O ano de 2016 está acabando o que para muitos,
torna-se um período para refletir sobre o que deu certo, o que precisa melhorar
e mudar. Isso, na verdade, significa deixar a preguiça de lado e tomar coragem
para voltar naquela listinha de resoluções e ver o que ainda falta fazer para
tirar aquele plano, ou sonho, do papel. É incrível como as pessoas sabem
exatamente o que precisa ser feito, o caminho que deve seguir, o ponto que quer
chegar, mas não o fazem. Se não der o primeiro passo, depois o segundo, e
assim por diante, nada vai acontecer se não partir para a ação.
Mas há aqueles que conseguiram quebrar esse ciclo.
Esses, tiveram que se reinventar e agir rápido para se adaptar a uma nova
realidade, são os chamados empreendedores por necessidade e basta uma palavra
para defini-los: ATITUDE.
Para sair de vez do grupo de 11,4 milhões de
desempregados no Brasil, eles estão virando o jogo e decidiram criar as suas
próprias oportunidades. De acordo com o indicador do Serasa Experian, a
abertura de novos negócios entre janeiro e julho chegou a 199.373 novas
empresas.
E este movimento só cresce e eles não querem apenas
participar da corrida ou conquistar apenas o pódio, mas sim chegar em primeiro.
É claro que assumir novas responsabilidades gera insegurança e para driblar
este medo, é preciso usar este sentimento como impulsionador de busca pela
superação.
O risco deve ser o atrativo para o sucesso. Não
devemos perder o medo, mas devemos enfrentá-lo, se quisermos evoluir.
Estar preparado para assumir responsabilidades quer dizer permitir-se tentar,
deixar-se errar para acertar! Quer dizer, dar a si mesmo a possibilidade de
crescer. E quantas vezes deixamos um plano ou um sonho de lado por medo de dar
errado?
Mas quando se tem um pensamento focado em “ o
importante é ganhar”, você trabalha para ter resultados. Vai dar o seu melhor e
lutar pela primeira colocação, vai treinar cada vez mais e seu futuro, ou da
sua empresa, será grandioso. Você não será o número 1 em tudo o que fizer, mas
quanto mais tiver isto como meta, mais perto poderá chegar dos seus objetivos.
Determine-se a alcançar o topo, pois ainda que por ventura não o alcance,
chegará cada vez mais alto.
O verdadeiro campeão busca sempre a vitória. Isso é
o que importa. Essa é a mentalidade que você deve manter, para se tornar um
vencedor. Ayrton Senna dizia “O importante é competir? Isso é pura demagogia! O
Importante mesmo é ganhar! O que eu quero é resultado, o que eu quero são
vitórias”. Não focar na conquista é um pensamento fraco, algo perdedor. Isso é
desculpa! Porque se depois de uma derrota alguém pensa que “o importante é
competir”, então não vai trabalhar tudo o que pode para chegar mais longe, para
ser o primeiro.
Pessoas que alcançam o sucesso e atingem seus
objetivos possuem pelo menos dez características positivas: motivação, foco,
iniciativa, inteligência emocional, ética, comprometimento, resiliência,
criatividade, persistência e busca constante por autodesenvolvimento. E
todos esses atributos fazem a diferença. Os extraordinários revolucionam o modo
como as coisas são feitas, mudam as maneiras de pensar do mundo e buscam novas
soluções para problemas antigos, fazem as coisas diferentes e se destacam na
multidão. Controlam seus medos e os usam a seu favor, em vez de deixar que
atrapalham seus planos e destruam seus sonhos.
Acredite que o que você busca é possível, acredite
que é capaz de fazer e acontecer. Essa confiança será a sua principal aliada na
busca pelo topo. Trace uma rota e direcione sua jornada. Desenhe seu mapa para
o sucesso. Escreva as coordenadas e siga -as. Tenha um extraordinário 2017!
Alexandre
Slivnik - autor do best-seller O Poder da Atitude e O
poder de Ser Você. É sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional
(IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência
na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela Universidade
Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É atualmente um dos
maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, tendo visitado e
estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney Institute sobre
os temas excelência em liderança, inovação e criatividade, qualidade em
serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários grupos de
executivos brasileiros para treinamentos in loco em Orlando, nos Estados
Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a excelência e
felicidade no trabalho, o que é também tema de suas palestras, cursos,
treinamentos e seminários. Atualmente, faz especialização em experiência de
clientes por HARVARD. www.slivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário