Pesquisar no Blog

segunda-feira, 23 de julho de 2018

5 dicas para seu currículo chegar ao recrutador


Com grande volume de candidatos por vaga, e-mails podem se perder se não forem bem elaborados


O currículo é a porta de entrada para conquistar aquela vaga desejada e, atualmente, a internet é o principal meio de contato entre profissionais e empresas. Mas, na hora de enviá-lo, não é incomum que o e-mail se perca devido ao alto volume de candidaturas. Para ajudar a destacar seu currículo no momento de aplicar para uma vaga, a Randstad, líder em soluções de recursos humanos, elencou 5 dicas preciosas. Confira:


Regra #0: edite seu currículo

Antes de aplicar para qualquer vaga, é fundamental dar um passo atrás e editar criteriosamente seu currículo. “Atualmente, há uma preocupação grande das pessoas em relação ao visual do documento, mas também é preciso ter atenção às informações que serão apresentadas”, ressalta Letícia Krauskopf, gerente da Randstad Professionals. Adicionar experiências profissionais, competências, projetos especiais, cases de sucesso e prêmios recebidos é muito importante. “Uma dica de ouro é ter mais de um currículo ou sempre adaptar o documento original de acordo com a vaga em questão. Reorganize as informações e destaque as competências que estão sendo requisitadas”, recomenda a especialista.


Avalie as vagas com critério

Não mande o seu currículo aleatoriamente para qualquer vaga na esperança de ter mais chances. De acordo com Letícia, “Isso pode prejudicar a imagem do profissional no mercado e fazer com que ele perca a credibilidade”. Portanto, antes de aplicar para uma vaga, leia atentamente o descritivo e requisitos e avalie se seu perfil e competências são adequados ao posto.  


Fuja do padrão no corpo do e-mail

Não escreva “currículo anexo” ou deixe o corpo do e-mail em branco. Aproveite a oportunidade para se apresentar, contar como teve acesso ao contato do recrutador e falar brevemente sobre o que o interessou na vaga para a qual está aplicando. “Tenha cuidado para não se estender demais. As clássicas cartas de apresentação já não têm tanta efetividade no modelo de recrutamento atual”, recomenda Letícia. Para o título, a recomendação é: “Currículo - Área - Cargo”. Exemplo: Currículo - Vendas - Analista Pleno.  


Tenha conhecimento a respeito da empresa

Pesquise a empresa para a qual você está se candidatando. “Entender sobre a vaga e a cultura da empresa são passos importantíssimos para saber se a oportunidade realmente interessa e se seu perfil é adequado”, diz a especialista. Além disso, essa pesquisa pode ajudar na adaptação do seu currículo e nos pontos a serem destacados por e-mail no momento da candidatura.  


Tenha cuidado com a linguagem

Evite usar linguagem informal e revise o texto quantas vezes for necessário, pedindo ajuda de outros para garantir que ele esteja sem erros gramaticais e com as principais informações em destaque. “Erros de português causam uma impressão ruim, por mais qualificação que o candidato tenha. A primeira impressão é importantíssima para que o candidato continue no processo seletivo”, finaliza a Letícia.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados