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terça-feira, 31 de janeiro de 2023

ABIH-SP faz projeção otimista para o Carnaval 2023 na capital paulista

A maior festa popular do país acontecerá de 17 a 21 de fevereiro



De acordo com previsões da ABIH-SP, o Carnaval Paulistano deverá contribuir para a melhora da taxa de ocupação hoteleira na cidade de São Paulo. Calcula-se que deverá, no mínimo, reeditar o resultado de 2020, na antessala da pandemia C-19. Ou seja: 55%. Quanto à diária média, espera-se que cresça de 10% a 20% sobre os R$ 315,00 daquele ano.

O otimismo tem a ver com a superação da crise sanitária, a volta dos blocos na rua e do desfile pleno. O sucesso de venda dos ingressos deve-se, também, ao incentivo dos órgãos públicos e ao apoio da grande mídia.

Cabe lembrar que em 2020, no último mês antes da decretação da pandemia C-19, o país vivia boa fase de recuperação econômica, após a crise de 2016/17. Na ocasião, o Carnaval realizou-se em clima de alerta sanitário vindo da China. O primeiro caso, no Brasil, foi anunciado dias após o término do evento.

Em fevereiro de 2021, a taxa de ocupação dos hotéis desceu a 25,5%, enquanto que a diária média ficou em R$ 236,00. Com estados e municípios em lock down, não houve Carnaval. Desfiles e blocos de rua suspensos, dificuldade para viajar e restrições ao funcionamento de hotéis, bares e restaurantes compunham o cenário.

Já em fevereiro de 2022, a taxa de ocupação dos hotéis ficou em 47,7%, com diária média de R$ 255,00. Mesmo nos estados e municípios com maior flexibilidade, ainda foram mantidas todas as restrições contidas nos protocolos sanitários.

Conheça o novo procedimento para desobstruir artérias calcificadas do coração

Aprovada no Brasil há poucos meses, a tecnologia litotripsia intracoronariana é a solução mais eficaz para vasos obstruídos e calcificados, um desafio para a medicina até então. A seguir, entenda a importância dessa tecnologia
 

Antônio Carlos Neves Ferreira, cardiologista e coordenador do Serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei de Saúde -- Unidade Santo Agostinho. Crédito: divulgação

 

É muito comum ouvirmos que as artérias do coração ficaram “entupidas” com placas de gordura, impedindo seu bom funcionamento. Porém, o diagnóstico é ainda mais complicado, quando essa coronária está calcificada, dificultando a desobstrução por meio dos métodos convencionais. Até meados do ano passado, no Brasil não havia uma tecnologia capaz de resolver eficazmente esse problema. Porém, a litotripsia intracoronariana mudou esse cenário. Aprovada no país há seis meses, esse procedimento “quebra” as placas de cálcio nas coronárias, por meio de ondas de ultrassom, e assim, permite que a desobstrução do vaso ocorra com sucesso, restabelecendo o fluxo sanguíneo. 

“Trata-se de um método inovador. É indicado especialmente para casos complexos, com disfunções coronarianas graves principalmente devido às placas de aterosclerose com muito cálcio. Esses casos representam cerca de 10% dos procedimentos”, afirma Antônio Carlos Neves Ferreira, cardiologista e coordenador do Serviço de Hemodinâmica da Rede Mater Dei de Saúde -- Unidade Santo Agostinho. 

O uso dessa tecnologia traz ainda mais vantagens como evitar a cirurgia aberta, que representa maior risco de mortalidade, utilizar a anestesia local e permitir um pós-operatório mais tranquilo, com rápida recuperação. 

Segundo o cardiologista, outro benefício, é que esse método é extremamente simples e resolutivo. “Conseguimos fazer uma dilatação de uma lesão que não conseguiríamos em alguns casos pois não havia recurso para tratar. Agora com a litotripsia é possível resolver o problema com eficiência”, esclarece Ferreira.

Representa uma evolução nos tratamentos coronarianos e uma inovação no Brasil e a tecnologia está disponível na Rede Mater Dei. “Nosso primeiro caso foi transmitido ao vivo no Congresso Brasileiro de Cardiologia e Hemodinâmica para compartilhar esse conhecimento com todos. Desde então já operamos mais de 20 pacientes com ótimos resultados. Temos esse compromisso de trazer ao Brasil as tecnologias mais avançadas e seguras para o paciente e um bom exemplo é a litotripsia intracoronariana”, finaliza Henrique Salvador, médico e presidente da Rede Mater Dei de Saúde.
 

Como funciona o método inovador?

Um cateter balão, com soro fisiológico e contraste, é colocado na coronária. O balão é posicionado de forma que encoste na parede do vaso, justamente onde estão as placas de cálcio. Ondas de ultrassom se propagam até a parede do vaso e provocam a fratura da placa de cálcio em pequenos fragmentos. Rompida essa barreira, o Stent é implantado no vaso para restabelecer o fluxo sanguíneo.

 

Como é feito pelo método convencional?

Há duas opções. A primeira consiste em dilatar o vaso, utilizando um balão com altas pressões, técnica considerada parcialmente bem sucedida. Caso o procedimento não surta efeito, é usada outra tecnologia, a aterectomia rotacional. Nela, um cateter, que funciona como uma broca, pulveriza a placa de forma mais trabalhosa e complexa. A desvantagem é que, por meio dessa metodologia, nem sempre é possível desobstruir totalmente as artérias e, em alguns casos, é necessário partir para uma cirurgia aberta.

 

Rede Mater Dei de Saúde

 

Crise ambiental e o reboot do Genocídio

 Opinião

 

Recentemente, o mundo chegou aos oito bilhões de habitantes. No ano 2000, éramos seis bilhões. Em 2011, sete. Segundo os especialistas, em 2060, deveremos ter perto de dez bilhões de habitantes.

Há gente demais no mundo e, apesar do desenvolvimento tecnológico acentuado, o planeta tem poucas condições de resistir às demandas de tantas pessoas. Pior: com as mídias sociais, o padrão de desejo de vida acaba se pautando pelo alto - aquele das fotos do Instagram -  e os esforços para alcançar esse tipo de existência social e econômica acelera a destruição dos recursos naturais. Todo mundo quer ter espaço para morar, privacidade, acesso à tecnologia, alimentos frescos e saudáveis, vários carros na garagem, infraestrutura de qualidade, segurança e proximidade dos locais de trabalho e lazer. Só que não há mundo suficiente para isso, o que gera uma tensão contínua, embora com escalas distintas: os que têm muito ficam insatisfeitos porque não podem usufruir de seus privilégios do jeito que gostariam; os que têm pouco ou nada, não compreendem e não aceitam que alguns poucos tenham tanto e que não possa haver uma divisão mais equânime. E não parece haver uma solução razoável para as duas raivas. Pelo contrário, elas se retroalimentam.

O país que mais emitiu gases de efeito estufa desde o início da Revolução industrial foram os EUA. Por conta da destruição da natureza e da poluição em larga escala, produziram um padrão de vida para a sua classe média que  virou modelo de “vida boa” em todo mundo. De lá pra cá, o planeta já esquentou 1,2 graus celsius. Se passar de 1,5, a coisa deve piorar muito em termos de catástrofes ambientais, gerando, entre outras coisas, um número imprevisível de refugiados. A ONU calcula que, até 2050, cerca de 200 milhões de pessoas serão obrigadas a deixar suas casas e seus países por conta dos efeitos deletérios das mudanças climáticas: desertificação, erosão, inundação, poluição extrema. Essas pessoas vão buscar abrigo e condições de sobrevivência nos países com melhores condições para oferecê-las, ao custo de pressionar um pouco mais aqueles que têm muito e que já reclamam por não poder exercer seus privilégios adequadamente. Não é à toa que, em vários países da Europa, cresce a simpatia por partidos que defendem dar um basta na imigração para garantir que apenas “os seus” possam usufruir dos benefícios econômicos produzidos. Mas essa promessa é , sem dúvida, uma conta que não fecha. 

No extremo, alguns super ricos já investem em povoar outros planetas, numa utopia de “um mundo livre dos pobres e diferentes”, só para os privilegiados. Mas, por enquanto, é com esse cobertor curto que precisamos nos virar. Cada vez mais quente, mais caro e menos saudável.

A compreensão de que estamos no mesmo barco e que só soluções comuns podem nos salvar não parece fazer muito sucesso. A prova disso é  um tema que tem reaparecido nos jornais com mais frequência, como há tempos não se via: os comportamentos genocidas. O genocídio é a ação ou omissão deliberada contra um povo específico, visando o seu desaparecimento. Genocídio não se mede por quantidade de gente morta, mas pela disposição ou indiferença com a morte dela. Esse comportamento desumano parece ter uma relação importante com os fenômenos ambientais em um planeta entupido de gente. Na Alemanha dos anos 30 e 40, a ideia de “espaço vital” foi um dos conceitos fomentadores da política de extermínio perpetrada pelos nazistas. Já que os recursos não eram suficientes e o território exíguo, a saída seria eliminar aquele que “é diferente”. Terminada a guerra, o mundo testemunhou a extensão dessa política absurda e condenou veementemente qualquer prática com esse fim deliberado. Pois bem: o século XXI enfrenta, mais uma vez, o desafio de lembrar onde os pensamentos genocidas podem desaguar, e a necessidade de condenar com a mesma veemência, antes que o passado seja reatualizado, em escala ainda mais trágica.

 

Daniel Medeiros - doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

 

Equilíbrio entre vida e trabalho: saiba como o conceito Work-life Balance está sendo implantado no Brasil

 

Divulgação
ClubCoworking

iFood, Gupy e Stellantis passaram a adotar o modelo de trabalho flexível com apoio da Woba

 

Temas como flexibilidade, trabalho híbrido, qualidade de vida, bem-estar e anywhere office se tornaram mais frequentes no cotidiano das organizações. Buscando por rotinas com equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os colaboradores passaram a exigir um modelo de trabalho flexível e as empresas tiveram de se adaptar. A Woba esteve por perto de muitas que optaram por essa transição, como iFood, Gupy e XP, com soluções específicas para cada marca. 

De acordo com o levantamento realizado pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, 56% das empresas brasileiras adotaram o trabalho híbrido em 2022. Em 2021 a taxa era de 44%. A pesquisa também apresenta que 19% das organizações seguem permitindo o trabalho remoto. 

Atendendo médias e grandes corporações, como XP, Yalo, Albert Einstein, Banco Inter, entre outras, a Woba tem a missão de ser uma parceira de pessoas e empresas na jornada da flexibilização do trabalho, possibilitando que colaboradores possam acessar locais com excelente estrutura em outras localidades do país, ou mais próximos às suas casas, por exemplo, além de se conectarem com potenciais parceiros de negócios. A possibilidade de escolha e adesão ao que melhor se encaixa na rotina, promove mais qualidade de vida.

A sustentação da cultura organizacional, com encontros físicos e presenciais, que não cerceiam a vontade e liberdade dos profissionais, fortalece laços, engaja as equipes e aumenta o sentimento de acolhimento e pertencimento à empresa, por exemplo. As interações também contribuem para o desenvolvimento de projetos colaborativos e de soft skills, como comunicação, empatia, liderança, criatividade, entre outras. 

Outro ponto importante é que esse processo evita a sensação de solidão, muito presente no trabalho remoto. Segundo dados do relatório “O novo futuro do trabalho", da Microsoft, de 2022, o trabalho remoto pode causar a sensação de isolamento e culpa. O estudo apontou também que 81% das pessoas com menos de 35 anos sentiram solidão no trabalho remoto de longo prazo. 

Roberta Vasconcellos, CEO e cofundadora da Woba, contextualiza que com a pandemia houve uma aceleração digital do trabalho que mudou a forma como as pessoas procuram emprego. “Com a retomada das atividades presenciais, os colaboradores estão optando por instituições que ofereçam opções de trabalhos flexíveis, anywhere office (em qualquer lugar do mundo). Quando isso não é possível, há uma maior taxa de rotatividade e dificuldades no processo de atração, recrutamento e retenção de talentos, por exemplo.”

Além do acesso à rede multinacional de coworkings, entre as soluções que a startup proporciona estão a contratação e personalização de escritórios próprios e aluguel de salas de reunião ou eventos, por exemplo. Ou seja, entende-se as especificidades dos clientes para uma implementação adequada de ações que tragam eficiência e redução de custos com escritório e fortalecimento  da cultura organizacional (empresas).

Para a empresa, as soluções se integram ao oferecer a tecnologia para um ecossistema de escritórios asset light e 360º, com contratos flexíveis e inexistência de multa ou caução, por exemplo. Há diversas formas para criar um ecossistema de trabalho com inteligência e eficiência.

Fundada em 2017, em Belo Horizonte, a startup possui em sua rede mais de 1.600 espaços em 200 cidades brasileiras, como: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba; e no México. Desde o início de sua operação, levantou R$ 8 milhões de capital inicial com Kees Koolen, o cofundador do Booking.com, em 2018; e R$ 55 milhões na Series A com Kaszek e Valor Capital, em 2021. Seus resultados são ascendentes: com um crescimento 43% de 2021 a 2022, no mesmo período o número de reservas teve alta de 30% e a adição de mais 500 novos espaços, em 2022.

 

Mudança de nome e expansão internacional para o México

O conceito sobre trabalho está em constante transformação e a startup também se transformou, trocando o nome de BeerOrCoffee para Woba. Derivado do termo “Work-Life Balance'' (vida profissional equilibrada), o novo nome trouxe um novo propósito para a marca. 

Com mais de  1.600 mil espaços em 200 cidades do país, a plataforma se consolida ao facilitar o acesso flexível e sob demanda a espaços de trabalho para diferentes usos, como escritórios, espaços para eventos ou reuniões. Além disso, a Woba iniciou a sua expansão internacional para o México. O rebrand foi anunciado em 28 de outubro de 2022, no Google Campus, em São Paulo. 

Segundo Vasconcellos, a mudança  da marca tem o objetivo de acompanhar as atualizações e as transformações do setor de atuação. “Na sua criação, o BeerOrCoffee tinha o propósito de facilitar conexões. Nossos usuários tinham em suas mãos o poder de encontrar outras pessoas, pares, mentores ou parceiros e os convidarem para um bate-papo, com um café ou cerveja. Porém, com base nos acontecimentos dos últimos anos e seus impactos no mercado, principalmente, com o aumento da flexibilização do trabalho, entendemos que nossas soluções e serviços entregam muito mais do que a marca BeerOrCoffee conseguia carregar e, por isso, foi necessário atualizar”, conta.

O mercado cresceu e a Woba também. “Percebemos que nossa marca vai além do que inicialmente nos propusemos a fazer. Foi necessário adequar nossa mensagem para este novo mercado e o novo perfil do cliente para transparecer todo o escopo do que oferecemos em nossas soluções e atendimento”, afirma Roberta. 

Todo trabalho de reposicionamento, renaming e rebranding foi desenvolvido sob coordenação dos diretores de design e fundadores da Tall,Piet, Eduardo Tallia e Duda Di Pietro lado a lado com o time da Woba. 

"Saber que qualquer um pode ter um espaço de trabalho perto da academia ou consultório médico, começar a ir de bicicleta ou mesmo a pé para o trabalho; imaginar que as empresas possam ter uma sede em qualquer lugar do país; isso é algo transformador. Foi a partir dessas transformações que chegamos no seu novo nome: Work-life Balance. O equilíbrio entre a vida e o trabalho", ressalta Duda Di Pietro, diretora de design e fundadora da Tall,Piet.

 

Woba -ecossistema de soluções de trabalho.
www.woba.com.br.

 

ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO REGISTROU MAIS DE 2.082 OCORRÊNCIAS COM PIPAS NA REDE ELÉTRICA ENTRE JANEIRO E DEZEMBRO DE 2022

  

- Municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Mauá, Itapevi e Embu lideram em números de registros;

- Concessionária alerta para a importância de empinar pipa com segurança para evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

 

Verão é significado de atividades ao ar livre, cenário perfeito para a prática de empinar pipas. Para tornar a brincadeira agradável e prazerosa, é muito importante estar atento as dicas de segurança sobre essa atividade para evitar acidentes que ainda são recorrentes. Por conta disso, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, divulga o balanço de ocorrências com pipas na rede elétrica em 2022. 

Além dos números, a concessionária dá importantes dicas para que a prática da atividade seja feita com segurança. Quando o assunto não é levado em consideração, a brincadeira pode provocar acidentes graves e, em algumas circunstâncias até fatais, e ocasionar danos à rede elétrica, prejudicando diretamente o fornecimento de energia para milhares de pessoas. 

Em 2022, a companhia apurou 2.082 casos de falha na rede em função do contato com pipas, um aumento de 9,98% em relação ao mesmo período de 2021. A quantidade de clientes impactados em 2022 é de 802.533, contra 633.894 em 2021 (alta de 26,60% de um período ao outro). 

Confira abaixo os municípios com maior número de ocorrências no período e o número de clientes impactados:
 


A interrupção do fornecimento de energia por conta das pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios, podendo levar a curtos-circuitos e derretimento. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço. 

“É importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários. Além disso, o contato de objetos com a rede de energia pode provocar o desligamento das linhas de transmissão e distribuição”, explica Marcelo Bezerra, responsável pela área de Segurança do Trabalho da Enel Distribuição São Paulo. 

Para garantir que a brincadeira ocorra de forma saudável e com segurança, a Enel Distribuição São Paulo compartilha importantes dicas sobre prática de empinar pipa:

  • Caso a pipa se enrosque na rede, postes ou antenas, oriente os praticantes a não arremessar objetos nos fios e não tentar resgatá-los. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede;
  • Soltar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando descarga elétrica. O mais indicado é empinar pipas em espaços abertos e afastados de fiações, como parques e campos de futebol;
  • Materiais metálicos, como o alumínio, não devem ser usados na fabricação da pipa, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, com risco de morte;
  • Evite a utilização de "rabiolas com material laminado ", pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, muitas vezes fatais;
  • O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta os fios de alumínio ou de cobre, o que pode levar a choques por rompimentos de cabos;
  • O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores;
  • É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.


Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica:

  • O local deve ser isolado para que não haja a aproximação de outras pessoas;
  • Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;
  • Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição São Paulo, pelo 0800 7272 196.

Inovação e empreendedorismo devem estar na estratégia de formação de pequenos negócios

O gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae Minas, Roberto Marinho Zica, analisa os fatores determinantes para o sucesso das pequenas empresas


Por que alguns negócios conseguem prosperar, mesmo atuando em mercados competitivos, e outros em condições similares não conseguem? A resposta para essa pergunta está no artigo “Drivers estratégicos, processo decisório e desempenho superior em pequenas empresas” produzido pelo gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae Minas, Roberto Marinho Zica.  No livro “A Virada - Como Reinventar Seu Negócio Em Tempos de Incerteza”, ele destaca que os modelos de negócios que antes eram utilizados já não são mais suficientes para produzir resultados.

Segundo Zica, a inovação e o empreendedorismo são definidos como drivers ou agentes indutores que influenciam fortemente na processo de formação da estratégia de um pequeno negócio. Após a estratégia ter sido estabelecida, os fluxos decisórios vão se desenvolvendo, o que poderá repercurtir em desempenho superior.

“O processo de formação da estratégia com base nesses drivers e o fluxo cognitivo da tomada de decisão, se bem orquestrados, poderão orientar a empresa a obter vantagem competitiva. O seu desempenho deve ser medido tanto por métricas quantitativas, como retornos financeiros, volume de vendas e ou market share, quanto por avaliações qualitativas, por meio da percepção de clientes e parceiros sobre os produtos e serviços. Esse conjunto pode gerar aumento de desempenho e consequente aumento da competitividade do negócio em um mercado tão conturbado nos dias de hoje”, considera o gerente. 

Para explorar o tema do artigo, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) conversou com o gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae Minas, Roberto Marinho Zica. Confira abaixo a entrevista.

ASN – Diante deste cenário que você menciona no seu artigo de acirramento dos níveis de competição, maior número de competidores no mercado e rapidez das mudanças, qual recomendação você dá para quem quer empreender nos dias atuais?

RM- Primeiramente é elaborar bem uma estratégia de negócio, o que vale também para os pequenos empreendimentos. É fundamental que o empreendedor, independente do porte da empresa, defina essa estratégia considerando o potencial interno, mas também elementos de mercado. É o que a literatura chama de abordagem ambidestra. Além disso, o empreendedor deve sempre fazer a tomada de decisão com base na gestão do negócio.

ASN – Como a inovação pode fazer parte dessa estratégia? Quem deve ser o responsável pela inovação da empresa?

RM – Como Platão diz, “a necessidade é a mãe da invenção”. Então, depende muito da percepção do empresário sobre a necessidade de se diferenciar em relação ao mercado, trazendo algo novo que consiga viabilizar vantagem do negócio. Hoje em dia trabalhamos muito com a inovação aberta que é um processo contínuo. O empresário precisa ter um mindset para inovar constantemente de uma maneira que produza resultados reais. O ideal é que toda a organização tenha essa mentalidade, mas o papel do tomador de decisão é preponderante. Se ele não estiver convencido, os seus colaboradores talvez tenham mais dificuldade de persuadi-lo que essa é uma direção a ser tomada. Se todos estiverem conscientes, essa guinada para inovação pode fluir muito melhor.

ASN – Como você avalia o processo decisório dentro de pequenos negócios familiares? Como o responsável pela gestão pode tomar decisões mais acertadas?

RM – Tomar decisão é algo pertinente à natureza humana e essas decisões tendem a ser baseadas em um processo cognitivo, racional. Elas não devem ser tomadas exclusivamente por aspectos emocionais, mas devem ser tomadas com base em dados, informações, na percepção do tomador de decisao e na estratégia do negócio. No caso das pequenas empresas, o processo de decisão é ainda mais delicado porque pode repercutir na sobrevivência ou permanência da atividade dele. O ideal é que o empreendedor possa compartilhar esse processo com aquelas pessoas mais próximas do negócio, mas que essencialmente, seja uma decisão com base em informações. Quanto mais e melhores informações disponíveis, seja a partir de ferramentas de análise, por exemplo, menor será o risco que ele vai ter para tomar uma decisão equivocada. Se possível, é recomendável que seja elaborado um painel de informações com indicadores para ajudá-lo nesse processo. Pode ser desde uma planilha de Excel até programas disponíveis na internet.

 

O papel do professor no combate ao bullying 

No mês em que se celebra o Dia do Professor, é importante relembrar que o objetivo principal do mestre é o aprendizado de seus discípulos e, quando este não acontece em plenitude, o mestre precisa intervir. Um dos temas mais discutidos sobre a rotina das salas de aula é o enfrentamento ao bullying.  

Instituída em 2015, a lei 13.185 estabelece um programa de combate à intimidação sistemática em todo o território nacional. A partir disso, foi caracterizado como bullying todo ato de violência, física ou psicológica, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la. Mas indo além do que está descrito na lei, como o professor, individualmente, pode atuar nesse tipo de situação? 

O professor é um agente importantíssimo no combate ao bullying visto que ele transita por todos os grupos, interage e conhece os estudantes, suas atitudes, potencialidades e fragilidades em situações adversas, o que lhe permite perceber onde devemos investir tempo e ação tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Ademais, o professor conhece e pode intervir também na família do estudante que tem papel fundamental na formação moral e social da criança. A atuação do professor, na maior parte das vezes, lhe dá abertura e capilaridade para criar vínculos que permitam que se aproxime dos estudantes e ouça suas percepções e sentimentos, as dificuldades, os anseios, os sonhos, as expectativas. 

Atividades pedagógicas rotineiras como trabalhos em dupla, em grupos e até as apresentações em público revelam não apenas questões acadêmicas, mas também as habilidades socioemocionais individuais e de grupo. A intervenção deve levar em consideração a situação, o contexto e os envolvidos no intuito de se planejar as melhores ações, cuidando para jamais naturalizar ou banalizar a situação e/ou as percepções e sentimentos dos envolvidos. Uma forma de evitar o bullying é o estabelecimento de regras e limites claros que permitam que os sujeitos se sintam ouvidos e respeitados, partícipes do processo. 

Toda atividade que permita o conhecimento, a sensibilização, a troca de informações e de percepções acerca do grupo, favorecem a prevenção e maior consciência dos estudantes acerca do bullying. A diversificação metodológica e a consciência de que dispomos de ferramentas importantes para implementar uma cultura de paz como a comunicação não violenta, atividades que privilegiem o trabalho coletivo, a superação das limitações pessoais ao invés da competição, ajudarão a promover uma outra forma de relacionamento muito mais saudável.

 

Débora Camargo -orientadora educacional no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília


9 dicas para tornar a jornada de volta às aulas mais fácil


Fevereiro está chegando e, com ele, o retorno do período escolar, e os primeiros dias de aula podem ser especialmente estressantes. Mas dá para se preparar antes de pegar o carro e levar os pequenos (ou nem tão pequenos assim) para a escola sem tanto estresse e uma direção mais segura e tranquila. Para isso, a LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, listou 9 dicas para te auxiliar no retorno à essa rotina escolar. Confira!


  1. Verifique o carro na noite anterior

Não seja pego de surpresa com um tanque de combustível baixo ou vazio na manhã do primeiro dia de volta às aulas. Reserve alguns minutos na noite anterior para dar uma olhada no seu carro. Verifique os níveis de combustível ou bateria, os pneus e fluidos, como o óleo. Com essas manutenções simples do carro, você garantirá que não haverá problemas pela manhã, nem com o carro e muito menos com a segurança dos seus filhos.


  1. Saia com antecedência

Embora as ruas possam ter ficado tranquilas em dezembro e janeiro, quando chega fevereiro, todos parecem voltar a dirigir. Você pode imaginar os engarrafamentos quando todos retornam à escola e ao trabalho? Para evitar uma viagem estressante, saia de casa com um pouco de antecedência para se preparar para o trânsito do primeiro dia. 


  1. Faça uma lista e verifique antes de sair

As crianças têm muitas coisas de que precisam para o primeiro dia do ano letivo. Os livros, mochilas, agenda, canetas e uniforme. Almoços e lanches também não devem ser esquecidos!

Há muito o que lembrar e, no estresse de sair no primeiro dia, é fácil esquecer algo. Para garantir que você não precise voltar para casa para pegar algo que esqueceu, faça uma lista na noite anterior e a verifique antes de sair para garantir que não deixará nada para trás.


  1. Incentivo no novo ano letivo

O primeiro dia de volta às aulas pode ser estressante para os pais que precisam voltar ao ritmo, mas também pode ser muito estressante para os filhos, pois um novo ano escolar significa novas turmas (ou professores), novos horários e, possivelmente, novos amigos. O desconhecido do que o ano trará pode fazer com que seus filhos se preocupem, então o trajeto é o momento perfeito para começar com uma conversa estimulante.

Fale sobre o quão emocionante será este novo ano letivo. Enfatize os bons momentos que eles vão experimentar. Novos amigos, novos assuntos, compartilhar as experiências que tiveram durante as férias.

O objetivo deve ser criar expectativas positivas para este novo ano letivo.


  1. Não deixe o trânsito te estressar

Você sabe que provavelmente haverá engarrafamentos, portanto, não se preocupe ou estresse. Aproveite para começar a conversar ou brincar com seus filhos. O estresse não fará com que o trânsito se mova mais rápido, então faça do tempo que você passa em um engarrafamento um espaço divertido e enriquecedor para passar com seus filhos.


  1. Crianças menores de 10 anos no banco de trás

A segurança é de grande importância. É do conhecimento geral que os cintos de segurança devem sempre ser usados em um carro, mas os regulamentos sobre assentos infantis e quando as crianças podem sentar-se no banco do passageiro da frente geralmente não são tão conhecidos. A Lei (CTB) concede o direito de a criança andar no banco da frente a partir dos 10 anos, independentemente da estatura. Lembrando também que crianças com idades entre 7 e 10 anos – ou que tenham menos de 1,45m – devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro em assento de elevação utilizando o cinto de segurança. À medida que seus filhos crescem, eles podem querer sentar-se na frente ou desistir do assento da criança, mas para sua própria segurança, é essencial seguir essas orientações.


  1. Os cintos de segurança devem ser sempre usados

Para qualquer viagem, não importa quão curta ou longa, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros.


  1. Estacione no lugar certo

Geralmente, estacionar para deixar as crianças ou buscá-las pode ser um drama. Com o estresse de deixar seus filhos a tempo na escola e o trânsito pesado, já que todos os outros pais estão deixando seus filhos, pode ser um caos. Sempre estacione nas áreas recomendadas pela escola ou passe pela área de desembarque recomendada para a segurança de todos.


  1. Verifique o horário de saída

Por fim, não se esqueça de verificar o horário de saída. No primeiro dia de volta às aulas, o horário de saída pode ser diferente do horário habitual.

Exaustivo? Pode ser, mas as idas e vindas da escola também são experiências agradáveis que seus filhos levarão para a vida.

Bom retorno às aulas!

 

Volta às Aulas com as dicas do Dr. Bactéria

A volta às aulas é sempre um evento significativo para as crianças. Ansiedade, expectativa pelas novidades e animação para a compra de materiais escolares. Mas os cuidados com a saúde não podem ficar de fora! Então, aproveite as dicas valiosas do biomédico Roberto Figueiredo, o querido Dr. Bactéria. Confira!


Limpeza da lancheira

Item mais utilizado pelas crianças, a lancheira deve ser higienizada diariamente.

Não é necessário usar álcool, água sanitária ou outro desinfetante.

Para higienizar lancheiras use somente esta formulação:

1 litro de água + 1 colher de sopa de detergente mais uma colher de sopa de bicarbonato. Usar uma esponja do lado macio, enxaguar e deixar secando no escorredor. Evite panos para secar.


Conservação dos alimentos

As mães precisam tomar cuidados na hora de preparar os lanches e montar as lancheiras. É importante equilibrar as preferências de gostos das crianças com suas necessidades nutricionais.

Mas é recomendável evitar alimentos ultraprocessados e com conservantes, mesmo sendo mais fáceis das crianças levarem de lanche.

Muita atenção aos alimentos refrigerados, o tempo de conservação e o cuidado com a temperatura, são fundamentais.

Por isso, é bom enviar alimentos e ou produtos que não estragam rapidamente (use gelo ou blocos reutilizáveis com gel congelado pra manter a refrigeração). Atenção redobrada, se a lancheira não for térmica.


Armazenamento das Frutas

Em geral, as mães colocam as frutas inteiras higienizadas dentro de saquinhos, mas como são colocadas mais cedo, na hora do lanche, elas podem estar amassadas, com aparência feia.
No caso de cortá-las para que fiquem mais arrumadinhas e criativas, sem correr o risco de escurecer, pode-se seguir essa dica preciosa:

Coloque num recipiente água e gotas de limão, ou se preferir, partilha efervescente de vitamina C. Deixa repousar por dez minutos e depois seque com papel-toalha. Agora pode organizar no recipiente e colocar na lancheira, sem problemas.



ChatGPT: Como usar o polêmico robô conversador nas estratégias de marketing em 2023

O ChatGPT pode criar uma experiência com o cliente inovadora (Créditos: Unsplash)

Nos EUA, a ferramenta de bate-papo inteligente já é banida em algumas escolas para evitar que alunos a usem como "cola"


 

A tecnologia, antes vista apenas como algo futurístico, está mais perto e presente do que imaginamos. A inovação da vez tem como nome ChatGPT, criado pela empresa estadunidense OPEN AI e tendo como investidores grandes nomes como Elon Musk e Sam Altman. A ferramenta é um software programado para simular a conversa humana, foi disponibilizado ao público em 30 de novembro e promete otimizar os diálogos virtuais e proporcionar uma experiência com clientes mais proveitosa e inovadora.

 

“Estar dentro das tendências possibilita que diferenciais sejam empregados dentro das empresas, proporcionando que a experiência com o cliente seja a melhor possível. O Chat GPT veio com a missão de auxiliar e otimizar o atendimento do cliente com a empresa, humanizando para que as respostas e o suporte ficasse menos robotizado e que as dúvidas fossem resolvidas. É uma ferramenta que pode gerar novos leads e criar conteúdos melhores, a tecnologia do futuro chegou!”, afirma Caio Damasceno, CCO da Taruman.

 

O departamento de Educação da cidade de Nova York (EUA) decidiu banir o ChatGPT em suas escolas para evitar que alunos usem o robô conversador como "cola". Para entendermos, o seu funcionamento acontece da seguinte forma: ela reúne uma série de algoritmos e, por meio de um processamento, realizam uma interação humana com as máquinas, ou seja, os computadores. O intuito dessa inovação é deixar a experiência do consumidor com as empresas através dos chats mais realistas, criando uma certa “humanização sem humanos”.

 

A sua interface é bem parecida com os chats já existentes: não é muito elaborada, o objetivo é facilitar e humanizar. O usuário escreve as mensagens que funcionam como um SMS e que, por sua vez, são respondidas pela programação baseada em respostas anteriores, sendo possível pela tecnologia de aprendizagem: quanto mais utilizar melhor seu aproveitamento e utilidade. Enquanto ainda está em fase de revisão de pesquisa, os usuários podem se inscrever e testá-lo gratuitamente.

 

O Marketing, assim como outros setores, pode utilizar essa ferramenta nas seguintes áreas. O Caio, da Taruman, lista algumas:

 

·  Personalização da comunicação

 

Por meio do ChatGPT, é possível realizar a programação de disparos de email-marketing, anúncios e disparos programados nas redes sociais. Todas essas ações podem ser feitas com base em cada tipo de cliente, criando conteúdos diferentes e personalizados para os usuários;

 

·  Possibilidade de novos leads

 

Uma outra alternativa é criar formulários de qualidade e pesquisa, auxiliando para que a busca de novos leads, ou seja, novos clientes, seja realizada de forma mais fácil;

 

·  Gerar conteúdo personalizado

 

O ChatGPT pode ser utilizado para criar conteúdo de qualidade para o site ou as  redes sociais da empresa. Abre a possibilidade de programar para a escrita de  artigos, notícias e até mesmo roteiros de vídeos. É também utilizado para técnicas de SEO, para garantir que o conteúdo esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade da marca.

 

 

Agência Taruman



segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Microempreendedores têm até esta terça-feira para aderir ao Simples Nacional

O prazo final para que microempreendedores possam aderir ao Simples Nacional é até esta terça-feira (31/01). De acordo com dados da Receita Federal, até o último dia 23, mais de 277 mil empresários de todo o Brasil realizaram a solicitação. O resultado final será divulgado em 15 de fevereiro.

Além dos microempreendedores individuais, podem aderir as micro e pequenas empresas que tenham registrado orçamento abaixo de R$ 81 mil em 2022. O MEI caminhoneiro também pode aderir.

Após a adesão, as empresas poderão recolher tributos de forma unificada. Entre os impostos estão o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Contribuição para o PIS/Pasep; CPP (Contribuição Patronal Previdenciária); Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

“Caso a empresa possua débitos no âmbito da Receita Federal ou da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional-PGFN, a empresa deve fazer sua regularização, pagando ou parcelando os débitos, sob pena de ser excluído do Simples Nacional ou não ter seu ingresso deferido pela Receita Federal do Brasil. No âmbito da PGFN existem duas possibilidades de transações a depender da data de inscrição do débito, para facilitar o contribuinte a regularizar seus débitos com descontos e prazos extraordinários”, ponderou Filipe Bandeira, contador e advogado da Fonteles & Associados.

 

Ônibus do Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em Guarulhos

Até o momento, o projeto já esteve em 87 municípios do Estado de São Paulo


A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) oferece, por meio do Cidadania Itinerante, a partir da próxima terça-feira, 31 de janeiro, serviços gratuitos para a população de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, em uma das vans do projeto.

Esta ação faz parte da iniciativa da SJC de expandir a atuação de suas coordenações, programas e serviços em todo o Estado, como 2.ª via de documentos, atestados, recebimento de denúncias e orientações. Com o investimento total de R$ 4,7 milhões, estima-se a realização de 60,4 mil atendimentos durante os 12 meses de contrato, iniciados em junho de 2022.

Os atendimentos serão realizados diariamente até sábado, 4 de fevereiro, na Rua Victorino Bento Lorena da Silva, 198 - Jardim Angelica, Guarulhos, sempre das 9h às 17h. Somente na quarta a unidade funcionará das 8h às 15h.

Confira os serviços que serão oferecidos para a população: emissão de 2.ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), de CPF e de contas de consumo (água e luz); emissão de carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; recebimento de denúncias; e prestação de orientação e encaminhamento para coordenadorias, programas e ouvidoria da SJC.

 

Serviço

Ônibus do Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em Guarulhos

Data: 31/01 até 04/02

Horário: 9h às 17h (terça, quinta, sexta e sábado); 8h às 15h (quarta);

Local: Rua Victorino Bento Lorena da Silva, 198 - Jardim Angelica, Guarulhos

 

São Lourenço da Serra recebe van do Cidadania Itinerante

Até o momento, o projeto já esteve em 87 municípios do Estado de São Paulo


A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) oferece, por meio do Cidadania Itinerante, a partir desta terça-feira, 31 de janeiro, serviços gratuitos para a população de São Lourenço da Serra, interior do Estado de São Paulo, em uma das vans do projeto.

Esta ação faz parte da iniciativa da SJC de expandir a atuação de suas coordenações, programas e serviços em todo o Estado, como 2.ª via de documentos, atestados, recebimento de denúncias e orientações. Com o investimento total de R$ 4,7 milhões, estima-se a realização de 60,4 mil atendimentos durante os 12 meses de contrato, iniciados em junho de 2022.

Os atendimentos serão realizados diariamente até sábado, 4 de fevereiro, na Praça 10 de Agosto, 305 - Centro, São Lourenço da Serra, sempre das 9h às 17h.

Confira os serviços que serão oferecidos para a população: emissão de 2.ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), de CPF e de contas de consumo (água e luz); emissão de carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; recebimento de denúncias; e prestação de orientação e encaminhamento para coordenadorias, programas e ouvidoria da SJC.

 

Serviço

São Lourenço da Serra recebe van do Cidadania Itinerante

Data: 31/01 até 04/02

Horário: 9h às 17h

Local: Praça 10 de Agosto, 305 - Centro, São Lourenço da Serra

 

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