Na sequência, apareceram os canais de televisão, o Youtube e o Facebook
De acordo com uma pesquisa feita pela
Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, com 2.400 brasileiros, o WhatsApp é
o meio de comunicação mais utilizado pelos entrevistados: 79% deles responderam
que utilizam sempre a rede social e 14% o utilizam às vezes.
Na sequência, apareceram os canais de
televisão (50%), a plataforma de vídeos Youtube (49%), o Facebook (44%), sites
de notícias (38%), a rede social Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O
jornal impresso também foi citado por 8% dos participantes da sondagem e o
Twitter, por 7%.
O levantamento aponta também que o
público mais jovem tem utilizado menos a televisão e mais as mídias digitais,
como YouTube e Instagram.
Além disso, de cada 10 brasileiros, 8
já identificaram fake news nas redes sociais e 82% afirmou verificar se uma
informação é verdadeira antes de compartilhá-la. Esse percentual de pessoas que
verificam as informações é crescente conforme aumenta o grau de escolaridade
dos entrevistados.
Os resultados da pesquisa indicam
também que praticamente a metade dos brasileiros acha difícil identificar
notícias falsas em redes sociais. Os veículos de comunicação como televisão e
jornais possuem maior credibilidade do que as informações de redes sociais para
a grande maioria dos cidadãos, porém brasileiros de menor escolaridade se
dividem nessa percepção.
A pesquisa também avaliou os hábitos
dos entrevistados nas redes sociais. O tipo de ação mais comum foi a curtida de
publicações, ato realizado sempre por 41% dos participantes da sondagem. Em
seguida, vieram compartilhamento de posts (20%), publicar conteúdos (19%) e
comentar mensagens de outros (15%).
Segundo os autores da pesquisa, o
nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois para mais ou para
menos.
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