Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Mofo: quais são os perigos à saúde e como prevenir?


Confira tudo que você precisa saber sobre esse fungo que é um pesadelo dentro de casa

Materiais porosos como gesso, madeira e MDF estão mais propensos a proliferação do mofo


Apesar de ser formado por estruturas microscópicas, o mofo pode ser um enorme pesadelo dentro de casa. Capazes de tirar o sono de qualquer morador, eles impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas que frequentam os locais onde estão presentes.

No décor, o mofo também é um grande problema, além de deixar o ambiente com uma aparência desagradável, eles atingem com frequência materiais porosos, como a madeira, pedra, gesso e MDF, que facilitam a reprodução desses fungos, principalmente atrás de móveis, guarnições ou rodapés fabricados a partir dessas matérias-primas.
Mas você conhece as principais causas que favorecem o aparecimento desse fungo e todos os riscos à saúde?

Para esclarecer as dúvidas, a Indústria Santa Luzia separou tudo que você precisa saber sobre o mofo e as principais dicas para tratar e prevenir a proliferação dentro de casa. Confira:


Riscos

Os sinais mais comuns em pessoas que convivem constantemente com o mofo são dores de cabeça constantes, sangramento no nariz, fadiga, dificuldade em respirar, sinusite, asma, bronquite, tosse, náuseas e infeções crônicas.


Causas

Facilmente identificado no visual, o mofo se prolifera com facilidade em locais úmidos como cozinhas e banheiros, além de ambientes quentes e escuros. O alerta é dobrado se você residir em uma região onde a combinação entre temperatura e umidade relativa do ar elevadas é frequente. O micro-organismo se espalha pelo ar e, se encontrar condições favoráveis em outros espaços, se multiplica.


Como tratar / prevenir

As principais medidas para evitar a reprodução desses fungos são buscar maneiras de manter os ambientes bem arejados, permitindo a entrada de luz solar, além de tratar e investigar possíveis infiltrações. Realize manutenções periódicas em aparelhos domésticos que podem gerar umidade, como o ar-condicionado.

A higienização do ambiente é fundamental: caso já exista mofo no ambiente, limpe os fungos das superfícies duras com água e detergente, mas não deixe o ambiente molhado por um longo período de tempo. Além disso, evite a concentração de materiais porosos dentro de casa, que são mais propensos a serem afetados pelos fungos, como a madeira, gesso e o MDF.


Alternativa

Para substituir alguns desses materiais uma ótima aposta é optar pelos produtos Santa Luzia. Com um vasto portfólio de rodapés, guarnições, rodameios e rodatetos, as linhas da marca são compostas de perfis decorativos que levam como matéria-prima resíduos plásticos reciclados. O principal insumo é o Isopor®, conhecido tecnicamente como poliestireno expandido ou simplesmente EPS.

Todos os perfis da Santa Luzia oferecem mais vantagens do que materiais como a madeira ou MDF. Por conta das características da matéria-prima de plástico reciclado, eles apresentam grande resistência à umidade, além de um maior tempo de vida útil, pois suas propriedades não estão suscetíveis ao ataque de qualquer tipo de pragas, fungos ou mofo.
 

Quanto à estética, os produtos levam personalidade e elegância aos ambientes sem deixar de lado a praticidade: reproduzem fielmente o efeito da madeira e outros materiais e já saem acabados de fábrica, ou seja, não precisam de nenhum trabalho prévio na superfície antes de instalá-los.




Indústria Santa Luzia
0300 145 1300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados