Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Saiba como a natação pode ser uma opção segura para refrescar seu cão em dias quentes


O verão ainda não começou, mas o calor já chegou trazendo uma amostra do que está por vir. Um ótimo tempo para as pessoas aproveitarem o dia se refrescando numa praia ou piscina - dentro das novas normas de segurança da Covid-19. Mas, nesses dias quentes, como ficam os cãezinhos de estimação?

Assim como os seres humanos, os cães também adoram se refrescar numa piscina nos dias de calor. Uma opção é reservar um dia de programação recreativa personalizada com aulas de natação para o pet. Oferecida pelo Clube de Cãompo, um hotel fazenda para cães, localizado na cidade de Itu, no interior de São Paulo, a atividade acontece sob os cuidados de profissionais especializados.

Para quem gosta da ideia da piscina, mas tem algum receio, o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Jr, esclare em relação à higiene: "Temos um cuidado especial com as piscinas e utilizamos uma luz ultravioleta para reduzir o uso do cloro na água. Contamos ainda com um filtro específico para coletar os pelos dos animais".

No hotel fazenda para cães, existem monitores devidamente preparados e treinados para ensinar os bichinhos a nadar. Macellaro Júnior afirma que os pets devem entrar na piscina, aos poucos, sem forçá-los. "No treinamento, fazemos com que eles se acostumem com a água, levando-os para perto da borda, molhando o focinho e o corpo. Tudo é feito com muita calma para evitar traumas", conta.

"Depois, quando sentirem-se mais seguros, colocamos uma boia própria para cães e os levamos para dentro da piscina. No início, a tendência é que eles mexam apenas as patas dianteiras e afundem as de trás", completa. Para que os animais fiquem mais confiantes e seguros, os monitores usam brinquedos, como bolinhas. Assim, o treinamento pode ficar mais divertido.

No entanto, é preciso ficar atento: nem todos os animais sabem ou podem nadar. Certas raças, como o pug e o boxer, que têm o focinho achatado e cabeça mais curta, têm dificuldade para respirar devido ao formato do corpo. Já outras como golden retriever, labrador e border collie adoram água e nadam com facilidade.

Cuidados importantes antes de ingressar à natação

Para tornar essa atividade ainda mais saudável e divertida, os bichinhos devem estar com a vacinação e a vermifugação em dia. O veterinário explica que a natação traz excelentes benefícios como grande gasto energético, menor impacto nas articulações e nos ligamentos do animal, além de garantir bem-estar e relaxamento. A prática não é recomendada apenas para animais debilitados, cardíacos e com problemas de pele.


Atenção constante

O médico veterinário informa que o cão nunca fica sozinho na piscina, mesmo que ele saiba nadar. É comum o uso de uma coleira peitoral para ter mais controle sobre os movimentos do bichinho. A piscina possui uma escada de fácil acesso para que o pet consiga sair sozinho.


Cuidados pós-piscina

As orelhas dos cães são bastante sensíveis e exigem atenção redobrada. A umidade, aliado ao calor, pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias no canal auditivo dos cães. Por isso, os ouvidos do animal são sempre bem secos com algodão ou gaze,

Outro cuidado é a ducha de água doce para retirar o cloro, o que evita alergias. Feito isso, o animal é bem seco para não deixar a pele e os pelos úmidos.


Como funciona um resort para cães?

Um dos espaços mais procurados para hospedagem de cachorros é o Clube de Cãompo, localizado em Itu (SP). Para que a família tenha uma viagem tranquila, o resort tem diversos programas, entre eles day spa, natação e day care. "Todos promovem a socialização e atividades físicas, ajudando-os a se manterem ativos e saudáveis no período que estiverem conosco", afirma Macellaro.

Além das atividades, o espaço possui chalés exclusivos com monitoramento 24 horas. Os ambientes são divididos em áreas que separam os maiores dos menores para garantir a segurança do animal. Existem suítes exclusivas de 30m² que garantem todo o conforto de uma casa: ventiladores de teto, quintal acoplado, programação recreativa personalizada com aulas de natação e agility e o proprietário pode acompanhar tudo via internet por meio das câmeras de monitoramento.

 


Clube de Cãompo

Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 - Itu/SP. Mais informações pelos telefones (11) 4022-5277 ou no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados