Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Como detectar úlceras gástricas em cavalos?


As úlceras gástricas são muito comuns em cavalos e pode afetar animais de qualquer idade. Isso acontece porque a secreção de ácido gástrico é contínua no estômago dos equinos, diferente da maioria das outras espécies que ocorre com o estímulo alimentar. Por isso, é recomendado que comam porções pequenas e frequentes de ração e ter volumoso disponível à vontade durante todo o dia. Longos períodos de jejum são a principal causa das gastrites, precursoras das úlceras gástrica.

Há outras razões que podem fazer desencadear a doença como: estresse físico, confinamento, transporte e uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). “O importante é que o criador e/ou tratador fique atento a qualquer comportamento alterado do animal. Caso ele apresente qualquer um destes sintomas como pouco apetite, perda de peso, agitação, mudanças de atitude e relutância em treinar, brincar com água, passar tempo excessivo deitado, desconforto abdominal, procure imediatamente um veterinário. Em casos mais graves, o animal pode ranger os dentes e apresentar cólicas mais severas. Nos potros, os sinais mais perceptíveis são a cólica após mamar ou comer, falta e apetite e salivação excessiva”, alerta a médica veterinária e supervisora técnica de Equinos da Guabi, Claudia Ceola.


Prevenção

Alimentar os cavalos com frequência, pois isso ajuda a reduzir os efeitos deletérios do ácido no estômago vazio e estimula a salivação.

Reduzir a quantidade de grãos concentrados e aumentar o feno de alfafa à dieta.

Evite ou diminua o uso de anti-inflamatórios.

Permita sempre que o cavalo socialize ou veja outros cavalos para minimizar seu estresse.

É importante deixar o cavalo ter acesso livre à pasto ou feno.

Ficar solto o máximo de tempo possível.

 


Guabi Nutrição e Saúde Animal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados