Levantamento revela crescimento na venda de
produtos mais premium em todas as categorias da cesta.
O consumidor brasileiro está ficando mais exigente, à medida que adquire
produtos de bens duráveis mais sofisticados. É o que revela recente estudo da
GfK, uma das mais importantes empresas de pesquisa de comportamento de consumo
do mundo. De acordo com o estudo, houve um crescimento em faturamento de 8% no
1º semestre de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018. A previsão para
todo o ano de 2019 é de alta de 5%, em relação ao ano passado.
Apesar de haver estabilidade ou mesmo queda nas vendas por unidade de diversos produtos, há crescimento por faturamento, o que mostra uma escolha por produtos com ticket médio mais alto, com mais recursos, mais tecnologia, mais conexão. “No caso de telefonia, por exemplo, o gasto médio de R$ 950,00 no primeiro quadrimestre de 2018 em smartphones subiu para mais de R$ 1.100,00 no mesmo período deste ano. Nossas análises constataram que crescem mais as vendas de aparelhos com maior número de câmeras, com telas maiores, com mais tecnologia e, portanto, preços médios mais altos”, afirma Rui Agapito, diretor da GfK e um dos responsáveis pelo estudo.
Em Informática, o destaque ficou com os notebooks ultrafinos, de 18 mm, também equipamentos premium, cujas vendas subiram 50% . “O setor de informática, como um todo, cresceu 1% de janeiro a abril de 2019, frente aos primeiros quatro meses de 2018, confirmando a conclusão de que o consumidor brasileiro está, de fato, mais exigente e inclinado a adquirir produtos com mais qualidade, tecnologia e recursos”, finaliza Rui.
GfK
www.gfk.com ou siga a GfK no Twitter: https://twitter.com/GfK
Nenhum comentário:
Postar um comentário