Apesar de ser de um universo diferente, um time de futebol
tem muito o que ensinar aos profissionais
A Copa do Mundo que começou no dia 14 de junho e segue até 15 de
julho na Rússia contribui para a inserção do esporte nos holofotes. É
inevitável ter todas as atenções voltadas para as atuações do técnico, goleiro,
zagueiros, laterais, volantes, atacantes e meio-campistas em prol de um único
objetivo: ter um desempenho de sucesso e conquistar a taça. Neste contexto,
você já parou para refletir sobre o que o evento esportivo tem em comum com o
ambiente dos negócios?
O presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto
Marques, tem a resposta para esta pergunta: “Não apenas em dias de Copa do
Mundo, mas, em competições de forma geral, os brasileiros tem o costume de
questionar a performance dos jogadores e o posicionamento do time sem olhar
para si mesmo. Contudo, será que no trabalho essa pessoa é realmente produtiva?
Será que colabora com as tarefas em equipe? O esporte é capaz de estimular
estes comportamentos. Portanto, para marcar um gol bonito no campo corporativo
é preciso aprender a estar atento, focar no desenvolvimento das competências,
fortalecer as fraquezas, incentivar a união e munir-se de técnicas
estratégicas. Afinal, assim como no futebol, ações assertivas geram bons
resultados”, afirma.
O especialista separou cinco comportamentos que podem ser
aprendidos no futebol e que são indispensáveis para o mercado de trabalho. Veja
abaixo:
Espírito de equipe
Cada pessoa tem uma personalidade e em um time de futebol não
seria ao contrário. Porém, os jogadores superam as diferenças porque sabem que
precisam unir forças para trabalhar em um objetivo em comum. Esta atitude
também deve estar presente na empresa, pois é a junção das competências e
habilidades que realmente potencializam os resultados finais.
Inteligência Emocional
Ao passar por adversidades, estresses ou críticas tanto durante um
jogo de futebol como na companhia é necessário ter equilíbrio. Dessa maneira, o
segredo é desenvolver a inteligência emocional para lidar melhor com as
situações, evitar decisões impulsivas e enxergar novas oportunidades.
Ter em mente o papel do líder
Em campo o capitão do time é aquele que motiva, conduz e apoia os
colegas para que consigam ter o melhor desempenho. Ele também procura manter as
orientações do treinador e faz com que todos sigam as estratégias durante o
jogo. No ambiente corporativo o comportamento de um líder precisa ter essas
características. Esta figura é a responsável por disseminar a cultura
organizacional, apoiar o desenvolvimento dos seus liderados e conduzi-los a
grandes resultados. É necessário dar bons exemplos a fim de tornar-se
referência.
Comprometimento
Cada jogador tem as suas qualidades que os levam a ter uma atuação
específica seja na defesa, armação de jogadas ou no ataque. Por sua vez,
existem os departamentos na empresa em que, se o colaborador não estiver
alinhado com o propósito daquela função, o trabalho não fluirá. É fundamental
utilizar-se do comprometimento com o cargo para contribuir positivamente com o
sucesso do negócio.
Treinamento
Jogadores e profissionais precisam investir em treinamento. Para
crescer na carreira é imprescindível ir a busca de aperfeiçoamento porque por
mais que se tenha as habilidades necessárias, é com conhecimento e experiência
que se cresce. Portanto, desenvolver, atualizar-se e aplicar os aprendizados
são caminhos para alcançar melhores resultados.
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