Kantar publica seu prestigiado ranking anual das marcas de consumo mais escolhidas na América Latina.
Em 2023, os consumidores da América Latina não apenas investiram mais em compras para o lar, como aumentaram os gastos a um ritmo mais rápido do que a média global e a inflação do mercado local. Números do Brand Footprint LATAM 2024, relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apontam alta de 14,3% com bens massivos de consumo contra 8% ao redor do mundo.
Cada família gastou, em média, US$ 928 no ano, um aumento de 12,8%. Isso sem contar que o desembolso por viagem de compra aumentou 12,4%, quase o dobro da taxa de crescimento global de 6,7%.
Em relação às marcas, os latino-americanos fizeram 53 bilhões de escolhas em 2023 – um adicional de 10,3 milhões ou uma alta 1,7% em comparação ao ano anterior. “Isso significa que os consumidores fizeram pelo menos uma escolha de marca todos os dias”, afirma Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar.
Ao analisar o desempenho por categoria, é possível ver que Alimentos representaram mais de um terço (35,7%) de todas as escolhas de marcas. O setor foi seguido por Bebidas (22,1%) e Cuidados Domésticos (15%). É válido destacar também que empresas regionais e locais dividiram os carrinhos com as globais, mas o primeiro grupo teve maior representatividade, abocanhando 62% do mercado.
Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada marca) mostrou-se chave para o crescimento. Prova disso é que 88% das empresas melhoraram seus índices por meio dessa métrica. De forma geral, a região apresenta ambientes mais positivos, com mais marcas crescendo do que diminuindo.
Em relação às marcas mais compradas pelos latino-americanos, os nomes que compõem o Top 5 permanecem os menos de 2022. São eles: Coca-Cola (1º colocado e +6,7% no CRP), Colgate (2º lugar e -0,3% no CRP), Pepsi (3ª posição e +14,7% no CRP), Bimbo (4ª colocação e -5,4% no CRP) e Grupo Lala (5º colocado e +5% no. CRP). “Essas grandes marcas seguiram capturando compradores e aumentando e sua frequência de compra. Sabemos que é um mercado competitivo que menos marcas perdem, investir na marca é primordial”, comenta a especialista.
É válido destacar que CRP – ou Consumer Reach Points – é uma métrica original da Kantar, que mensura quantos lares estão comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre. Ou seja, é literalmente a quantidade de vezes que uma marca é escolhida pelo consumidor.
Os dados do Brand Footprint LATAM 2024 buscam analisar as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos. O material abrange mais de 5,8 mil marcas locais e 42 mil globais. Ainda contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Kantar
www.kantar.com/brazil
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