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terça-feira, 27 de outubro de 2020

Marketing digital: 6 dicas para otimizar campanhas e fugir do óbvio

Utilize técnicas, métodos e ferramentas de marketing para potencializar campanhas e dar mais visibilidade para produtos

 

Utilizar o marketing digital para divulgar negócios, produtos ou serviços tornou-se algo mais do que necessário. Contudo, devido à falta de experiência prévia e conhecimento técnico causados pela abrupta transformação digital, diversas empresas e setores da indústria deparam-se com dificuldades para escolher o melhor caminho a seguir.

 

Por isso, a Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar  marcas a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas proximidades, lista seis dicas para otimizar as estratégias de marketing digital de pequenos, médios e grandes negócios. 

 

 

Lugar comum


É muito comum confundir ou limitar as estratégias de marketing digital apenas a mídias sociais e links patrocinados em sites de busca, como o Google e outros semelhantes. Isso pode ser causado, principalmente, pela pouca maturidade tecnológica das empresas ou por um vício de mercado, em que as agências de publicidade e áreas de marketing tendem a focar seus esforços em estratégias mais difundidas.

 

Apesar deste cenário, existem diversos canais digitais que uma estratégia de marketing pode contemplar em seu planejamento, como, por exemplo, e-mail marketing, sites, blogs, aplicativos, e-commerces, marketplaces e localizadores de produtos. 

 

 

Geomarketing


Com campanhas focadas na geolocalização, ou seja, marketing localizado visando levar o consumidor até a loja mais próxima, é possível atingir públicos-alvo, em localidades específicas. Isso ocorre graças ao GPS, presente em diversos aparelhos, como celulares, tablets e computadores.

 

 

Local Search


Mais conhecido como estratégia de  “buscas locais”, baseia-se em aproveitar os termos de busca no Google (palavras-chave) para aumentar a relevância dos seus produtos ou negócios nas páginas de resultados. A estratégia é utilizar estratégias de SEO para tornar marcas e produtos mais relevantes para o público, levando o consumidor certo para a loja certa.

 

 

Digital Merchandising


O digital merchandising nada mais é do que a definição de onde, quando, para quem e por quanto tempo exibir o seu produto em vitrines e lojas virtuais. Mais do que ter um preço competitivo, um design de embalagem coerente e uma campanha atrativa, é preciso se preocupar também com a forma como o consumidor irá ver o seu produto. Para isso, escolher bem a plataforma ou vitrine virtual de exibição é essencial.

 

Jornada de compra online-to-offline

 

No ambiente digital, a jornada de compra passa, primeiramente, pelo processo de busca e aprendizagem, ou seja, o consumidor pesquisa tudo o que precisa saber sobre um produto antes de tomar a decisão de compra. Este comportamento do consumidor moderno fez com que empresas buscassem formas de impactar o público no digital, mesmo que seus produtos estejam disponíveis apenas ou em maior quantidade em lojas físicas.

Um processo chamado “online-to-offline”, que serve para atrair usuários na internet, oferecendo ofertas, reservas, recomendações e mostrar onde as pessoas podem encontrar a marca, cria oportunidades de compra em tempo real para varejistas.

 

Planejamento de mídia digital


Esta é uma etapa muito importante do marketing de qualquer empresa. Afinal, para que uma campanha de marketing digital seja bem sucedida, é essencial desenvolver estratégias de comunicação adequadas ao público-alvo para divulgar uma mensagem coesa e impactante, no momento correto.

Um bom planejamento de mídia, que contemple canais relevantes para a persona da sua marca, pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso da sua estratégia. Além disso, pode ajudar a não exagerar nos gastos, mantendo um baixo orçamento. Portanto, avalie todos os canais digitais disponíveis para escolher a melhor opção e considere as ferramentas de automação de marketing para gerenciar campanhas, coletar e analisar dados como taxas de conversão


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