Há muito tempo o e-commerce vem crescendo, mas especialmente durante o período de quarentena. Essa facilidade ganhou ainda mais espaço, inclusive em segmentos que anteriormente não eram tão aproveitados, como os mercados, em que é possível realizar compras pela internet e receber em casa. Ainda assim, muitas vezes, as compras pela web podem causar receio por conta da tecnologia envolvida.
Mesmo que esse movimento tenha se tornado uma
grande tendência de consumo, ainda há quem possa ter dúvidas ao realizar alguma
compra pela internet e por isso, há leis que asseguram o consumidor mesmo em
compras on-line. Existe uma regra chamada direito de arrependimento. Após
o consumidor receber a compra, ele pode se arrepender e solicitar a devolução
do produto, e receber de volta o pagamento efetuado sem qualquer motivo, como
avarias ou mau funcionamento.
Além do que se refere às incertezas de compras em
e-commerces, podem ocorrer problemas quando não é possível ver ou transportar o
produto pessoalmente. Um dos casos mais comuns é quando um produto sofre algum
tipo de dano no trajeto entre o fornecedor e o consumidor final, já que o
processo de frete pode não ser tão delicado como determinados objetos
necessitam.
Quando o produto chega ao comprador com algum
defeito, seja de fábrica ou por conta do transporte, é fundamental entrar em
contato com o fornecedor e enviar imagens de onde se encontra a avaria.
Infelizmente, existem pessoas que agem de má fé e solicitam a troca após mau
uso, mas é função da loja fazer a troca sem qualquer custo extra para o
cliente. Qualquer subtração de valor, ou cobrança por conta do transporte da
devolução de um objeto, é ilegal.
Caso o pedido seja extraviado ou perdido pela
empresa que faz o transporte, o reenvio ou alguma outra solução também é de
responsabilidade do vendedor. Outra situação que pode ocorrer é um objeto levar
tempo maior do que o estipulado pela loja para ser entregue e, nesses casos,
não há muito o que ser feito, desde que o atraso não seja muito longo. Devido a
frustração, o cliente pode optar por rescindir a compra e solicitar a devolução
do pagamento, no entanto, é importante lembrar que o atraso na entrega pode ser
resultado de alguma adversidade, como greves dos correios e outras situações
atípicas.
Pedro Henrique Moral - advogado atuante há mais de sete anos, já passou pelos maiores escritórios do Brasil. Atuou como protagonista em causas milionárias para clientes nacionais e internacionais. Um dos maiores nomes da atualidade em Retificações de Registro Civil. Atuante em grande parte das ramificações do direito civil, tem expertise em diversos tipos de demandas atreladas a matéria civilista, derivado de todo conhecimento e experiência nas mais diversas causas patrocinadas por seu escritório. Conhecido por sua agilidade e eficiência. Para saber mais, acesse https://duartemoral.com/, pelas redes sociais @duartemoraladv ou envie e-mail para phmoral@duartemoral.com
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