordo com Augusto Nogueira e Guilherme Ceballos, responsáveis
pela realização da pesquisa, as principais sugestões para os RHs com base na
pesquisa são:
· Ganhe escala e reduza custos: com a maior
abertura para canais digitais de aprendizagem e hábitos de estudo frequente, os
RHs podem introduzir processos de aprendizado mais digitais, tais como microlearnings,
em seus programas de desenvolvimento.
· Primeiro dê acessibilidade, depois cobre: apenas cobrar aprendizado dos jovens neste momento não será
efetivo. Dar o suporte, seja através de comunidades práticas e grupos de
estudo, facilitando o acesso a internet ou dando uma rede de suporte emocional
para os jovens, é o primeiro passo.
· Converse com seus jovens talentos: quais são as habilidades abordadas em seus programas de
desenvolvimento? A forma de trazer essas habilidades conversa com o seu
público? É necessário ter programas de desenvolvimento atualizados em conteúdo
e canal. Você pode começar perguntando para seus clientes internos, seus jovens
talentos, o que eles preferem e quais melhorias enxergam.
· Revisite as etapas do seu processo seletivo: em termos de habilidades avaliadas, existe um distanciamento
entre exigências e necessidades na visão dos jovens. Você pode revisitar quais
habilidades realmente são necessárias para ocupar cada posição e o que é apenas
status quo na seleção.
· Assuma responsabilidade social: grande parte
dos jovens acreditam que o ensino superior não os prepara para o mercado. Isso
é prejudicial para eles e para o país, que já acumula, de acordo com o IBGE,
10,9 milhões de jovens que não trabalham e não estudam. Você pode, de alguma
forma, ajudar esses jovens a se capacitarem para o mercado em geral ou especificamente para sua empresa?
Eureca
#Jovemcentrica
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