As tão esperadas festas de fim de ano das empresas
estão chegando. É tempo de celebrar, dar adeus às planilhas e documentos para
finalmente comemorar o esforço que todos fizeram para atingir as metas. Mas,
além dos comes e bebes patrocinados, esse momento de descontração também é
lembrado por situações embaraçosas que colocam os envolvidos em saias justas
difíceis de reverter - das quais muitas, inclusive, chegam a resultar em
demissão. Para evitar alguns constrangimentos, listei algumas dicas para se
divertir sem se preocupar com as consequências dessa festa.
1) Fique atento na hora de se
vestir - O motivo
campeão dos comentários maldosos nas empresas é o vestuário. A saia estava
curta demais, a camisa muito estampada ou o salto alto demais. As empresas não
esperam que todos apareçam com os mesmos tons ou de uniforme, principalmente
porque hoje uma das qualidades mais valorizadas em uma equipe é a diversidade.
A cultura das empresas passou a disseminar o respeito às diferenças e às
liberdades individuais, mas o bom senso é primordial. Fique atento a proposta
do evento, se será um jantar, uma balada, uma chácara e, caso não esteja no
convite, não custa nada perguntar qual o traje esperado para a ocasião, não é
mesmo?
2) Certifique-se que pode
levar um acompanhante - Geralmente os convites
costumam indicar se pode ou não levar acompanhantes, mas caso não esteja,
certifique-se de que poderá levar alguém. Imagina que situação desagradável
levar alguém, que é importante pra você, para uma festa em que só terão
funcionários da empresa ou pior, ter a entrada da pessoa barrada?
3) Pode beber, mas sem
exageros - Com o calor de dezembro, no Brasil, é comum que as
festas de fim de ano ofereçam pelo menos cerveja. Mesmo com teor alcóolico
baixo, em grande quantidade, ela pode distorcer os sentidos e fazer você perder
a noção. Essa é a última coisa que você quer em um ambiente corporativo, que
por mais que seja uma festa, não quer dizer que você não está sendo observado
por seus superiores e por seus pares. Não é problema relaxar um pouco - caso
contrário, as empresas nem ofereceriam bebida alcóolica. Mas a consequência
para um funcionário que extrapolou os limites podem ser graves. Lembre-se: não
é porque é um momento de descontração que você pode fazer ou dizer tudo o que
vem à mente – e o excesso de álcool faz com que alguns filtros fiquem inibidos
e isso pode trazer sérios problemas para suas relações sociais dentro da
empresa.
4) Não seja invasivo ao
conversar com chefes e colegas de trabalho - Apesar de ser um momento de diversão, algumas regras do dia a dia na
empresa também valem para as confraternizações, ou seja, uma coisa é puxar
conversa, outra é insistir em agir como se houvesse intimidade, fazendo
perguntas pessoais e comentários inadequados que você não faria se estivesse
trabalhando. Além disso, com os superiores, há uma linha tênue entre simpatia e
bajulação. Não exagere em elogios que não caibam nas suas conversas e o mesmo
vale para quem tentar acessar o alto escalão pensando em se auto promover, isso
só fechará portas pra você.
5) Lembre-se das políticas de relacionamentos amorosos na empresa -
Se a sua empresa tem uma dessas políticas, não se esqueça dela neste momento.
Além disso, mesmo que não existam regras para isso, lembre-se que você ainda
terá contato com essas pessoas após a festa de confraternização, por isso, tome
cuidado com sua abordagem e conduta para que não se sinta envergonhado por
determinados comportamentos que adotou nesta ocasião.
6) Evite falar só de
trabalho - Imagine só que enquanto você está comendo, alguém
aparece para resolver pendências ou discutir uma entrega em atraso.
Desagradável, não? Mesmo se a festa ocorrer durante o horário de trabalho, pega
mal discutir burocracias em um ambiente que deveria ser de descompressão e não
se esqueça que este é um momento de diversão.
7) Fuja de grupinhos - Essa, sem dúvida, é uma das melhores oportunidade para você conhecer
novas pessoas que trabalham em sua empresa. É claro que gostamos de estar perto
de quem gostamos e de quem já conhecemos, mas não se esqueça que essa é uma
ótima oportunidade de ampliar sua rede de contatos e que isso, sem dúvida, pode
te ajudar a se relacionar melhor com outras áreas e abrir portas em novos
projetos, por exemplo.
Por fim, por mais que soe clichê, a moderação e o
bom senso são os melhores aliados nas festas empresariais de fim de ano. Caso
você tenha dúvidas sobre a maneira de se vestir, se é permitido convidar
familiares, entre outras questões, converse com o RH da sua empresa. Geralmente
são eles os responsáveis por organizar esses eventos e saberão te orientar
melhor. O importante é que a festa seja um momento de confraternização, de
reforço e construção de novos laços entre os colaboradores e não motivo de
problemas futuros.
Boas festas, divirta-se com moderação!
Dalton Morishita - administrador de empresas com especialização em Business pela Australian
Professional Skills Institute, e headhunter na Trend Recruitment,
consultoria boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas.
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