Levantamento conduzido pelo Konkero - maior portal
comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do Brasil - aponta
que a preocupação do brasileiro com as finanças pessoais tem o ápice às
segundas-feiras; ao longo da semana, o interesse cai. Os dados consolidados são
do primeiro semestre de 2018; nos últimos 12 meses, a Konkero recebeu mais de
15 milhões de usuários, que representam 13% da internet nacional. O foco do
portal é auxiliar a população de baixa renda a ter acesso a mais informações
para tomar melhores decisões financeiras.
A preocupação do brasileiro com as finanças
pessoais tem data marcada. Às segundas-feiras, um número grande de pessoas,
busca informações para poupar, negociar dívidas e formas alternativas de
aumentar a renda; ao longo da semana, o interesse em aplicar o planejamento
financeiro no cotidiano cai consideravelmente. De acordo com levantamento do
Konkero, maior portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do
Brasil, enquanto a busca por informações associadas ao tema é de 17,7% no
início da semana, na quinta-feira o número cai para 16,7%, na sexta-feira para
14,9%; no sábado e domingo, os acessos despencam para 7,8% e 7,6%,
respectivamente – uma redução média de 57%. Nos feriados, os brasileiros mantêm
comportamentos semelhantes ao dos finais de semana, com queda de acessos de
48%. Quando analisados os dias do mês, a primeira quinzena concentra 10% mais
acessos do que a segunda quinzena.
Com mais de 15 milhões de usuários – que
representam 13% da internet do país –, a plataforma analisou os padrões de
comportamento dos internautas ao longo do primeiro semestre de
2018. Segundo Guilherme de Almeida Prado, fundador do portal, embora
seja natural dar menor atenção às finanças nos dias de lazer é interessante
analisar o padrão como um todo, no qual o interesse cai ao longo da semana e do
mês. “O brasileiro começa com disposição para resolver ou melhorar as finanças
pessoais, mas as demandas cotidianas vão minando essa disposição longo da
semana e do mês. Esse comportamento é extremamente danoso, sobretudo para a
baixa renda, pois mostra que o planejamento financeiro não está no topo da
lista de itens importantes – quando deveria ser o contrário e estar no topo das
prioridades”, afirma Prado.
Em relação ao comportamento de homens e mulheres o
padrão é bem semelhante, com a segunda-feira sendo o dia mais acessado por
ambos. Um dado interessante é sobre a busca na internet do
brasileiro em relação a produtos financeiros ao longo do ano. O
financiamento da casa própria, por exemplo, é muito procurado no início do ano
e o interesse cai no decorrer dos meses, chegando a cair 50%. A busca por
informações sobre como investir também apresenta comportamento semelhante com
pico em janeiro e caindo 40% no decorrer do ano. Já “cartão de crédito” tem o
comportamento inverso.
Nos meses próximos ao Natal, a busca pelo produto na
internet chega a crescer 30% em relação a janeiro e demais meses. Os dados são
do Konkero e Google Trends.
Acelerado pela Artemisia, o Konkero é um negócio de
impacto social e foi selecionado para o relatório PNUD-ONU de negócios
inclusivos. Em seis anos de atuação, já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas,
tendo ajudado 4,6 milhões de brasileiros a negociar dívidas; 2 milhões a
entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher
cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro.
“Atuamos com a premissa de que a população de baixa renda precisa de
informações financeiras – de forma simples e de fácil acesso – para tomar
melhores decisões. O planejamento financeiro é essencial para que esses
brasileiros tenham acesso, por exemplo, a serviços públicos gratuitos como
medicamentos e documentos. Muitos não sabem onde podem acessar políticas
públicas e acabam pagando e onerando o orçamento familiar”, detalha Prado,
citando o casamento como exemplo.
“Tivemos um grande acesso quando produzimos
um conteúdo explicando que é possível casar sem pagar os cerca de R$ 400 de
cartório”, finaliza.
Konkero
Nenhum comentário:
Postar um comentário