- Nas últimas férias de final de ano, mais de 95 mil pessoas foram impactadas com problemas de voos para Europa.
- Apenas 5% dos brasileiros que viajam de avião conhecem seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos.
- AirHelp orienta os passageiros a buscarem compensação financeira após problemas com voos.
As férias de final de ano estão se aproximando e viajar para Europa é um desejo de muitos brasileiros. No momento de planejar a viagem é preciso atentar-se para algumas dicas e recomendações importantes para evitar transtornos e, assim, aproveitar ao máximo o passeio.
Com o aumento do fluxo de passageiros devido à temporada de férias no Brasil, os casos de atrasos e cancelamentos de voos para Europa se tornam mais recorrentes, afetando gravemente aquela viagem tão esperada. Com a proximidade da alta temporada, a AirHelp - organização mundial especializada em direitos de passageiros aéreos - orienta sobre os direitos e apoia passageiros impactados a buscarem indenização em caso de atraso ou cancelamento do voo.
Tendência de atrasos e cancelamentos
A AirHelp analisou o desempenho das companhias aéreas com voos partindo do Brasil para Europa para verificar a pontualidade e o respeito aos passageiros. A AirHelp examinou mais 2,3 mil voos partindo dos aeroportos brasileiros, no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019, com destino à Europa para mostrar as tendências de atrasos e cancelamentos. No período, 18% dos voos sofreram atrasos de mais de 15 minutos, impactando mais de 93 mil passageiros. Além disso, outros mais de 2 mil turistas foram afetados por voos cancelados durante o período analisado.
Das dez maiores companhias que voaram entre o Brasil e os países europeus, a que mais desrespeitou os passageiros e teve a maior taxa de atrasos e cancelamentos foi a Azul. A cada dez voos, a companhia registrou problemas com três deles, o que impactou quase 6 mil passageiros.
Em seguida, estão as empresas Latam (24%), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros. Já as três companhias mais pontuais foram a AIR Europa (12%), a KLM (9%) e a espanhola Iberia, com apenas 8,4% de problemas em voos para Europa.
Vejam na planilha a seguir o total de voos e os passageiros impactados:
Companhias aéreas
|
Total de voos operados
|
Voos pontuais (%)
|
Número de pessoas impactadas com atrasos e cancelamentos de voos
|
TAP Portugal
|
Cerca
de 650
|
81%
|
Mais
de 22 mil
|
Latam
|
Cerca
de 370
|
76%
|
Mais
de 22 mil
|
Air France
|
Mais
de 230
|
80%
|
Mais
de 10 mil
|
Alitalia
|
Cerca
de 190
|
82%
|
Mais
de 7 mil
|
Azul Airlines
|
Cerca
de 150
|
71%
|
Quase
6 mil
|
Lufthansa
|
Mais
de 120
|
84%
|
Mais
de 5 mil
|
British Airways
|
Cerca
de 145
|
85%
|
Mais
de 4 mil
|
KLM
|
Mais
de 100
|
91%
|
Mais
de 3,5 mil
|
Air Europa
|
Mais
de 100
|
88%
|
Mais
de 2,7 mil
|
Iberia
|
Mais
de 100
|
91%
|
Mais
de 2,2 mil
|
*A AirHelp analisou dados das companhias aéreas que operaram
mais de 100 voos entre Brasil e Europa no período de 15 de dezembro de 2018 a
15 de fevereiro.
|
Apesar do alto número de passageiros desrespeitados pelas
companhias aéreas, 95% dos brasileiros que viajam de avião não conhecem seus
direitos em casos de atraso ou cancelamento de voos, segundo pesquisa YouGov
encomendada pela AirHelp. Portanto, a grande maioria, não sabe como reagir ou
reivindicar seus direitos.
“Desejamos que todos os passageiros aéreos tenham ótimas
experiências em seus voos. No entanto, com a alta temporada é importante
estarem preparados para possíveis problemas, como atrasos e cancelamentos de
voos. A AirHelp orienta todos os viajantes a conhecerem seus direitos e
buscarem o tratamento correto em caso de incidentes”, afirma Carolina Becker,
especialista em direitos de passageiros da AirHelp.
Na mesma análise, a AirHelp também observou as rotas entre Brasil
e Europa para identificar quais as rotas aéreas com mais atrasos e
cancelamentos. Veja abaixo as cinco empresas menos pontuais e o número de
passageiros impactados:
Rotas
|
Número de passageiros impactados (Voos com mais de 15 minutos de
atrasos ou cancelados)
|
Pontualidade das rotas
|
GRU - Frankfurt
|
Quase
10 mil
|
73%
|
GRU - Paris / Charles de Gaulle
|
Mais
de 9,7 mil
|
78%
|
GRU - Madri
|
Mais
de 8,4 mil
|
84%
|
GRU - Roma Fiumicino
|
Cerca
de 8 mil
|
80%
|
GRU - Lisboa
|
Cerca
de 5,5 mil
|
70%
|
*A AirHelp analisou dados das companhias aéreas que operaram
mais de 100 voos entre Brasil e Europa no período de 15 de dezembro de 2018 a
15 de fevereiro.
|
A dica para quem irá programar uma viagem à Europa é avaliar dia,
horário e aeroporto de partida. Segundo levantamento da AirHelp, o melhor
horário para voar é no período da tarde, das 12h às 16h, os melhores dias são
sábado e domingo e o pior é quarta-feira.
Direitos dos consumidores
Os passageiros brasileiros estão protegidos por uma resolução da
Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), que define claramente as
responsabilidades das companhias aéreas em relação aos passageiros quando
ocorrem atrasos, cancelamentos e overbooking.
No entanto, em casos de voos operados por companhias da União
Europeia, partindo de aeroportos brasileiros, há também o regulamento EC 261,
ampliando os direitos dos passageiros e as possibilidades de indenizações.
“A regulação EC 261 se aplica a todos os passageiros que partem de
aeroportos europeus e também a todos aqueles que chegam em aeroportos europeus
viajando com uma companhia aérea europeia. Em caso de problemas com o voo, a
AirHelp detém as melhores tecnologias para avaliar a chance real de cada
passageiro obter uma compensação justa. Dessa forma, já ajudamos mais de 16 mil
pessoas em todo o mundo a garantir seus direitos”, explica Carolina Becker,
especialista em direitos de passageiros da AirHelp.
Atrasos nos voos: o que fazer?
Em uma viagem, nem tudo corre como esperado e atrasos ou
cancelamentos de voos, infelizmente, podem acontecer. Mas isso não significa
que você tenha que simplesmente aceitá-los. Por isso é tão importante saber os
direitos e o que fazer para reivindicar uma indenização.
Para apresentar uma reclamação e futuramente reivindicar sua
indenização é preciso evidenciar e atestar as complicações no voo em questão.
Faça valer os seus direitos enquanto passageiro aéreo seguindo os
seguintes conselhos:
- Guarde o seu cartão de embarque ou qualquer outro documento que contenha o código de confirmação da reserva do seu voo;
- Garanta provas do atraso, seja por meio de fotos do quadro de partidas ou comunicações da companhia aérea;
- Solicite à companhia aérea refeições e, se necessário, estadia e transporte para um hotel — você tem direito à assistência gratuita;
- Guarde recibos de todos os gastos decorrentes do atraso do voo em questão, uma vez que você pode ser reembolsado se a companhia não cumprir com a sua obrigação de facilitar a comunicação e de prover refeições e alojamento;
- Não assine nem aceite nada que possa comprometer os seus direitos.
Para buscar a indenização correspondente ao atraso ou cancelamento do voo, o passageiro pode contar com o apoio da AirHelp, empresa especialista em direitos de passageiros aéreos e mais bem-sucedida do mundo. A companhia já ajudou mais de 16 milhões de pessoas e está disponível em mais de 35 países.
O processo é rápido e simples. Basta o passageiro acessar o site da AirHelp e preencher um formulário com os dados do voo. Automaticamente o sistema informará sobre os direitos de indenização financeira e, na sequência, trará a confirmação sobre a elegibilidade, sem custo algum.
Se o passageiro decidir levar a reivindicação adiante com a AirHelp, terá assistência operacional e jurídica. Após apresentar os documentos necessários, poderá relaxar e aguardar o resultado do processo.
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