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Você faz parte deste novo perfil altamente tecnológico e exigente
que tem mudado a forma de
atendimento de grandes empresas no mundo?
Cada vez mais a procura por excelência no
atendimento tem sido evidenciada. As marcas precisam gerar engajamento, pois a
maneira de consumir mudou, e o perfil dos clientes agora é ágil, imediatista e exigente.
“A tecnologia tem um grande papel nessa mudança de comportamento. Hoje, o
consumidor 5.0, que é muito bem informado e conectado busca, além da compra do
produto, uma experiência que une seus valores aos propósitos da marca”, explica
Guilherme Almeida, Diretor de Marketing da Mutant – especializada em customer
experience no Brasil.
A
empresa, que está presente em todos os pontos de contato com o consumidor,
desenvolve e oferece tecnologias baseadas no comportamento dos clientes.
Guilherme destaca 4 características que definem o consumidor 5.0:
1. Prezo
pela liberdade
O consumidor 5.0 tem a praticidade do smartphone
e internet, ou seja, qualquer hora é momento de consumir. Não é necessário
aguardar o horário comercial ou ir até uma loja física. “A marca precisa estar
adaptada à necessidade desse consumidor que está acostumado a ser
multifacetado, neste caso, vale o investimento em omnichannel – quando a
empresa está presente em todas as plataformas de atendimento: loja física, app
e no e-commerce. Oferecendo a liberdade ao usuário para escolher como
quer adquirir os produtos”, diz o executivo.
2. Dá
importância a pesquisa antes de comprar
Não
se trata de uma simples e costumeira pesquisa de preço, para saber qual é o
melhor lugar para efetuar a compra. Hoje, o consumidor é impactado pela opinião
de outros usuários nas redes sociais. Guilherme explica que antes de comprar, o
público vai atrás de opiniões confiáveis, além de buscar no atendimento da
empresa informações e suporte para responderem todos os seus questionamentos,
antes de adquirir o produto.
3. Foca
nos valores, além do custo
Hoje, o valor do produto não é o principal
fator decisivo da compra. O consumidor não está ligado apenas ao melhor local
com custo benefício, mas sim aos valores da marca. “Cada vez mais encontramos
clientes que deixam de adquirir determinadas marcas pelas ações e causas que a
instituição abraça”, conta o Diretor de Marketing.
4. Relacionamento
O consumidor agora também é um parceiro da marca que não busca apenas
uma relação de consumo e sim conexões emocionais. Para o executivo, “ele se
apaixona pelo que está comprando, depois divulga e influencia as pessoas no
meio em que vive”.
Mutant
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