Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Crianças apresentam medo de sair às ruas após meses confinadas em casa

Especialista alerta que pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos neste período de volta às aulas


Após mais de 7 meses em casa por conta da pandemia de COVID-19, chegou o momento das crianças voltarem às escolas. Mas, após tantos meses confinadas, elas estão apresentando comportamentos que merecem a atenção dos pais. “Sentimos um aumento de queixas de pais com relação aos filhos, que estão apresentando sinais de isolamento e até mesmo de medo de saírem de casa”, comenta Ana Gabriela Andriani, psicóloga, mestre e doutora pela Unicamp, especialista no assunto.

A cidade de São Paulo prevê receber os alunos nas escolas da rede municipal na próxima segunda-feira, 3 de novembro. Por isso, a especialista ressalta que é preciso reinserir com cautela as crianças na rotina e acompanhar de perto os sinais de estresse nesse retorno. “Elas são pequenas e não possuem o mesmo entendimento da gravidade do assunto como os adultos, por isso os pais precisam se fazer presentes nesse momento, respeitar os limites e dar a devida atenção aos problemas delas”, completa a doutora.

A psicóloga acredita que esse é um período de adaptação e que, em breve, o receio deve passar. “A maioria das crianças voltará ao comportamento normal de maneira natural e rápida, pois na escola vão encontrar os amigos e gastar energia. Mas isso não quer dizer que os adultos não devam acompanhar de perto, pois algumas delas podem ter desenvolvido traumas que precisarão de acompanhamento médico. Não é normal a criança chorar todos os dias para ir para a escola, mesmo um mês após sua adaptação, por exemplo”, ressalta a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados