Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Dia do Filósofo: O trabalho do profissional da filosofia



O Dia do Filósofo é comemorado em 16 de agosto. Uma simples busca sobre o que é Filosofia traz a explicação: Filosofia é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. O termo foi cunhado por Pitágoras.

No entanto, para mim, uma pesquisa simples sobre o trabalho do filósofo não pode resultar em uma resposta satisfatória. Para um filósofo, não existe apenas uma resposta satisfatória para nada, nem para o que já está respondido.

O filósofo é aquele que filosofa a todo instante. É aquele que filosofa a morte, a vida, a felicidade, a tristeza… Filosofa até mesmo sobre o eco do latido do cão e liga isso a todo o universo que gira em torno de um, aparentemente, simples latido.

O filósofo é aquele que, com o movimento das folhas da árvore, reflete sobre o vento e todas as consequências que todo esse movimento e momento podem trazer.
Filosofia não é um talento, é um dom: ou se nasce com ele e é um filósofo, ou se adquire o conhecimento da filosofia para falar sobre os filósofos.

Para mim, filósofos são pessoas que nascem com o dom da filosofia e possuem uma alta base intelectual para tal. São pessoas inteligentes, já que é preciso ter um raciocínio lógico para seus conceitos.

Por fim (mas sem encerrar o tema porque nada se encerra na minha mente de filósofo), ser filósofo é não se contentar com a resposta e estar sempre em busca de novas ideias para responder a um tema, mesmo que já se tenha uma resposta plausível, racional e encarada como acertada.





Fabiano de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados