Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Estrada para Saúde orienta caminhoneiros sobre riscos do diabetes


Motoristas serão sensibilizados sobre a doença na rodovia Castello Branco, entre os dias 14 e 18 de novembro


Os caminhoneiros que participarem do Programa Estrada para Saúde receberão orientações sobre os cuidados com o diabetes. A ação educativa será promovida entre os dias 14 e 18 de novembro na base fixa do Programa, instalada na Área de Descanso do Caminhoneiro, no km 57 da rodovia Castello Branco, sentido capital, e marca o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. A campanha tem apoio da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

A equipe de profissionais do programa promoverá rodas de conversa com os motoristas e entregará material explicativo alertando sobre os impactos causados pela enfermidade. O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Os principais sintomas do diabetes são fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.    

A melhor forma de prevenir é praticar atividades físicas regularmente e manter alimentação saudável. Dentre as recomendações para evitar o diabetes estão: comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos todos os dias) e manter o peso controlado. 


Estrada para a Saúde

O Programa “Estrada para a Saúde”, da CCR ViaOeste, oferece a oportunidade do caminhoneiro cuidar do seu bem estar físico e mental gratuitamente. Na base, ele pode realizar: exames de glicemia, colesterol e pressão arterial; acuidade visual; cálculo de IMC; consultas especializadas com enfermeiros; tratamentos odontológicos preventivos; além de usufruir de serviços como corte de cabelo e massagem bioenergética. Os serviços são oferecidos diariamente em um moderno Centro de Atendimento, instalado na Área de Descanso do Caminhoneiro no km 57 da Castello, sentido capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados