Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

SVB lança novo e-book gratuito com receitas veganas especiais para as festas de fim de ano


O final do ano chegou e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) não poderia deixar de preparar aquela sugestão de receita deliciosa, contribuindo para uma celebração mais saudável e sustentável. Desta vez, um e-book gratuito e com receitas inéditas está disponível com dicas que incluem desde aquele petisco delicioso de entrada, passando pelo prato principal e, claro, finalizando com uma sobremesa maravilhosa. Afinal de contas, a proximidade das datas festivas sempre vem acompanhada daquela velha questão: o que preparar para a família e os convidados?

Assinado pela chef consultora da SVB, Myllena Salles, que também faz parte do time do programa Segunda Sem Carne (SSC) e auxilia nos treinamentos culinários, o e-book Ceia de Natal é mais uma prova sobre o potencial gastronômico e culinário dos vegetais. As receitas são variadas e podem ser conferidas gratuitamente por meio do link https://materiais.svb.org.br/ceia-vegana. Basta se cadastrar para ter acesso ao conteúdo completo.
Mas para facilitar a sua vida, separamos três receitas para uma refeição completa e deliciosa.
Confira logo abaixo as sugestões e boas festas!

ENTRADA - BOLINHO DO MAR DE SHIMEJI

Ingredientes:
500 gramas de shimeji branco; 300 gramas de mandioca cozida e amassada; dois dentes de alho amassados; uma folha nori triturada; meio limão espremido; três colheres de sopa de coentro picado; uma colher de chá de pimenta do reino; uma xícara de farinha de trigo; Sal a gosto; e óleo para fritar.

Modo de preparo:
- Comece limpando o shimeji, removendo a parte inferior. Deixe o shimeji seco com o auxílio de papel toalha ou pano. Em seguida, triture o shimeji no processador até que fique levemente granulado, use o modo pulsar para controlar, para que não fique muito processado ao ponto de massa;
- Em uma vasilha grande, coloque a mandioca bem cozida e amassada ao ponto de purê, misture os demais ingredientes;
- Misture até que fique homogêneo e a massa firme para moldar;
- Molde os bolinhos em forma de croquete, passe levemente na farinha de trigo, remova o excesso e frite por imersão em óleo quente;
- Evite colocar em papel toalha após frito, de preferência deixe secando a gordura em uma grade.


PRATO PRINCIPAL - MEDALHÃO DE SHITAKE AO MOLHO DE LARANJA

Ingredientes:
Para o medalhão - 800 gramas de shitake; quatro dentes de alho amassados; uma colher de chá de cominho; um quatro de xícara de azeite; uma colher de sopa de páprica defumada; três colheres de sopa de shoyu; três colheres de sopa de cebolinha picada; uma xícara de farinha de rosca ou até dar o ponto; sal a gosto.
Para a abobrinha - duas abobrinhas grandes; Azeite; uma colher de chá de pimenta do reino; Sal a gosto.
Para o molho de laranja - Suco de quatro laranjas pêra; uma colher de chá de açúcar; um galho de alecrim; uma cebola pequena picada; um quarto de colher de chá de noz moscada, uma colher de sopa de amido de milho; Sal a gosto.

Preparo:
Medalhão - Comece batendo o shitake no processador até que fique granulado, não bata muito para que não vire uma massa. Transfira o shitake batido para um bowl e coloque os demais ingredientes para o medalhão, misture até que fique homogêneo e a massa firme, caso seja necessário adicione um pouco mais de farinha de rosca para chegar no ponto de moldar. Molde os medalhões deixando um pouco menor do que o tamanho da espessura da abobrinha, pois a abobrinha irá diminuir de tamanho. Coloque em uma forma untada com óleo vegetal e leve ao forno por 25 minutos ou até que fiquem firmes e dourados, reserve.

Molho - Refogue a cebola e adicione o galho de alecrim, deixe o alecrim por 2 minutos e depois remova. Em seguida, coloque o suco das laranjas, o açúcar, o sal e a noz moscada e deixe cozinhando em fogo baixo. Dissolva o amido de milho com um pouco de água e adicione à panela, mexa até que comece engrossar e desligue o fogo. Coloque o molho sobre os medalhões, leve ao forno novamente por 10 minutos e sirva.

Abobrinha - Remova as pontas das abobrinhas e corte no sentido do comprimento. Coloque as abobrinhas em uma peneira, salpique sal e deixe por aproximadamente por 10 minutos para eliminar a maior parte da água. Em seguida, coloque pimenta do reino, acerte o sal e frite as abobrinhas na frigideira dos dois lados até que fiquem douradas. Espere esfriar e envolva o medalhão com a abobrinha ainda na assadeira onde está o medalhão, prenda a abobrinha com um palito de dente e reserve.

Rendimento: sete porções.


GUARNIÇÃO - SALPICÃO DE GRÃO DE BICO
Ingredientes:
200 gramas de grão bico; uma folha de louro; uma cenoura ralada; 100 gramas de milho; 100 de ervilha; 100 gramas de batata palha; 80 gramas de uva passas; uma cebola roxa fatiada em meia lua; 150 gramas de vagem; 100 gramas de azeitona verde; 30 gramas de salsinha picada
Para a maionese - 100 mililitros de água; 25 gramas de extrato de soja; cinco gramas de sal; dois dentes de alho; 40 gramas de gergelim; 100 mililitros de óleo vegetal; meio limão; Sal a gosto.

Preparo:
- Comece deixando o grão de bico de molho por, no mínimo 8 horas, após o tempo de molho, descarte a água e leve os grãos à panela de pressão, com uma nova água cobrindo os grãos. Acrescente a folha de louro, sal e um fio de óleo vegetal e cozinhe por aproximadamente 25 minutos, até que os grãos estejam macios. Escorra a água e reserve os grãos para esfriarem. Corte a vagem em cubos e refogue com um pouco de azeite por 5 minutos até que estejam macias e deixe esfriar. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes, misture bem e reserve.

Maionese - Bata os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo, por um minuto, para que triture o gergelim e o alho até que fique um líquido liso. Diminua a velocidade e adicione o óleo aos poucos, deixando cair em fio enquanto bate. Aumente a velocidade conforme o óleo for acabando e a maionese engrossando. Em seguida, misture toda a maionese à vasilha dos ingredientes do salpicão e, por últimoo, a batata palha. Sirva frio.


SOBREMESA - PANNACOTTA COM GELEIA DE MORANGO

Ingredientes:
Para a Pannacota - 400 gramas de amendoim cru sem sal; um litro de água; uma colher de chá de agar agar; uma colher de chá de extrato de baunilha; meia xícara de açúcar
Para a geleia - 500 gramas de morangos maduros; uma colher de sopa de hortelã picada; um limão taiti; uma xícara de açúcar.

Preparo:
Pannacota - Deixe o amendoim de molho por no mínimo quatro horas. Em seguida, coloque o amendoim e um litro de água filtrada no liquidificador e bata por três minutos, até que triture todo o amendoim e fique homogêneo. Em seguida, passe o leite em uma peneira fina ou um voal, descarte o resíduo e reserve o leite.
Coloque o leite frio em uma panela, misture o agar agar até que se dissolva completamente e, em seguida, adicione os demais ingredientes. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos, até que comece ferver e engrossar, sempre mexendo para que não grude no fundo. Desligue o fogo e coloque em taças de sobremesa e leve à geladeira para firmar.
Geleia - Bata todos os ingredientes no liquidificador até que formem um purê liso, em seguida, coloque a mistura em uma panela pequena e cozinhe em fogo médio até que comece engrossar e caramelizar, mexendo às vezes para não queimar no fundo. Quando a pannacota firmar, coloque a geleia por cima e leve a geladeira novamente para gelar.
Rendimento: cinco porções.



SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados