Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Por que os cabelos envelhecem ?


O envelhecimento cronológico dos cabelos é aquele envelhecimento que acontece com o passar dos anos. O nosso metabolismo desacelera com a idade, levando a um estresse oxidativo do nosso organismo. O resultado deste processo nos cabelos se traduz por fios mais finos, opacos e quebradiços. Agentes externos como a poluição, o cigarro, o sol, uso frequente  de secador, chapinha  e tratamentos químicos em excesso, contribuem para o envelhecimento mais precoce dos fios.

Com o passar dos anos os fios ficam mais finos por conta das alterações hormonais e da microcirculação que nutre o folículo produtor dos fios. Com medicações tópicas e de uso oral, é possível retardar este processo.  Os fios também perdem melanina e queratina, pois ocorre um estresse oxidativo das células.

Uma alternativa para tratar o envelhecimento dos cabelos são os nutricosméticos: Cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal) que trazem doses acima da ingestão diária recomendada. Aqueles indicados para a manutenção dos cabelos saudáveis geralmente contêm em sua formulação vitamina biotina, zinco, ferro e antioxidantes.
Da mesma forma que usamos produtos anti-age para o rosto, devemos fazer com os cabelos. Esses produtos possuem especialmente antioxidantes, proteínas e hidratantes capazes de penetrar na fibra capilar. O ideal é usá-los uma vez  a cada 15 dias, o uso frequente pode deixar o cabelo pesado, oleoso e sem vida.

Os fios envelhecidos têm aspecto ressecado e opaco e isso ocorre devido à diminuição da produção de sebo do couro cabeludo que é responsável por lubrificar os fios. Além disso, os fios acabam sofrendo com o efeito cumulativo de agressões externas, que contribuem para opacidade e ressecamento. Para tentar reverter este processo é importante a manutenção de uma dieta saudável, evitar os fatores externos de agressão dos fios e o uso de produtos que condicionem e nutram os cabelos. Disfunções no couro cabeludo e algumas doenças do couro cabeludo como a dermatite seborreica (caspa) levam a uma microinflamação dos folículos prejudicando ainda mais a produção de um cabelo sadio. Para prevenir que isso aconteça, evite o uso de bonés e/ou apliques e lave o couro cabeludo com frequência com xampus adequados para seu tipo de cabelo.

Quais cuidados devem ser tomados por quem quer fios sempre jovens?  Hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada, evitar consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e estresse.  Além das agressões externas como sol, secador, chapinha e os processos químicos nos cabelos.





Dr. Erick Omar - dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), participa do grupo de pesquisas para o tratamento da calvície com células-tronco. Formado pela USP, adquiriu vasta experiência no assunto como médico colaborador no Ambulatório de Doenças dos Cabelos e Couro Cabeludo do Hospital Padre Bento, de Guarulhos, sob supervisão do Dr. José Marcos Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados