Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Removendo manchas de roupas brancas






Especialista dá dicas e conselhos do que fazer para remover as manchas mais difíceis


Parece até "lei de Murphy" — basta usar uma roupa branca que alimentos e bebidas se sentem atraídos pela cor, causando uma mancha indesejada. As roupas brancas exigem muitos cuidados pois têm tecidos delicados, sujam com mais facilidade e, com o passar do tempo, ganham uma coloração amarelada que dificilmente se desprende das fibras dos tecidos. Aline Silva, Gerente de Marketing da Casa KM, conta dicas valiosas para limpar as peças brancas sem danificá-las. Veja abaixo:


1 – Muito cuidado com as receitas caseiras encontradas na internet! Misturas com limão, bicarbonato, álcool, cloro, vinagre, água sanitária, dentre outras, podem amarelar e estragar os tecidos brancos, de forma que não se recuperem mais.

2 – Limpar as manchas o quanto antes é essencial para a fácil remoção das mesmas. Quanto maior o tempo de permanência da sujeira, maior será o ataque às fibras do tecido — demandando um esforço maior na hora da lavagem.

3 – É importante respeitar o tecido; ou seja, peças delicadas como organza e seda devem ser lavadas à mão ou no modo suave da máquina de lavar. Roupas com apliques e bordados deve-se evitar esfregar com força e torcer. Por isso a dica é sempre olhar as instruções contidas nas etiquetas.

4 – Uma pré-lavagem é sempre bem-vinda, assim como deixar um tempo de molho com sabão, pois assim as sujeiras mais difíceis são removidas mais facilmente na lavagem. Aplicar um produto específico no local da mancha e dar uma leve esfregada, dependendo do tipo de tecido, também é uma ótima opção.

5 – Use sempre produtos específicos para roupas brancas e que tenham ação de tira-manchas, como a linha ECOMAX, da Casa KM, que remove até mesmo as manchas mais difíceis, não deixa a roupa amarelada e possui máxima eficiência em vários tipos de tecidos. Além disso, a linha possui tensoativos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.

6 – Algumas manchas requerem cuidados especiais, seja em tratamentos diferentes ou até mesmo no tempo de remoção da mancha. Manchas de graxa necessitam de remoção rápida e produtos potentes; de caneta são difíceis de sair, mas não impossíveis — aplicar um tira-manchas em cima e deixar agir é uma boa dica; as de café são muito comuns e são também as mais fáceis de tirar, bastando fazer a lavagem corretamente; as que são causadas por molhos, como geralmente se está longe de casa, devemos usar um guardanapo para retirar o excesso e, assim que possível, lavar a peça; já com manchas causadas pelo suor do corpo, a água morna também é uma forte aliada ao lado de produtos específicos na hora de lavar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados