Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Animais são ótimos aliados para uma melhor qualidade de vida


Não é novidade que os animais causam muitos efeitos positivos para o bem-estar das pessoas. A presença de pets deixa o ambiente mais alegre e preenche um espaço muito especial em nossas casas e rotinas.

O impacto dos animais na vida humana é muito maior do que imaginamos, afirma a Dra. Livia Romeiro do Vet Quality Centro Veterinário 24h. Especialistas de várias áreas da saúde estão descobrindo cada vez mais que pets podem influenciar na saúde.

A presença de animais em processos terapêuticos pode surtir um efeito positivo na vida das pessoas.


Alívio do estresse pós-traumático

Estudos apontam que a presença de animais faz com que haja diminuição dos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estado de alerta que é produzido em excesso quando estamos diante de situações de perigo.

Junto aos pets, é possível tirar o foco do problema e diminuir a tensão que é causada por lembranças de eventos traumáticos.


Melhora o ambiente de trabalho

Algumas empresas estão aderindo ao dia do pet no escritório. Os funcionários que possuem amigos de quatro patas que são sociáveis e tranquilos, podem levá-los para passar um dia no trabalho.

Essa prática auxilia na redução do estresse e estimula o processo criativo, além de deixar o clima do ambiente muito mais leve e divertido.


Ameniza sintomas de depressão e ansiedade

De acordo com um estudo realizado por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Porto (Portugal), os pets são capazes de amenizar sintomas típicos de depressão, como isolamento e tristeza profunda.

Oitenta participantes envolvidos na pesquisa não tinham apresentando nenhuma melhora significativa apenas com sessões de psicoterapia. A inclusão dos pets mudou o quadro de alguns sinais da doença após quatro semanas de convívio com animais.

A maioria relatou que voltou a sentir prazer em atividades comuns, como caminhar, se alimentar, ouvir música e socializar com outras pessoas.


Estimula o desenvolvimento infantil

Animais de estimação podem ajudar a amenizar diversos problemas infantis. Muitos estudos apontam que há uma melhora significativa nos quadros de doenças psíquicas.  

Crianças autistas apresentam redução nos comportamentos relacionados à agressividade, isolamento e alienação com a presença de cães ou gatos.  Em casos de hiperatividade, os pets podem influenciar na saúde, deixando as crianças mais calmas e concentradas.

Além desses benefícios, todas as crianças, ao terem contato com animais, podem desenvolver maior senso de responsabilidade, socialização, autocuidado e altruísmo.


Elevação da autoestima

Não há quem não se encante com tanta ternura e carinho que os pets doam. Isso faz com que os tutores sejam capazes de sentir que são realmente importantes para eles e acabam se sentindo mais capazes e confiantes.


Benefícios para os idosos

Os pets são ótimas companhias para idosos porque auxiliam na melhora dos sentimentos de tristeza, estresse e solidão.

Ao fazer atividades e terapias na companhia de animais, os sintomas depressivos que surgem por conta da idade podem sem amenizados. Além disso, pessoas mais velhas se sentem mais motivadas a praticar atividades físicas e socializar mais.


Tratamento contra o câncer

Alguns efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia podem ser amenizados por meio do convívio com os animais. Um dos grandes benefícios é a redução de ansiedade.

Há respostas positivas relacionadas ao alívio da dor e do desconforto, redução dos sintomas depressivos e diminuição das sensações de solidão e tristeza.


Ajuda a prevenir doenças cardíacas

Uma pesquisa realizada pela Baker Medical Research Institute revelou que tutores de cães e gatos apresentam taxas menores de colesterol e triglicérides.

Se essas taxas estiverem dentro dos padrões de normalidade, isso impede a formação de placas que entopem as artérias e podem possibilitar infartos ou outros problemas cardíacos.


Auxilia no combate ao sedentarismo

Pessoas que não praticam atividades físicas regularmente podem correr riscos de desenvolver problemas cardiovasculares. Os animais de estimação fazem com que elas se movimentem com maior frequência.


Aumento da imunidade

Pesquisadores do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) perceberam a redução da incidência de doenças comuns, como resfriado em pessoas que convivem com pets.

Os dados revelaram que as vantagens independem da idade. Algumas proteínas que agem na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em crianças expostas à presença de cães.

Também foi observada a redução de doenças alérgicas devido à elevação da imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, atuando na prevenção de várias patologias.


Tudo isso indica que existem vários benefícios gerados pelo convívio com os pets, que podem influenciar na saúde física e mental.

Além de todas as vantagens em ter um animal de estimação, existe um vínculo formado entre os animais e seus donos que gera uma relação de empatia. Por isso, não é de se estranhar que eles sentem quando estamos tristes ou desanimados.

Quando algo nos abala, eles tendem a ficar mais próximos e mais carinhosos. Isso porque eles são capazes de responder às emoções das pessoas, com o objetivo de oferecer conforto.

Pesquisadores da Universidade de Londres avaliaram o comportamento de 18 cães e chegaram à conclusão de que, quando os donos choravam, os pets se aproximavam de cabeça baixa e com a cauda entre as pernas, revelando uma reação de submissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados