De acordo com a visagista e hairstylist do salão de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha, a exposição excessiva ao sol desencadeia o aumento da oleosidade e porosidade dos fios, além da quebra, ressecamento e perda de brilho. “No caso de pessoas que usam coloração ou realizaram algum outro procedimento químico, essas alterações se tornam ainda mais visíveis”, destaca.
Vale lembrar que cabelos menos pigmentados, como loiros e grisalhos, sofrem mais com o impacto do sol porque a melanina é a principal responsável pela proteção dos fios. Por esse motivo, quem opta pela descoloração deve estar atento e redobrar os cuidados. “Cremes de pentear com proteção solar são essenciais para manter os cabelos saudáveis e bonitos. O produto deve ser aplicado nos fios secos ou úmidos, mesmo em tempos nublados”, explica a profissional.
Mais frequentes no verão, a água do mar e o cloro da piscina também são grandes responsáveis pelo enfraquecimento dos fios. “Por isso é tão importante lavar os cabelos toda vez após um banho de mar ou piscina. Desta forma, você evita o acúmulo de sal e químicas, que podem causar sérios danos”, comenta Rosângela.
Outra dica importante da hairstylist é manter o couro cabeludo sempre limpo, especialmente em um período tão quente, afinal, o suor e a umidade são facilitadores para o surgimento de seborreia e caspa. Segundo Rosângela, parte dos cuidados principais inclui evitar o calor. Isso vai desde optar por água fria para lavar os cabelos até dispensar o uso do secador.
Por fim, a hairstylist aponta para a importância de se investir em produtos que auxiliem na rotina diária. “Shampoos e condicionadores específicos, filtros solares, silicones e antioxidantes ajudam na proteção capilar. Sempre aconselho investir em um bom leave-in próprio para o verão, que contenha agentes hidratantes e nutritivos na fórmula e com proteção UVA/UVB. Esse tipo de finalizador cria uma blindagem efetiva dos fios, minimizando a agressão dos raios solares”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário