Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

FATORES EMOCIONAIS: COMO RELACIONÁ-LOS A CAUSAS DE DORES

O período de isolamento social interferiu bastante na saúde mental e isso pode ter diversos reflexos no corpo


Cada pessoa é única e traz dentro dela cargas emocionais que podem refletir diretamente nos movimentos e sensações do seu corpo. O personal trainer Samorai, especialista em movimentos e fundador do Instituto Samorai, explica que a solução de muitos problemas vem com a evolução tridimensional corpo, mente e espírito e essa relação faz toda a diferença nos processos de reabilitação das pessoas.

Segundo Samorai, esses fatores emocionais se refletem em qualquer âmbito. Uma pessoa deprimida caminha de um jeito, tem postura mais fechada, mecanicamente falando, ela encolhe os ombros e isso força muito a base da coluna, fazendo-a sentir mais dores nas costas. Já uma pessoa superconfiante caminha de outro jeito. Muitas vezes, o medo vai gerar uma postura de fragilidade, fechamento e isso pode se manifestar em dor em algum outro lugar do corpo.

"Se posso dizer que mecanicamente os corpos se alteram a partir de estados emocionais, também posso assumir a mesma posição de que uma coisa interfere na outra. E interfere tanto para o bem como para o mal. Assim como o lado emocional muda o mecânico, essa postura também pode mudar o que sentimos", diz o personal trainer. Ele cita o exemplo dos esportes como o Jiu Jitsu, em que pessoas muito tímidas ou medrosas começam a partir do desenvolvimento de uma técnica de luta e passam a ser mais confiantes, seguras e corajosas.

Samorai reforça que toda vez que há uma atividade desafiadora e ela é realizada por completo, traz um sentimento de vitória, conquista. Isso faz com que haja um crescimento emocional, a sensação de ser mais capaz. A atividade precisa ser desafiadora no quesito físico, mental ou emocional. Mas quando há uma combinação desses elementos, esses sentimentos bons aparecem mais. São vitórias em todos os âmbitos da vida.

"O meu trabalho não é exatamente interferir nos fatores emocionais, mas levá-los em consideração. Criei um espaço acolhedor, singular, que possibilita outro tipo de interação com a pessoa, para conversar sobre assuntos mais profundos. Para isso, o professor se capacita, se transforma e guia através de exemplos. O físico é um pouco mais fácil, porque os movimentos podem ser melhorados, mas eles só terão essa melhora em um ambiente onde a pessoa tenha esperança, onde seja acolhida e respeitada. A partir de todas essas considerações, melhorar o físico passa a ser um trabalho bem mais tranquilo", afirma ele.

Ficou claro durante esse período de pandemia, com isolamento social, um adoecimento mental, muitas pessoas deprimidas, com problemas de compulsão alimentar, ansiosas e com dores nas costas. A saúde mental é fundamental para a harmonia do ser. "Quando a pessoa escolhe uma atividade para fazer, ela precisa sentir prazer em realizá-la. É muito importante que a gente mantenha a saúde mental em dia, corpo são e mente sã. Quando um desses pilares é abalado, corpo, mente ou espírito, vai comprometer os outros. Somos uma corrente, um sistema integrado", completa Samorai.

 



Samorai  - Criador do Método de Treinamento 3Dimensional, Samorai é Bacharel em Esporte pela USP, Movement Specialist pelo Gray Institute dos USA e International Educator do Gray Institute, além de ser uma das cinco pessoas que podem ministrar cursos do desse instituto em qualquer lugar do mundo. Ele tem formação em Kettlebell Training pelo RKC, também dos USA, em Krav Maga e defesa pessoal pelo IKM de Israel, além de formação em Ciências Políticas e Filosofia com Clóvis de Barros Filho, na USP. Trabalhou nos USA, Alemanha e Irlanda, país onde também morou.


Instituto de Performance Samorai
Rua Comendador Miguel Calfat, 437 - Vila Nova Conceição
(11) 94240-1977
@samorai3d


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados