Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Inscrições abertas até 31 de julho para 15 mil vagas da segunda turma de 2024 do PROA no Estado de São Paulo

As vagas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino

 

Até 31 de julho, as inscrições estão abertas para o segundo processo seletivo do curso gratuito da Plataforma PROA de 2024, que tem 15 mil vagas para jovens do Estado de São Paulo. As vagas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.

 

Para participar, basta fazer a inscrição no site, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais e realizar a matrícula no curso. 

“Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA. 

O curso do PROA, que terá início dia 02 de setembro, tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.

 

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo BMG). 

 

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. 

 


Mercado de Trabalho 

 

Um dos exemplos de sucesso é o ex-aluno Samuel Lopes Cabral, de 20 anos, que conheceu a Plataforma PROA por meio de uma reportagem na TV e realizou o curso em 2023. “Aprendi desde criar um currículo até melhorar minha comunicação, foi uma experiência única e hoje me sinto mais seguro profissionalmente”, afirma o jovem, que depois do curso e com a ajuda do PROA, está empregado como assistente administrativo no Grupo Casas Bahia. 


 

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Pará.

 

Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA: inscrições até 31 de julho 

Início das aulas: 2 de setembro

Inscrições no site: proa.org.br

 

Requisitos

- Ter entre 17 e 22 anos;

- Morar no estado de São Paulo;

- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Vagas para São Paulo: 15.000 (quinze mil) 

 

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, Grupo Marista apresenta indicadores estratégicos de ESG

Lançamento do Relatório de Sustentabilidade aponta caminhos possíveis para próximos anos a partir de cinco frentes


Com mais de sete mil colaboradores e atuação em quatro estados do país, o Grupo Marista apresenta, na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a evolução de suas iniciativas relacionadas ao ESG, indo além da gestão ambiental e incluindo os avanços nas agendas racial, de liderança feminina e de inclusão de PcDs, além de projetos de impacto social, geração de valor compartilhado e promoção do desenvolvimento sustentável. As informações estão no Relatório de Sustentabilidade da instituição, que será lançado pelo Grupo Marista e suas Frentes de Missão (PUCPR, Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat e FTD Educação) nesta terça-feira (04).

Em 2023, o Grupo Marista atualizou sua matriz de materialidade e definiu a Política ESG, priorizando 57 indicadores estratégicos que serão implementados gradualmente nos próximos anos, a partir de cinco frentes: gestão ambiental, promoção do desenvolvimento sustentável, impacto social, geração e valor compartilhado, e desenvolvimento das Frentes de Missão. “O fortalecimento das nossas práticas em ESG potencializa nossa atuação e nos faz avançar de forma ainda mais sólida e coesa rumo ao desenvolvimento sustentável. A estrutura estabelecida pela Governança ESG contribui com a colaboração entre o Grupo Marista e suas Frentes de Missão, ampliando o engajamento dos colaboradores e o atendimento da nossa missão”, avalia o CEO do Grupo Marista, Maurício Zanforlin, que acaba de completar um ano à frente da gestão. 

Força em saúde e educação

Trabalhando em áreas essenciais para o desenvolvimento coletivo,  como saúde e educação, o Grupo Marista tem como principal desafio criar uma agenda ESG que mantenha o vínculo com a missão, garanta a atuação filantrópica e avance em uma agenda local e global. No último ano, a instituição apresentou resultados claros, destacando a inovação como parte central da evolução. 

A PUCPR, por exemplo, fechou 2023 com avanços em várias iniciativas, como a ampliação da Graduação 4D, com oito novos cursos, e o lançamento de um Centro de Realidade Estendida, além de mais de 100 startups aceleradas e incubadas, gerando mais de 1.200 postos de trabalho e mais de R$ 66 milhões em investimentos por meio da Hotmilk. Também na frente de educação, a FTD atendeu mais de 1,5 milhão de estudantes, sendo mais de 450 mil na rede pública, e desenvolveu o Portal Conteúdo Aberto, com mais de 360 mil acessos. Também lançou o Projeto Gier, uma revisão do planejamento estratégico que traz o compromisso de criar mudanças significativas e duradouras no setor até 2030. Dobrar de tamanho com sustentabilidade e ampliar o impacto na educação, não apenas aumentando a receita, mas também fortalecendo o papel como agentes de mudança na sociedade, estão entre as principais metas. 

Na frente de saúde, o Hospital São Marcelino Champagnat recebeu a recertificação pela Joint Commission International (JCI), considerada a mais importante do mundo, mantendo a posição como o único hospital do Paraná com essa acreditação. O hospital também registrou um aumento de 19% no atendimento em consultório, 17% no Pronto Atendimento e realizou 24% mais exames em comparação com 2022, ampliando em 40 novos leitos e três salas cirúrgicas sua estrutura de atendimento. Já o Hospital Universitário Cajuru, com uma média de 147 mil atendimentos anuais, segue amplamente reconhecido como referência 100% SUS em transplante renal e suporte às vítimas de trauma. Com isso, a frente de saúde formada pelos dois hospitais superou, em 2023, o marco legal e atingiu mais de 70% de prestação de serviços pelo SUS. 

Social

A atuação social é, para o Grupo Marista, uma das prioridades da organização. Por isso, sejam voltadas para o público de colaboradores ou para a comunidade, essas iniciativas ocupam boa parte dos resultados de ESG em 2023. Como exemplo dessa prática, o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) impactou mais de sete mil pessoas para prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes ao longo do ano.

Já as iniciativas de Investimento Social Privado e mobilização da comunidade do entorno da FTD Educação alcançaram mais de quatro milhões de pessoas, em projetos que vão desde a promoção da leitura até a integração no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua. Os hospitais atuaram com mais de 360 voluntários, desenvolvendo projetos como os contadores de histórias, amigo bicho e coral encantado. E a PUCPR desenvolveu mais de 1.700 iniciativas diferentes dentro do âmbito do social, chegando a mais de cinco milhões de pessoas beneficiadas. Entre os projetos destacados estão a relação com a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, e o trabalho com os migrantes, por meio do Projeto Lampeduza.  

Com foco no público interno, em 2023, a abertura de vagas direcionadas para pessoas pretas e pardas resultou na contratação de 256 colaboradores, e dois mutirões preencheram 61 oportunidades para pessoas com deficiência. Além dessas vagas, foram promovidos grupos de escuta sobre a temática PcD, capacitação de profissionais em cursos de libras e uma seleção inclusiva. 

No que diz respeito à liderança feminina, o Grupo, que conta com 58,4% do quadro de colaboradores formado por mulheres, tem como meta aumentar essa presença nos cargos de liderança. “Nosso objetivo é capacitar e desenvolver as mulheres para que desempenhem um papel protagonista na liderança e influenciem a evolução cultural da nossa instituição. Implementamos práticas salariais não discriminatórias e estamos constantemente atualizando Políticas de Contratação e Remuneração para atingir a equiparação”, conta Zanforlin. 


Ambiental dentro da sustentabilidade

Para consolidar a gestão ambiental, o Grupo Marista tem implementado iniciativas focadas tanto em eficiência energética quanto em gestão de resíduos em todas as suas áreas de atuação. Entre as principais diretrizes estão a eficiência hídrica, a transição energética e a redução no desperdício. Além disso, o Grupo busca ecoeficiência em suas unidades com o objetivo de minimizar o impacto ambiental.

Um destaque é a redução em 85% no consumo de água no processo industrial da FTD, por meio da instalação de equipamentos mais eficientes, além do reaproveitamento de águas residuais. Já na PUCPR a troca da fonte de aquecimento das piscinas do campus por placas solares, realizada em 2023, promete trazer uma economia no consumo da instituição em 2024. 

Outro destaque é o projeto “Desperdício Zero”, realizado nos restaurantes dos hospitais, além do bistrô da PUCPR, destinado a colaboradores e professores no câmpus Curitiba. O projeto busca conscientizar sobre o desperdício de comida deixada nos pratos e conseguiu reduzir em mais de 15% a sobra de alimentos, resultando em mais de 500 kg de alimentos que deixaram de ser desperdiçados.

Sobre o uso consciente e eficiente de recursos hídricos, atualmente, 95% da água consumida pela PUCPR e 85% pelos hospitais são provenientes de poços artesianos, garantindo uma fonte independente e sem desperdícios durante a distribuição.  “Mesmo com inúmeras iniciativas, reconhecemos que ainda há muitas oportunidades a serem exploradas e continuamos trabalhando para aprimorar nossas práticas de controle e gestão ambiental. Para nós, a sustentabilidade é um compromisso inegociável, assim como todas as premissas do ESG”, comenta o CEO.  


Foco nos colaboradores e clientes

Há dois anos, a instituição criou a “Jornada de Evolução Cultural”, que tem como foco avançar para uma gestão cada vez mais digital e ágil, além de priorizar a qualidade das entregas aos clientes. Para isso, estão sendo investidos tempo e recursos em tecnologia e processos e, principalmente, no desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. Em 2023, o Grupo Marista realizou mais de 15 iniciativas no tema, movimentando toda a organização. “A jornada estabelece objetivos de longo prazo, sempre com foco na perenidade do nosso negócio para o futuro. Uma mudança cultural dessa magnitude é demorada, requer muita energia e foco. Mas temos plena convicção de que isso nos garantirá sustentabilidade, e temos avançado de forma muito consistente em cada um dos três pilares”,  conclui Zanforlin.

 

Arraiá da Educação financeira: 7 dicas de como introduzir as finanças pessoais nas escolas

Época festiva pode ser aproveitada em sala de aula para desenvolver e ampliar as noções de economia e finanças para conscientizar os jovens e adultos do futuro

 

Tradição tipicamente brasileira, as festas juninas costumam ser celebradas em escolas por todo o país. Com brincadeiras variadas e as típicas barraquinhas de comes e bebes, o evento reúne pais, alunos e professores em um momento de descontração e diversão. Mas por que não aproveitar o ambiente mais casual, onde costuma-se trocar as atrações por fichas compradas num caixa, e de quebra trabalhar conceitos financeiros com os jovens? 

A escola tem um papel de muita importância no desenvolvimento infantil e, consequentemente, na formação das próximas gerações. É onde se ampliam conhecimentos e se constroem valores. É lá que são absorvidos os primeiros ensinamentos da infância, muitos dos quais acompanham as crianças até a vida adulta. Por isso, quanto mais cedo forem introduzidos conceitos importantes de economia e finanças, por exemplo, melhor preparados estarão os cidadãos do futuro. 

Para Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online, ensinar os pequenos desde cedo a serem atentos aos gastos é uma lição valiosa. “O hábito da mesada, sozinho, nem sempre faz o trabalho de conscientizar sobre custos. Mas o contato com o dinheiro, aliado a uma educação financeira formal, pode contribuir muito para uma educação financeira mais precoce. Se recebermos esses ensinamentos desde cedo, na escola e em casa, é mais provável que nos tornemos adultos que sabem usar o dinheiro e que terão mais jogo de cintura para lidar com imprevistos, porque nada disso vai ser novidade”, afirma. 

Para celebrar este mês, a executiva traz quatro dicas de como aproveitar as festas juninas e contribuir para transmitir lições financeiras aos mais novos. Confira:

 

1- Entendendo os gastos  

A partir do momento que a criança ou adolescente tem acesso a algum dinheiro, como uma mesada, é importante que ela passe a planejar com o que gastará a quantia, seja ela qual for. Pode-se usar um evento pontual como uma festa junina para desenvolver conceitos como preços do que está à venda nas barracas e dinheiro disponível. Peça que ele ou ela anote como pretende gastar e em quais lugares, para ter uma noção de quanto ainda terá para repetir algo que tenha gostado mais. O mesmo vale para a mesada e gastos durante a semana, para avaliar o que dá pra se fazer até o próximo “pagamento”. Essa atitude ensina a planejar e a enxergar os gastos de forma macro.

 

2- Responsabilidade

Thaíne aponta a importância de as crianças entenderem a responsabilidade que se deve ter com o dinheiro. Com a devida antecedência, na escola os professores podem falar sobre os preços das barracas, cálculo de troco, quanto cada um precisa ter para comer o que quer e participar das brincadeiras. A dinâmica pode mostrar aos mais novos que é preciso guardar um pouquinho todos os dias, para que seja possível aproveitar ao máximo a cantina da escola durante a semana, mas ter o suficiente para desfrutar do arraial quando a festa chegar. 

“É comum que, tendo o poder de adquirir algo, elas não pensem duas vezes antes de gastar todo o dinheiro de uma só vez. Mas, se cederem ao impulso de gastar tudo que receberam, não poderão comprar mais nada até a próxima mesada. E tendo um evento planejado que vai acontecer antes da mesada seguinte os ensina a planejar, não agir sem pensar e ter responsabilidade sobre suas escolhas”, ressalta a executiva.

 

3- Paciência  

Uma lição importante que podemos transmitir é que o hábito de receber a mesada envolve paciência. “Uma vez que eles têm em suas mãos o próprio dinheiro para gastar como preferirem, muitas vezes vão desejar algo que não podem ter com apenas um repasse da mesada. Assim, aprendem a ser pacientes ao poupar para atingir o valor necessário, repensar os gastos cotidianos, até mesmo compreender que quando participam de um evento que envolve gastos extras, até quanto do seu dinheiro acumulado estão dispostos a comprometer na festa, ou até mesmo refletir se realmente querem aquilo”, finaliza a executiva.

 

4 - Auxílio na escola

A educação financeira dentro da sala de aula pode fazer a diferença na relação da criança com as contas, no futuro. Um bom método para inseri-la na vida do aluno é fazer rodas de conversa sobre a importância do dinheiro e como administrá-lo, mesmo que seja só a mesada. Isso já é um bom começo para introduzir conceitos básicos de economia, para que o aluno compreenda a importância e as consequências de suas escolhas financeiras. Projetos sazonais, como uma festa junina, podem ajudar a tornar ainda mais interessante e palpável conceitos geralmente abstratos e mais difíceis. 

Ela também pode ser integrada às disciplinas, como matemática e estudos sociais, proporcionando uma visão prática e aplicada dos conceitos aprendidos. Dessa forma, os alunos estarão melhor preparados para enfrentar os desafios financeiros do mundo real e tomar decisões conscientes que favoreçam o seu bem-estar a longo prazo.


Simplic


Em 2023, latino-americanos gastam acima das taxas globais

Kantar publica seu prestigiado ranking anual das marcas de consumo mais escolhidas na América Latina.

 

Em 2023, os consumidores da América Latina não apenas investiram mais em compras para o lar, como aumentaram os gastos a um ritmo mais rápido do que a média global e a inflação do mercado local. Números do Brand Footprint LATAM 2024, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam alta de 14,3% com bens massivos de consumo contra 8% ao redor do mundo. 

Cada família gastou, em média, US$ 928 no ano, um aumento de 12,8%. Isso sem contar que o desembolso por viagem de compra aumentou 12,4%, quase o dobro da taxa de crescimento global de 6,7%. 

Em relação às marcas, os latino-americanos fizeram 53 bilhões de escolhas em 2023 – um adicional de 10,3 milhões ou uma alta 1,7% em comparação ao ano anterior. “Isso significa que os consumidores fizeram pelo menos uma escolha de marca todos os dias”, afirma Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar. 

Ao analisar o desempenho por categoria, é possível ver que Alimentos representaram mais de um terço (35,7%) de todas as escolhas de marcas. O setor foi seguido por Bebidas (22,1%) e Cuidados Domésticos (15%). É válido destacar também que empresas regionais e locais dividiram os carrinhos com as globais, mas o primeiro grupo teve maior representatividade, abocanhando 62% do mercado. 

Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada marca) mostrou-se chave para o crescimento. Prova disso é que 88% das empresas melhoraram seus índices por meio dessa métrica. De forma geral, a região apresenta ambientes mais positivos, com mais marcas crescendo do que diminuindo. 

Em relação às marcas mais compradas pelos latino-americanos, os nomes que compõem o Top 5 permanecem os menos de 2022. São eles: Coca-Cola (1º colocado e +6,7% no CRP), Colgate (2º lugar e -0,3% no CRP), Pepsi (3ª posição e +14,7% no CRP), Bimbo (4ª colocação e -5,4% no CRP) e Grupo Lala (5º colocado e +5% no. CRP). “Essas grandes marcas seguiram capturando compradores e aumentando e sua frequência de compra. Sabemos que é um mercado competitivo que menos marcas perdem, investir na marca é primordial”, comenta a especialista. 

É válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre. Ou seja, é literalmente a quantidade de vezes que uma marca é escolhida pelo consumidor. 

Os dados do Brand Footprint LATAM 2024 buscam analisar as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos. O material abrange mais de 5,8 mil marcas locais e 42 mil globais. Ainda contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.



Kantar
www.kantar.com/brazil


Como a Inteligência Artificial está criando experiências de viagens inesquecíveis


Empresas apostam na IA para revolucionar o turismo


Com a chegada das férias de julho, o setor de turismo no Brasil se prepara para um aumento significativo na demanda. Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) indicam que o período de recesso escolar é um dos mais movimentados do ano, representando cerca de 25% do volume anual de viagens no país. De acordo com o Ministério do Turismo, destinos domésticos como Nordeste e Sul do Brasil estão entre os mais procurados durante o período e no exterior, a América do Norte e Europa estão a todo vapor por conta dos parques temáticos e cidades repletas de atrações.

Em meio a esse cenário, a tecnologia se destaca como uma aliada essencial para otimizar a experiência dos viajantes, e a Inteligência Artificial emerge como um dos principais motores dessa transformação.  A IA já está remodelando a forma como as viagens são planejadas. Ferramentas como algoritmos de recomendação de destinos, hospedagens,  voos e atrações, além de sistemas inteligentes de gerenciamento de itinerários, estão se tornando uma tendência na indústria. Plataformas globais já utilizam essa tecnologia para analisar avaliações e sugerir atividades personalizadas com base no comportamento de navegação dos usuários.

No Brasil, a startup Wizzi se destaca como pioneira nesse campo. Fundada pelos empresários Alexandre Rodrigues e Georgia Roncon a empresa utiliza IA para oferecer um serviço de planejamento de viagens que é ao mesmo tempo abrangente e personalizado. Através de um simples quiz, a plataforma é capaz de entender as preferências e necessidades dos viajantes, sugerindo destinos, acomodações e atividades alinhadas ao perfil e orçamento de cada usuário. “Nosso objetivo é transformar cada viagem em uma experiência única, atendendo às expectativas individuais de cada viajante”, afirma Rodrigues.

Neste período que antecipa as férias, a  Inteligência Artificial será uma forte aliada do  viajante na busca de informações e roteiros e o algoritmo da Wizzi vem destacando na personalização e na criação de itinerários personalizados. Segundo o empresário, “a facilidade e a personalização desse serviço não apenas economizam tempo, mas também garantem que cada viagem seja uma descoberta pessoal”. 

A IA no turismo não é uma mera tendência passageira. A capacidade de fornecer recomendações precisas e personalizadas transforma o modo como os turistas planejam suas viagens. De acordo com Alexandre Rodrigues, um trabalho focado no cliente sempre será um grande diferencial. “A personalização é a chave para oferecer uma experiência inesquecível. A IA permite que cada viagem seja tão única quanto o próprio viajante”, explica Rodrigues. 

À medida que a Inteligência Artificial continua a evoluir, o potencial para inovação no turismo se expande, prometendo um futuro onde cada viagem é personalizada e adaptada às necessidades individuais dos viajantes. As férias de julho são uma oportunidade perfeita para experimentar essas inovações e transformar cada viagem em uma experiência única. 



Wizzi
https://wizzi.ai


Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo. Uma estratégia versátil que pode e deve ser aplicada desde a fase inicial, da escolha do consumidor pelo destino ideal para viajar. 

Entre as diversas estratégias disponíveis, o Marketing de Influência tem se destacado. Essa estratégia envolve a promoção de marcas e produtos através de influenciadores digitais. O impacto na decisão de compra de seus seguidores é notável, fazendo do Marketing de Influência uma ótima escolha para o mercado. 

O marketing de influência envolve a colaboração com embaixadores de marca. Parcerias de longo prazo com influenciadores, conhecidos como embaixadores de marca, criam laços mais fortes e aumentam a fidelidade dos clientes. Esses embaixadores são mais do que simples porta-vozes; eles vivem e respiram a marca, compartilhando suas experiências de forma autêntica e contínua, que ressoa profundamente com o público-alvo. Além disso, são capazes de fornecer feedbacks sobre as tendências de mercado. 

Outro aspecto importante do marketing de influência é o papel dos colaboradores como influenciadores. Funcionários atuando como influenciadores geram uma conexão mais autêntica e confiável com o público. 

Conhecido como EGC (employee generated content, ou conteúdo gerado pelo colaborador), esse tipo de marketing interno humaniza a marca. Empresas que incentivam seus funcionários a se tornarem defensores da marca podem alcançar um engajamento orgânico e autêntico com seus clientes, criando uma imagem mais confiável e transparente. 

Além dos influenciadores, saliento que a tecnologia é uma aliada que ajudaestá transformando a maneira como os consumidores interagem com as marcas. A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) estão mudando a forma como planejamos viagens, permitindo que os turistas explorem destinos antes de fazerem as malas. 

Segundo a Statista, o mercado de RA/RV deve crescer 77% até 2025. Imagine poder caminhar por um museu em Paris ou fazer um tour virtual por uma praia na Tailândia diretamente do seu sofá? Essas experiências imersivas ajudam os viajantes a tomar decisões informadas, aumentando a satisfação e reduzindo a incerteza. 

Em um mundo cada vez mais digital, é fundamental que as empresas adaptem suas estratégias para se manterem competitivas. Parcerias de longo prazo com embaixadores de marca, a valorização dos colaboradores como influenciadores e o uso de tecnologias como RA e RV são apenas algumas das maneiras pelas quais o setor de turismo pode se utilizar para seu crescimento.

 

Vinícius Taddone - diretor de marketing e fundador da VTaddone® www.vtaddone.com.br

 

Demanda por serviços contábeis deve aumentar com reforma tributária

Freepik
Essa é uma das percepções dos profissionais da contabilidade captadas em pesquisa da IOB realizada em vários Estados

 

Mais da metade dos contadores (59,5%) ouvidos em uma pesquisa da IOB acredita que a reforma tributária, depois de implementada, vai aumentar a demanda por serviços contábeis. Para 29%, isso não vai acontecer e 11,5% não souberam opinar sobre o assunto.

Realizado para captar as impressões dos profissionais da contabilidade a respeito da reforma dos impostos sobre o consumo, em fase de regulamentação no Congresso, o levantamento envolveu 331 contadores, de 27 estados e Distrito Federal. Metade dos entrevistados trabalha ou é dono de escritório de pequeno porte. 

"É uma pesquisa de opinião, um recorte do momento que estamos vivendo hoje. Mas uma coisa é certa, o contador será o profissional mais valorizado do mercado quando a reforma tributária passar a valer”, diz Sérgio Approbato, diretor estratégico da IOB.

Na opinião de Approbato, com a simplificação de impostos e obrigações fiscais, a expectativa é que a atuação do contador será mais estratégica, principalmente no momento da transição, em que o contribuinte terá que conviver com dois sistemas tributários.

O presidente do Sescon-SP, Carlos Alberto Baptistão, diz que a reformulação proposta pelo governo no sistema tributário sobre o consumo atende a muitos pleitos dos profissionais da contabilidade, como maior transparência, simplificação, segurança jurídica e justiça fiscal.

“Sem considerar o período de transição, que começa em 2026 e vai durar sete anos, teremos apenas uma única legislação para nos debruçar e isso é muito importante para aumentar a segurança jurídica do trabalho dos contadores”, analisa.

Além disso, com menos burocracia, pontuou, os contadores vão de fato “fazer contabilidade e prestar assessoria aos empresários”.

Carga tributária - Um dado da pesquisa que chama a atenção diz respeito à percepção dos contadores em relação aos efeitos da reformulação do sistema de impostos sobre a arrecadação. Para 74% dos contadores entrevistados, haverá aumento na arrecadação de impostos. Só 11,5% não acreditam nessa possibilidade.  

De acordo com Baptistão, na prática, a reforma não trará aumento na carga atual de impostos de forma generalizada. “Acredito que muitos profissionais da contabilidade deram essa resposta sem se aprofundar sobre como será o cálculo no novo sistema, que passará a ser por fora e não mais por dentro, como ocorre hoje, ou seja, sobre uma outra base de cálculo, embora a alíquota estimada pelo governo seja de cerca de 26%”, explica.

Para explicar, na prática, como vai funcionar o novo sistema de cálculo, o Sescon-SP tem realizado encontros com associados em suas 26 regionais, onde são detalhados os aspectos práticos da reforma tributária.  

Transparência - A pesquisa apontou a falta de transparência e previsibilidade como algumas das preocupações dos profissionais contábeis. Apenas 12,7% dos contadores consideram o sistema proposto transparente e previsível. Para mais da metade (51,7%), o novo sistema é pouco transparente e imprevisível.  

“É natural que os contadores ainda não enxerguem a transparência da reforma tributária, pois as normas regulamentadoras ainda estão sendo discutidas pelo Congresso Nacional”, analisa Sergio Approbato.

Preços - De forma equilibrada, o levantamento da IOB apontou que 37,2% dos contadores entrevistados acreditam que haverá aumento nos preços dos serviços de contabilidade após a implementação da reforma. Para, 37,8% os preços não vão subir, nem cair. Na opinião de 12,1% dos entrevistados, os valores cobrados devem cair.




Silvia Pimentel
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/demanda-por-servicos-contabeis-deve-aumentar-com-reforma-tributaria



Vida na favela: psicanalista retrata impactos psicológicos da violênci


Em "A vida de cão do Requis", Marcelo Barbosa reúne alucinações, medos e neuroses de um personagem que tenta entender a própria identidade em um contexto de marginalização e esquecimento


A vida de cão do Requis parece a de muitos brasileiros: ele está em uma situação de semiabandono enquanto tenta formar laços, reinventar-se e entender os próprios conflitos internos em meio ao contexto de negligência na favela onde mora. Muito do que o personagem conhece é um mundo de medo constante, no qual nenhum animal sabe quando será levado pela carrocinha, atingido por uma bala perdida, ou deixado para trás pela família.

Devido ao nome que lhe deram, somado às adversidades enfrentadas diariamente, o protagonista questiona se é cachorro, dinossauro ou pessoa. É por meio desta perspectiva que o psicanalista Marcelo Barbosa constrói uma série de contos neuróticos com o objetivo de levantar questionamentos sobre saúde mental, tratamentos, busca por identidade e impactos da realidade na psique humana.

O autor une as experiências de consultório aos anos como morador de uma das maiores favelas da América Latina para traçar críticas à estrutura social brasileira que marginaliza milhões de cidadãos. “Fiz uma junção de traumas pessoais com traumas de pacientes que atendi para mostrar esse contexto periférico e as violências resultantes das desigualdades”, explica o escritor.

- Acabou de chegar mais uma peça. Olha isso...
- O que aconteceu com esse miserável cachorro?
- Foi atropelado!
- Coitado, parece que sofreu bastante, está todo quebrado esse animal.
- Já não bastasse morrer, tem que sofrer antes da morte?
- Pois é... Vamos ao trabalho.
(A vida de cão do Requis, pg. 31)

Ele também decidiu utilizar a literatura para desmistificar o processo terapêutico após perceber preconceitos enraizados sobre os cuidados com a mente. Entre momentos trágicos e cômicos, A vida de cão do Requis apresenta uma história com ritmo fluido e linguagem coloquial, mas com cortes na narrativa que representam a confusão vivenciada pelo protagonista.

A partir da ficção, o psicanalista produz uma obra sobre a subjetividade humana atravessada pelas complexidades das realidades do país. Diante de circunstâncias de violência, profundas desigualdades socioeconômicas e falta de atenção para a mente, o livro reflete sobre qual o espaço que resta para compreender as emoções, os sentimentos e os processos psicológicos internos.

Divulgação
 LC – Design & Editorial
Ficha técnica:

Título: A vida de cão do Requis
Autor:
Marcelo Barbosa
ISBN:
978-6558727675
Páginas
: 116
Preço:
R$ 42,90 (físico) | R$ 24,90 (e-book)
Onde encontrar:
Amazon

Sobre o autor: Marcelo Barbosa é psicanalista, pedagogo, jornalista e escritor.  É autor da trilogia Favela no Divã, Favela no Divã II: a pseudo-herança e Favela no Divã III: polissemia do aglomerado subnormal, cujos dois primeiros lançamentos foram contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo. As obras conectam psicanálise às vivências de jovens nas favelas da capital paulistana. A quarta publicação da carreira A vida de cão do Requis reúne os anos de experiência dele com atendimento terapêutico às experiências pessoais para narrar a história de um animal com transtorno psiquiátrico.

Instagram: @escritor_marcelo_barbosa
Facebook: Escritor Marcelo Barbosa
Site: https://escritormarcelobarbosa.blog/


Estudo mostra que 63% de quem aposta online no Brasil tiveram parte da sua renda comprometida em bets

Dados mostram que 23% deixaram de comprar roupas, 19% deixaram de fazer compras em supermercados, 14% deixaram de comprar produtos de higiene e beleza, 11% deixaram de gastar com cuidados com saúde e medicações.

 

As aparentemente inocentes apostas esportivas online podem ter consequências bastante profundas. É o que aponta o estudo “Efeito das apostas esportivas no varejo brasileiro”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela AGP Pesquisas, segundo o qual 38% dos entrevistados já realizaram apostas online, sendo que mais de 50% deles o fazem ao menos semanalmente. 

Mais ainda: neste ano de 2024, 49% dos entrevistados que apostam aumentaram a quantidade de bets realizadas nos últimos meses, contra 35% que diminuíram (principalmente devido ao medo do vício). Esse aumento na realização de apostas esportivas online pode ter um efeito negativo sobre o consumo, uma vez que 64% utilizam a renda principal para apostar. 

Esse efeito parece já estar acontecendo. De acordo com dados do estudo, 63% dos entrevistados já se prejudicaram pelo menos uma vez com o uso da renda principal para realizar apostas, sendo que 24% afirmam ter problemas com certa frequência e 3%, sempre. 

As categorias mais prejudicadas até o momento têm sido vestuário (23%), itens de mercado (19%) e viagens (19%), embora os efeitos negativos das apostas esportivas online também apareçam até mesmo no pagamento de contas de água, luz e gás (11%). O impacto é mais pronunciado nas classes C (54% dos apostadores) e B (33%). “É um público que experimenta restrições de renda e, movidos pelo desejo de uma renda extra aparentemente fácil de obter, arriscam a sorte”, afirma Terra. 

“O objetivo com o Estudo das apostas online no Brasil foi avaliar o efeito desta nova indústria no Brasil, na renda e no consumo dos brasileiros e portanto no chamado share of pocket de um consumidor que tem uma única renda. Precisamos acompanhar e monitorar o crescimento de concorrentes indiretos pelo bolso do consumidor em uma economia dinâmica, que traz cada vez mais desafios.” Explica Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

O estudo “Efeito das apostas esportivas no varejo brasileiro” ouviu 1.337 consumidores de todas as regiões do país, em um painel online quantitativo com um perfil amostral que representa a demografia da população brasileira. 

A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: 

https://sbvc.com.br/estudo-o-efeito-das-apostas-esportivas-no-varejo-brasileiro

 



Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC
www.sbvc.com.br


 AGP Pesquisas.
https://www.agppesquisas.com.br


Grandes usinas solares atingem 14 gigawatts e igualam capacidade da hidrelétrica de Itaipú, informa ABSOLAR

Segundo a entidade, estes empreendimentos fotovoltaicos trouxeram R$ 60,7 bilhões de investimentos ao País e geraram, no acumulado, mais de 424 mil empregos verdes

 

O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 14 gigawatts (GW) de potência operacional nas grandes usinas solares, igualando assim a capacidade instalada da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior usina do mundo, de acordo com o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo a entidade, desde 2012, o segmento já trouxe mais de R$ 60,7 bilhões em novos investimentos e mais de 424 mil empregos verdes acumulados, além de proporcionar cerca de R$ 20 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.
 
Atualmente, as usinas solares de grande porte operam em todos os estados brasileiros, com liderança, em termos de potência instalada, da região Nordeste, com 59,8% de representatividade, seguida pelo Sudeste, com 39,1%, Sul, com 0,5%, Norte, com 0,3% e Centro-Oeste (mais DF), com 0,3%.
 
Na avaliação da ABSOLAR, é plenamente possível aumentar significativamente a participação das fontes renováveis na matriz elétrica brasileira, mantendo a confiabilidade, segurança e estabilidade, bem como assegurando o equilíbrio técnico e econômico da expansão e operação do sistema elétrico do Brasil.
 
Segundo o estudo Sistemas Energéticos do Futuro: Integrando Fontes Variáveis de Energia Renovável na Matriz Energética do Brasil, que durou três anos e reuniu instituições como o Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a entidade de cooperação internacional do governo alemão GIZ, há uma forte sinergia entre os recursos renováveis do Brasil, como hídrico, solar, eólico, de biomassa e de biogás.
 
O relatório mostra que o equilíbrio do sistema, quando há variações nos ventos e no sol, é fornecido em especial pelas hidrelétricas renováveis, não pelas termelétricas fósseis.
 
O CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, ressalta que, além de ser uma fonte competitiva e limpa, a maior inserção da energia solar em grandes usinas é fundamental para o País reforçar a sua economia e impulsionar o processo de transição energética. “A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades, novos empregos e renda aos cidadãos”, aponta.
 
“O crescimento da energia solar fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros, fatores cada vez mais importantes para a economia nacional e para o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo País”, acrescenta.
 
Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e colabora para o processo de descarbonização das economias. “O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, o que abre uma enorme possibilidade para a produção do hidrogênio verde (H2V) mais barato do mundo e o desenvolvimento de novas tecnologias sinérgicas, como o armazenamento de energia e os veículos elétricos”, diz.


Contratação online acelera e otimiza o processo de recrutamento

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, empresas podem transformar completamente sua abordagem de seleção e alcançar resultados ainda mais expressivos

 

Com novas soluções tecnológicas surgindo todos os dias, muitas companhias estão adaptando seus processos de recrutamento para o ambiente digital. Esse movimento transformou as contratações online em uma alternativa eficiente e prática, modificando a maneira como empresas encontram e avaliam talentos. 

De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para PMEs e Consultorias de RH, a contratação online envolve a utilização de tecnologias e plataformas digitais para realizar todas as etapas de recrutamento e seleção. “Desde a divulgação de vagas até as entrevistas e testes, tudo pode ser feito remotamente, sem a necessidade de encontros presenciais”, relata.

Segundo uma pesquisa realizada pelo portal OneUpSales, em 2023, 71% das empresas nos EUA utilizaram plataformas de recrutamento online como sua principal ferramenta de contratações.


Economia de tempo e recursos

Processos tradicionais podem demorar semanas ou até meses para serem concluídos, devido à necessidade de triagem manual de currículos, marcação de entrevistas e realização de testes presenciais. Com a automação e digitalização, as empresas conseguem acelerar essas etapas, permitindo uma seleção mais rápida e eficiente. “Além disso, elimina-se a necessidade de deslocamento dos candidatos, economizando tempo e recursos das empresas e dos participantes”, pontua.

Sistemas de Rastreamento de Candidatos, conhecidos pela sigla ATS, são essenciais para gerenciar todo o processo de recrutamento em uma única plataforma. “Com essas ferramentas, as empresas podem divulgar vagas, filtrar candidatos, agendar entrevistas e até mesmo realizar testes online. Esse movimento centraliza todas as atividades em um único lugar e simplifica o fluxo de trabalho, melhorando a organização do processo de seleção”, afirma.

Para o especialista, a automação de tarefas rotineiras e a utilização de ferramentas digitais liberam os profissionais de RH para atividades mais estratégicas. Com menos tempo gasto em tarefas administrativas, a equipe pode se concentrar em analisar detalhadamente os perfis dos candidatos e desenvolver estratégias que agreguem valor real à empresa. “Ou seja, mesmo em um processo totalmente tecnológico, o papel desempenhado por pessoas ainda é fundamental, resultando em contratações mais qualificadas e alinhadas com os objetivos e a cultura organizacional da companhia”, declara.


Diversidade de talentos em qualquer lugar

Empresas que adotam a contratação online têm a vantagem de poder recrutar talentos de qualquer lugar do mundo. “Isso é particularmente benéfico para organizações que oferecem trabalho remoto, permitindo que elas encontrem profissionais qualificados independentemente de sua localização geográfica”, pontua.

Alisson acredita que a diversidade geográfica oferece novas perspectivas para fomentar a inovação dentro de uma empresa. “Ao eliminar essa barreira e oferecer mais flexibilidade, as marcas podem atrair candidatos de diferentes origens, culturas e experiências. Isso enriquece o ambiente de trabalho com uma variedade de pontos de vista e fortalece a capacidade da empresa de inovar e se adaptar a um mercado global”, revela.

A contratação online é mais do que uma tendência; é uma evolução natural no mundo corporativo. “Com a adoção das ferramentas certas, as organizações podem transformar completamente sua abordagem de recrutamento e alcançar resultados ainda mais expressivos”, finaliza. 



abler
software de recrutamento e seleção
Para mais informações, acesse o site

 

Por que investir em microfranquias? Conheça quatro vantagens

Com baixo investimento e alta lucratividade, a opção é ideal para aqueles que desejam começar a empreender


De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de modelos operados no formato de microfranquias apresentou um crescimento de 87% no comparativo entre 2021 e 2023. Cada vez mais, a opção tem sido a escolha para aqueles que desejam investir pouco e obter resultados consideráveis com seu negócio.

“Com investimento até R$ 135 mil, é possível obter alta lucratividade em um curto período de tempo. É por esse fator que o público procura cada vez mais pelas microfranquias”, explica Kelly Nogueira, fundadora da Espaço Make, que se destaca no setor de beleza com seu modelo de microfranquia.

A profissional analisa que, com a aproximação da ABF Expo 2024, que acontece de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a busca se expandiu mais ainda. “Esse momento que antecede ao evento é essencial para a realização de uma boa apuração do mercado. O setor de beleza, por exemplo, tem atraído atenção por seu crescimento”, explica.

Abaixo listamos as principais vantagens de investir em microfranquias de acordo com a especialista.


Baixo investimento

As microfranquias se destacam por apresentarem um valor inicial de investimento acessível, abaixo de R$ 135 mil. Isso torna essa modalidade de negócio mais democrática, permitindo que um público mais amplo possa realizar o sonho de ter seu próprio negócio, mesmo com recursos financeiros limitados.


Suporte da franqueadora:

Ao investir neste modelo, o empreendedor conta com o suporte integral da franqueadora, desde a escolha do ponto comercial até a gestão do dia a dia do negócio. Essa assistência garante maior segurança e tranquilidade para o franqueado, que terá acesso a um know-how consolidado e a ferramentas de gestão eficientes.


Modelo de negócio validado

O franchising oferece um modelo de negócio já validado e testado no mercado, o que aumenta significativamente as chances de sucesso do empreendimento. Isso porque a franqueadora já possui experiência na operação e conhece os pontos fortes e fracos do mercado, proporcionando ao franqueado um modelo já estruturado e com maior probabilidade de gerar lucros.


Menor espaço físico

Esse modelo opera em pequenos espaços ou em home office que contribui para a redução de custos operacionais se comparado a outros modelos de negócio. Essas características tornam as microfranquias mais rentáveis e facilitam o alcance do ponto de equilíbrio financeiro.

Além disso, a ampla gama de opções também contribui para a redução da concorrência, pois cada microfranquia possui um público-alvo específico e um nicho de mercado próprio. Isso aumenta as chances de sucesso do negócio e facilita a conquista de clientes fiéis.

“Investir em franquias é uma opção assertiva e o setor de beleza está em alta. Aqui na Espaço Make temos o nosso modelo de microfranquia que é uma excelente opção para aqueles que buscam independência financeira, com riscos minimizados e todo o suporte necessário”, finaliza Kelly Nogueira.

 



Espaço Make
https://espacomakefranquia.com.br/

 

Dia das mulheres da Engenharia: confira dicas para ser uma mulher de sucesso na área

freepk 
Segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), apenas 30% dos profissionais registrados são mulheres 


No dia 23 de junho, comemora-se o Dia das Mulheres da Engenharia, uma oportunidade para destacar o papel das mulheres nessa área e oferecer orientações para alcançar o sucesso profissional. Apesar dos avanços, a engenharia continua sendo predominantemente masculina. Segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), apenas 30% dos profissionais registrados são mulheres. 

Para inspirar e orientar as mulheres que desejam ingressar ou progredir na engenharia, Francileide Coelho, professora do curso de Engenharia da Faculdade Anhanguera, elencou cinco dicas, confira.
 

- Acreditar em si mesma. Ter confiança em suas habilidades é essencial. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), a autoconfiança é um dos principais fatores para o sucesso na carreira de engenharia.
 

- Buscar conhecimento e capacitação é fundamental. Última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que mulheres com ensino superior completo têm salários até 68% maiores do que aquelas com nível de escolaridade inferior.
 

- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Uma pesquisa da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) revelou que 70% dos empregadores consideram as habilidades interpessoais tão importantes quanto as habilidades técnicas na contratação de engenheiros.


- Enfrentar os desafios de frente. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mulheres engenheiras enfrentam barreiras como preconceito e discriminação de gênero, mas a persistência é fundamental para superá-las.


Por fim, inspirar e ser inspirada fecha as dicas. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Engenharia de Produção (SOBRAEP) mostrou que 80% das mulheres na engenharia se sentem inspiradas por outras profissionais de sucesso. “Ao compartilhar experiências e apoiar outras mulheres, criamos uma rede de apoio que fortalece toda a comunidade feminina na engenharia”, finaliza a professora do curso de Engenharia.


Posts mais acessados