A boa notícia para comemorar este dia 16/10 é que os
brasileiros estão mais atentos aos hábitos que potencializam a qualidade de
vida e têm se mostrado mais engajados em contribuir com a sustentabilidade
Comemorado desde 1981,
o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é alusivo a data de criação da
Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
A data traz uma importante reflexão sobre a necessidade de uma alimentação
saudável, acessível e de qualidade. Além de conscientizar a população, a
comemoração também visa garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para
todos.
Neste dia, além de
falarmos sobre as ações mundiais relacionadas à promoção da alimentação segura
a toda população, não podemos esquecer a má nutrição de pessoas com excesso de
peso e do estilo de vida atual, que também é preocupante para a saúde como um
todo.
Estudo sobre hábitos
de consumo divulgado recentemente pela Ingredion, líder mundial no mercado de
soluções em ingredientes, mostra que 90% dos brasileiros se dispõem a ingerir
alimentos derivados de plantas e vegetais (plant-based). É a taxa mais alta
entre os países pesquisados (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru). A
pesquisa, feita em conjunto com a consultoria Opinaia, abordou também questões
como qualidade de vida e sustentabilidade.
Segundo o
levantamento, 81% dos brasileiros se consideram satisfeitos com a saúde e
também com a alimentação. Além disso, existe um consenso geral sobre a
importância de se alimentar bem para ser saudável.
"A crise global
provocada pela Covid-19 não só colocou a questão da saúde no radar da
população, mas também tem provocado uma reflexão sobre sustentabilidade e
impactos ao meio ambiente. Nesse sentido, a opinião pública brasileira não é
diferente. Hoje os cidadãos-consumidores exigem qualidade e confiabilidade das
suas marcas, além de saudabilidade e respeito ao meio ambiente", analisa Marcelo
Palma, Gerente da Plataforma de Plant-Based Protein, América do Sul.
Sobre a pesquisa
O principal motivo da
compra de alimentos plant-based apontado na pesquisa é comer de forma mais
saudável e cuidar da saúde (52%). Para experimentar novos sabores (30%) e
porque são mais nutritivos (26%) vêm em seguida. O principal fator de não
compra de alimentos plant-based está relacionado ao alto preço (60%).
Tanto para alimentos
em geral quanto para os de origem vegetal, o sabor e a capacidade de reconhecer
os ingredientes no rótulo são os atributos mais relevantes. No Brasil, o sabor
é o fator mais importante para os alimentos em geral, com 43%. Para os de
origem vegetal, a proporção é de 40%. Reconhecer todos os ingredientes de um
alimento geral é importante para 29%. Para alimentos de origem vegetal, 25%.
Na região, 67% dos
entrevistados consideram a sustentabilidade das marcas muito importante. No
Brasil e Peru, mais de 70% exigem uma postura responsável da marca em relação à
sustentabilidade. Na Argentina, apenas 58% consideram importante saber a origem
dos alimentos, enquanto no Peru esse número sobe para 87%, seguido pela
Colômbia (82%), Chile (74%) e Brasil (73%).
Um dos pontos mais
marcantes do relatório revela que 37% dos entrevistados do Brasil se reconhecem
como adeptos do veganismo, vegetarianismo, flexitarianismo ou pescetarianismo.
82% consideram essas correntes mais saudáveis, 43% as adotam para evitar
maus-tratos e sofrimento de animais, e 46%, para ter opções mais variadas.
"Há um consenso
geral sobre a importância da alimentação na qualidade de vida. Hoje, comer bem
significa ser saudável. Por isso, no consumo de alimentos e bebidas, busca-se
saudabilidade, indulgência e acessibilidade econômica, ao mesmo tempo em que há
grande interesse em saber a origem dos ingredientes consumidos
diariamente", explica Marcelo Palma, Gerente da Plataforma de Plant- Based
Protein, América do Sul da Ingredion. Nesse contexto, os alimentos vegetais têm
um terreno fértil para se desenvolver.
Foram ouvidas 5.705
pessoas nos 5 países, de 6 a 24 de março deste ano. No Brasil houve 1.545
entrevistas. A margem de erro é de 1,3 ponto percentual, para mais ou para
menos.
Ingredion Incorporated
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