Utilize técnicas, métodos e ferramentas de marketing para potencializar
campanhas e dar mais visibilidade para produtos
Utilizar o marketing digital para divulgar negócios, produtos ou serviços tornou-se algo mais do que necessário. Contudo, devido à falta de experiência prévia e conhecimento técnico causados pela abrupta transformação digital, diversas empresas e setores da indústria deparam-se com dificuldades para escolher o melhor caminho a seguir.
Por isso, a Gofind, localizador de
produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas a
mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas proximidades, lista seis dicas para otimizar as estratégias de
marketing digital de pequenos, médios e grandes negócios.
Lugar comum
É muito comum confundir ou limitar as estratégias de marketing digital apenas a
mídias sociais e links patrocinados em sites de busca, como o Google e outros
semelhantes. Isso pode ser causado, principalmente, pela pouca maturidade
tecnológica das empresas ou por um vício de mercado, em que as agências de
publicidade e áreas de marketing tendem a focar seus esforços em estratégias
mais difundidas.
Apesar deste cenário,
existem diversos canais digitais que uma estratégia de marketing pode contemplar
em seu planejamento, como, por exemplo, e-mail marketing, sites, blogs,
aplicativos, e-commerces, marketplaces e localizadores de produtos.
Geomarketing
Com
campanhas focadas na geolocalização, ou seja, marketing localizado visando
levar o consumidor até a loja mais próxima, é possível atingir públicos-alvo,
em localidades específicas. Isso ocorre graças ao GPS, presente em diversos
aparelhos, como celulares, tablets e computadores.
Local Search
Mais
conhecido como estratégia de “buscas locais”, baseia-se em aproveitar os
termos de busca no Google (palavras-chave) para aumentar a relevância dos seus
produtos ou negócios nas páginas de resultados. A estratégia é utilizar
estratégias de SEO para tornar marcas e produtos mais relevantes para o público,
levando o consumidor certo para a loja certa.
Digital Merchandising
O digital
merchandising nada mais é do que a definição de onde, quando, para quem e por
quanto tempo exibir o seu produto em vitrines e lojas virtuais. Mais do que ter
um preço competitivo, um design de embalagem coerente e uma campanha atrativa,
é preciso se preocupar também com a forma como o consumidor irá ver o seu
produto. Para isso, escolher bem a plataforma ou vitrine virtual de exibição é
essencial.
Jornada de compra online-to-offline
No ambiente digital, a
jornada de compra passa, primeiramente, pelo processo de busca e aprendizagem,
ou seja, o consumidor pesquisa tudo o que precisa saber sobre um produto antes
de tomar a decisão de compra. Este comportamento do consumidor moderno fez com
que empresas buscassem formas de impactar o público no digital, mesmo que seus
produtos estejam disponíveis apenas ou em maior quantidade em lojas físicas.
Um processo chamado
“online-to-offline”, que serve para atrair usuários na internet, oferecendo
ofertas, reservas, recomendações e mostrar onde as pessoas podem encontrar a
marca, cria oportunidades de compra em tempo real para varejistas.
Planejamento de mídia digital
Esta é uma etapa muito importante do marketing de qualquer empresa. Afinal,
para que uma campanha de marketing digital seja bem sucedida, é essencial
desenvolver estratégias de comunicação adequadas ao público-alvo para divulgar
uma mensagem coesa e impactante, no momento correto.
Um bom planejamento de mídia, que contemple canais relevantes para a persona da sua marca, pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso da sua estratégia. Além disso, pode ajudar a não exagerar nos gastos, mantendo um baixo orçamento. Portanto, avalie todos os canais digitais disponíveis para escolher a melhor opção e considere as ferramentas de automação de marketing para gerenciar campanhas, coletar e analisar dados como taxas de conversão
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