Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Veterinária atenta a importância do pré-natal para cães e gatos

O período pode durar até 63 dias para cadelas e gatas


Tudo muda em uma fêmea quando engravida, o útero incha, as mamas aumentam, e também há alterações no comportamento. Por isso, é necessário tomar algumas precauções durante a gestação, para que o parto tenha menos riscos tanto para a mãe quanto para os filhotes. Após a suspeita ou constatação da gestação, é importante procurar o acompanhamento veterinário para realização da ultrassonografia, que deve ser realizada por volta do 21º dia da gestação.

Assim que confirmada, é necessário mudar a dieta do animal, para uma ração que tenha mais vitaminas e proteínas, para ajudar no desenvolvimento dos fetos. Além disso, há a possibilidade de precisar de suplementos vitamínicos, tanto para auxiliar o desenvolvimento do filhote, como preparar a fêmea para a amamentação. O acompanhamento ainda pode evitar doenças como eclampsia e hipocalcemia (falta de cálcio para produção de leite).

Para quem está planejando a gravidez da pet, é muito importante saber se o animal está saudável antes, principalmente porque, diferente dos humanos, é comum que as fêmeas engravidem de muitos filhotes, chegando a ter uma gestação com até 12 bebês. O parto de um pet pode durar até 24 horas, por isso é importante ter o acompanhamento com um veterinário, pois o desgaste é muito grande.

Se um feto morrer e não conseguir sair do ventre no momento do parto, esse filhote pode bloquear a passagem dos outros bebês e precisar de uma intervenção cirúrgica. Os bulldogs, por exemplo, por uma questão genética, precisam de cesárea. Uma fêmea só pode reproduzir depois dos dois anos de idade, porque antes o corpo do animal não está preparado para gestação.

 


Vet Lar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados