Crise faz companhias trocarem
investimento em plataformas tradicionais por projetos em mídias digitais,
criando grande demanda por especialistas na área
O
mercado de trabalho está bastante favorável para quem domina as plataformas
digitais. Devido aos efeitos da instabilidade econômica que o Brasil vem
enfrentando nos últimos anos, as empresas estão optando por reduzir a verba de
plataformas offline e focar mais em online, contratando profissionais
especializados nas mídias digitais.
De
acordo com Lígia Maria Zeminian, consultora de carreira da Randstad, a demanda
do setor está bastante aquecida desde o ano passado, principalmente para vagas
em redes sociais e performance. “Estamos observando um movimento de contratação
muito forte, tanto para vagas de analistas, quanto de gestores”, comenta a
especialista.
O
pré-requisito mais recorrente nas vagas para analista é ter conhecimento em
Google Adwords, a plataforma de publicidade do Google que é utilizada para
exibir links patrocinados que aparecem por meio da pesquisa de uma
palavra-chave específica. Já para ocupar cargos de gerência, os candidatos são
avaliados por experiências anteriores, então precisam apresentar cases de
sucesso e ter relacionamento com o mercado.
“É
comum entre os profissionais em nível de gestão se reunir periodicamente com
representantes do Google, Facebook e outras empresas de redes sociais para se
inteirar das novidades que implementarão em seus projetos”, explica Lígia. Por
conta da exigência de bagagem, as vagas de liderança demoram mais a ser
preenchidas, enquanto que os cargos de analista são supridos rapidamente pelo
grande volume de jovens que ingressaram diariamente no setor.
No geral, as empresas estão em busca
de profissionais com perfil inovador, criativo, mão na massa e empreendedor.
Mas Ligia alerta: é fundamental que haja paixão pelo trabalho, pois essa é uma
área muito dinâmica, em que o profissional deve estar disposto a se atualizar
constantemente, por meio de cursos, eventos, benchmarking e aprendizagem de novas
ferramentas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário