Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Conheça 5 ferramentas que mudaram rotina dos profissionais do Direito



Com o auxílio das legaltechs/lawtechs, área jurídica se moderniza e torna a rotina da lei menos burocrática 

Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), existem mais de 200 startups com atuação nas áreas de automação e gestão de documentos no Brasil  


O uso da tecnologia para informatização de dados se torna cada mais abrangente, e na vida prática dos advogados não é diferente. Conhecido pela resistência às inovações, o setor jurídico já conta com uma série de sites e plataformas que auxiliam a organização, gestão e produção de peças jurídicas, o que torna o trabalho do profissional mais ágil, prático e assertivo. 

Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), existem mais de 200 startups com atuação nas áreas de automação e gestão de documentos no Brasil. Conhecidas como legaltechs/lawtechs, essas empresas oferecem serviços como monitoramento e extração de dados públicos, jurimetria, compliance e conteúdo e consultoria para advogados, como é o caso do Previdenciarista (http://previdenciarista.com/), plataforma que oferece serviços para que profissionais do Direito economizem tempo e dinheiro com as rotinas previdenciárias.

“Softwares, aplicativos e plataformas como o Previdenciarista propõem auxiliar o trabalho de advogados, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia para atender a altíssima demanda na Justiça brasileira. Agora estes profissionais podem automatizar a criação de petições, gerando petições pré-preenchidas feitas a partir de documentos dos clientes, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS do INSS, além de gerir e automatizar processos internos do escritório para facilitar o trabalho em ações judiciais”, destaca Renan Oliveira, advogado e cofundador do Previdenciarista.  

Conheça 5 tecnologias presentes em sites e plataformas que facilitam a rotina do advogado.


1. Conteúdo jurídico, calculadora inteligente e consultoria – Previdenciarista: Com cerca de 9 mil usuários, o Previdenciarista coloca à disposição dos assinantes uma ferramente que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes a partir do envio do CNIS para a plataforma, indica a melhor aposentadoria e, dentro desse benefício, entrega as melhores petições pré-preenchidas para o caso concreto. Além disto, disponibiliza um cadastro dos clientes com procuração e contratos de honorários gerados automaticamente, ficha de atendimento e envio de documentos do cliente para a nuvem. 


2. Análise e compilação de dados e jurimetria – Softplan:  o objetivo da empresa é desenvolver ferramentas que preveem a decisão judicial que será dada a respeito de determinada demanda. Robôs são usados para realizar uma “varredura” das sentenças e acórdãos proferidos em todo o país, leem seu conteúdo e calculam a probabilidade de êxito com base no histórico de decisões de cada magistrado.


3. Busca inteligente de jurisprudência – OABJuris: a plataforma da OAB é especializada em ajudar a encontrar jurisprudências de acordo com a necessidade de advogados e advogadas, podendo copiar e destacar julgados favoritos. Os resultados são otimizados pela inteligência artificial, que ajuda os profissionais do direito a aumentarem sua eficiência na rotina profissional.


4. Conteúdo tributário e fiscal com informações atualizadas da área – Tributário: é uma rede colaborativa que organiza e filtra informações dinâmicas e exclusivamente tributárias da internet brasileira. Os membros da plataforma disponibilizam artigos, decisões, notícias e comentários do setor.


5. Compliance – Ventura: a empresa se dedica a promover ações voltadas para o cumprimento das normas legais nacionais e internacionais para atividades de determinada companhia. Portanto, de ferramentas que buscam desenvolver e disseminar de uma cultura de integridade nas empresas, evitando o risco, por exemplo de que elas sejam penalizadas por irregularidades administrativas, legais e éticas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados