Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Escassez de chuva e falta de oferta minam atratividade das fontes limpas no mercado livre de energia


Tocantins é o único estado a alcançar média acima de 0,6, o que indica boa viabilidade para migração


A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de lançar estudo que aponta o Tocantins como o único estado do Brasil com uma boa atratividade do mercado livre para fontes limpas de energia. Apesar do índice revelar uma pequena melhora, a situação mostra ainda quase o Pais todo com baixa viabilidade para que empresas façam a migração.

“A escassez de chuva e a baixa oferta de energia incentivada minam a atratividade do Ambiente de Comercialização Livre”, explica Erick Azevedo, sócio diretor da FDR Energia e coordenador do estudo. O levantamento mostra que o período registra uma pequena recuperação da atratividade das fontes limpas de energia no mercado livre, com a média de “0,516”, no comparativo com junho, que registrou “0,507”.

De acordo com o estudo, Tocantins continua na liderança do ranking e recuperou a média acima de 0,6, que indica boa viabilidade financeira para migração para o mercado livre de energia. O estado foi o único do mês a atingir essa classificação. 

Na segunda posição do índice nacional FDR, ficou o Pará, com a nota “0,592”, seguido por Espírito Santo com “0,580”. Na quarta posição ficaram os estados de Goiás e Rio de Janeiro com “0,578” e em quinto Amazonas, com “0,577”.  E na lanterna permanece o Amapá, com nota “0,360”, que indica baixa atratividade.

O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade.

Pode-se considerar que valores abaixo de 0,4 são tidos como inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Entre 0,4 e 0,6 como viabilidade moderada, entre 0,6 e 0,8, de boa viabilidade e acima de 0,8, com alta viabilidade.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro.


VEJA O RANKING COMPLETO DO MÊS DE JULHO
 
ESTADO
Jul
TOCANTINS
0,602
PARÁ
0,592
ESPIRITO SANTO
0,580
GOIAS
0,578
RIO DE JANEIRO
0,578
AMAZONAS
0,577
SANTA CATARINA
0,565
MATO GROSSO
0,564
PARANÁ
0,544
PIAUI
0,536
DISTRITO FEDERAL
0,534
PARAIBA
0,525
MARANHÃO
0,521
CEARA
0,518
MATO GROSSO DO SUL
0,516
ALAGOAS
0,509
PERNAMBUCO
0,494
SÃO PAULO
0,486
MINAS GERAIS
0,481
RONDONIA
0,479
SERGIPE
0,478
BAHIA
0,474
RIO GRANDE DO SUL
0,473
RIO GRANDE DO NORTE
0,460
ACRE
0,453
AMAPÁ
0,360


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados