Ser líder requer grandes cuidados em muitos
aspectos. As palavras possuem um peso ainda maior numa posição de destaque, por
isso é importante estar atento ao uso de discursos ou palavras que podem soar
negativas ou ser mal interpretadas. Mas essa consciência deve ir além da
linguagem para que a imagem do superior não fique desgastada e as ações se
tornem ainda mais eficazes. Existem alguns hábitos que, ainda que sejam
praticados por líderes de sucesso, não geram resultados que eles esperam.
Um desses costumes é ter uma opinião sobre todos os
assuntos possíveis, o desejo de adicionar seus "dois centavos" a cada
discussão e tentar agregar conhecimentos em toda conversa, sendo que isso pode
fazer com que a sua equipe perca autonomia. Em contrapartida, o hábito de não
escutar é a forma mais passiva-agressiva de desrespeito pelos colegas.
Muitos não percebem, ou realmente fazem com alguma
inocência, que estão promovendo comentários destrutivos, o sarcasmo das agulhas
e os comentários cortantes que achamos que nos fazem soar vivos e espirituosos,
podem destruir a equipe com que trabalhamos.
Começar as frases com “mas”, “não” e também o uso
do “de qualquer forma” pode ser algo prejudicial para os líderes. O uso
excessivo dessas palavras negativas faz com que qualquer frase soe como: eu
estou certo, você está errado. Além disso, não perca tempo tentando obter o que
as pessoas não têm. Trate de estimular o que equipe, ou o colaborador, já têm.
O líder precisa aprender que o seu poder de
alavancagem depende muito mais de sua humildade e capacidade de apoiar seus
colaboradores do que da sua capacidade técnica. Suas competências básicas são a
delegação e o empowerment, a defesa da visão e o comportamento coerente com os
valores.
Em algumas pessoas também é perceptível o
egocentrismo, uma necessidade excessiva de ser o centro das atenções, mas é
preciso ser sucinto e ter zelo ao exaltar as próprias virtudes. Quem convive
com pessoas de sucesso entende que eles estão nessa posição por mérito e ao
exaltar determinadas competências o efeito pode ser exatamente o contrário do
desejado.
Em vez de tratar de resolver o defeito, deve-se
investir suas fontes para corrigir o mecanismo que o gerou. Desse modo, não só
se conserta aquele defeito específico como também se melhora o rendimento
geral. Quando se sente à vontade de percorrer esse caminho, você entende por
que os japoneses afirmam que “um defeito é um tesouro”.
Quais desse comportamentos, você como um líder de
sucesso, tem percebido em si mesmo e não reconhece os efeitos e resultados no
seu time? Se qualquer uma dessas situações estiver acontecendo na sua empresa,
e até mesmo na vida, é possível que você esteja perdendo dinheiro,
produtividade e resultados por conta disso.
Renata Tolotti - empreendedora, coach e
palestrante. Além da formação em arquitetura, cursou a Marshall Goldsmith
Stakesholder Centered Organization (melhor formação de líderes por
Harvard Business School em 2018). Também possui certificação em Coaching
Integral Sistêmico, Coaching Business e executivo e estudou Comportamento
Humano pela Flórida Christian University. Mais informações sobre a
especialistas podem ser obtidas pelas redes socais http://facebook.com/coachrenatatolotti,
instagram: @renata.tolotti, ou pelo site https://palestras.renatatolotti.com.br
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