Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A importância de ter controle emocional na hora de investir

Laura Bartelle, especialista em investimentos e sócia da 051 Capital, é fonte para falar sobre o assunto

Pesquisadores do Insead, na França, descobriram que 77% das pessoas que gastam 15 minutos meditando antes de tomar uma decisão relacionada a algum tipo de investimento têm resultados positivos. E quando se fala em bolsa de valores, por exemplo, é essencial ter controle emocional. Qualquer decisão tomada no calor do momento pode impactar em perdas e causar traumas no investidor.

De acordo com Laura Bartelle, especialista em investimentos e sócia da 051 Capital, escritório especializado em gestão financeira e planejamento patrimonial de forma personalizada, as pessoas perdem dinheiro no mercado por dois motivos principais: impaciência e medo.

"Você pode escolher o melhor produto do mundo para investir, mas se vier uma crise como uma pandemia e fizer o resgate no pior momento, irá perder dinheiro. Já se o investidor mantiver a paciência, a crise vai passar e o retorno vai se concretizar. Se a pessoa tiver conhecimento e neutralidade, irá transformar a crise em oportunidade de comprar bons produtos por preços mais atrativos", comenta.

O estudo também é importante para o investidor se sentir seguro ao tomar decisões, mas só isso também não é suficiente para se tornar um bom investidor.

"Estudar irá dar mais segurança a quem está investindo, o que é muito importante, mas em épocas de crise se não houver alguma válvula de escape para a ansiedade, más decisões serão tomadas. É como aquele aluno que estudou muito para o vestibular, mas quando chega a hora da prova, tem um branco. É fundamental cuidar das nossas emoções e isso vai além do conhecimento técnico", diz Laura.

Ao se tornar um investidor, é preciso não só estudar o mercado, mas principalmente se conhecer e fazer uma autoanálise em relação a si mesmo e seu perfil.

"A melhor estratégia é aquela que você é capaz de seguir. Antes de aprender sobre o mercado, você também precisa se conhecer e encontrar o que combina com o seu perfil. Utilizar as características do mercado a seu favor ao invés de ir contra elas também é importante. No longo prazo, o mercado é ascendente, mas o caminho é extremamente volátil e, por isso, eu reitero a importância de investir sempre, sem pressa e sem pausa. Assim, você consegue se beneficiar do sobe e desce e ter melhores retornos", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados