Brasileiros com mais de 65 anos também vão
mais vezes ao ponto de venda do que a média da população
Nos últimos anos, a maior parte das famílias
brasileiras teve a renda reduzida em, no mínimo, 16%. A crise econômica e a
instabilidade política tiveram ainda como efeitos o aumento do endividamento e
crescimento da renda informal que, por sua vez, refletiram no comportamento de
consumo do país. Racionalizar as compras agora é parte obrigatória do
cotidiano. A única faixa etária que tem convivido com um cenário mais favorável
é a de sêniores. As pessoas de mais de 65 anos representam 17% da população
nacional e são responsáveis por 16% dos gastos com consumo de bens massivos
(FMCG). Nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2019, eles foram o único
grupo com crescimento de compras dessas categorias, na ordem de 7%. É o que
aponta o levantamento Consumer Insights da Kantar, líder global em
dados, insights e consultoria.
O Brasil tem atualmente 9 milhões de lares
idosos, com renda média de R$ 3,4 mil, valor 9% maior do que a média nacional,
e 29% fazem parte da classe AB. Em famílias menores, 64% moram sozinhos ou, no
máximo, acompanhados de mais uma pessoa. Além disso, 98% não trabalham fora,
63% não vivem com os filhos, 90% têm celular e 45% acessam internet.
Preocupados com a saúde, 70% preferem
alimentos naturais, 31% eliminaram sódio e 30% cortaram o açúcar da dieta.
Glúten e processados também perderam espaço. Em contrapartida, óleos especiais,
adoçante, água de coco e pão industrializado cresceram acima da média do
mercado nas prateleiras destes lares.
Com o bolso um pouco mais cheio e com
preocupações específicas, este shopper tem claras suas necessidades.
Para ter certeza de que vale a pena levar determinado produto para casa, eles
pesquisam e costumam visitar os pontos de venda 88 vezes em 12 meses, sete idas
a mais do que a média da população. O cartão de crédito é a forma de pagamento
de 65% das compras de FMCG e 68% verificam a data de validade nas embalagens.
Aliás, ter atenção aos detalhes e uma
apresentação com informações acessíveis e letras maiores é de extrema
importância na hora de eleger um produto entre tantas opções. “Este grupo busca
produtos que ofereçam saudabilidade e sejam de marcas que se comuniquem de
maneira apropriada”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights
da Kantar.
Segundo o estudo, quase 30% da
população sênior está no estado de São Paulo, principalmente na capital. A concentração
segue com 17% vivendo nos estados do Sul. A região da Grande Rio de Janeiro é
casa de 9% dos brasileiros acima de 65 anos e, apesar de estes lares terem
renda média maior, são os mais endividados.
Kantar
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