É verdade que o foco da Black Friday 2021 é fazer um bom volume de vendas, mas a preparação para as ofertas não deve negligenciar a cibersegurança. Durante esse período de campanha, acontece uma superexposição dos consumidores e das empresas, aumentando os riscos de ataques hackers.
Como ocorre uma grande movimentação de consumidores, comerciantes e da equipe de
TI, é preciso fornecer toda a estrutura necessária para que as transações no
meio digital aconteçam da forma mais segura possível para todos. Portanto, para
que a Black Friday seja um grande sucesso em seu negócio esse ano, coloque a
cibersegurança em seu planejamento.
A cibersegurança aplicada no e-commerce
Quando acontecem grandes campanhas de vendas, o e-commerce processa muitos
pedidos e, com isso, diversos dados são lançados no meio digital, onde ocorrem
transações de pagamento simultâneas. Esse é justamente o cenário que vamos
encontrar durante a Black Friday 2021.
Normalmente, o e-commerce faz uma série de alterações e ajustes em sua
infraestrutura, sistemas e aplicativos para disponibilizar campanhas de
marketing, preços diferenciados e publicações para esses eventos. Sendo assim,
é recomendável que sejam feitos investimentos em cibersegurança de forma
equilibrada, trazendo melhorias de tecnologias de defesa e também preparando a
equipe técnica para possíveis ameaças.
São tecnologias diferentes para cada tipo de estrutura e aplicações, inclusive
aquelas para atender especificamente as demandas da Black Friday 2021. Essas
tecnologias irão contribuir para segurança das transações e enorme volume de
pedidos, combater o roubo de dados, combater tentativas de fraude, entre
outros.
Com processos bem estruturados em um sistema com tecnologias que atendem às
demandas de seu negócio, ele estará preparado para o evento. Também é
necessário ter uma equipe bem treinada e preparada para lidar com as ameaças
cibernéticas, além de aplicar ações de mitigação, caso ocorram imprevistos.
Os impactos do investimento em segurança cibernética
É importante ressaltar que a cibersegurança é fundamental durante a Black
Friday 2021, mas também deve ser parte integral de qualquer projeto, devido à
transformação digital que está em crescente evolução e ao volume cada vez maior
de dispositivos conectados à internet.
Observamos um processo muito forte de evolução tecnológica, mas percebemos
também que os hackers evoluem em suas técnicas e constantemente estão
encontrando falhas e meios de invadir sistemas e redes. Ou seja: a segurança
cibernética deve ser tratada como um processo de evolução contínua.
O investimento ininterrupto é indispensável e deve ser incorporado à cultura da
organização, mudando o pensamento de que o orçamento em cibersegurança é uma
despesa. Ao manter as tecnologias de defesa atualizadas, é possível ter uma
equipe de segurança sempre preparada para esses possíveis ataques, com
estrutura e conhecimento diante das ameaças constantes.
Na preparação para a Black Friday 2021 é fundamental rever quais são os
investimentos feitos em segurança no seu e-commerce. O intuito é observar
possíveis falhas e brechas que abrem a possibilidade para erros e ataques
durante a campanha de vendas. Assim, isso pode ser corrigido para que o seu
negócio esteja pronto.
A experiência do consumidor na Black Friday em um cenário seguro
Quando é realizado um investido em cibersegurança, também são adotadas
camadas de defesa mais evoluídas, o que mantêm os negócios da empresa em
constante operação. É por isso que a experiência do consumidor na Black Friday
2021 também é impactada de forma positiva por essa estratégia. Isso garante que
as operações digitais sejam seguras e inequívocas para o cliente, especialmente
durante essa campanha.
Não podemos deixar de citar que o tema de cibersegurança, atrelado à
experiência dos consumidores, vai além de um problema específico de segurança
na aplicação. Inclui também possíveis reflexos provenientes de um ataque
hacker, como o vazamento de dados pessoais.
Aqui, apontamos a importância que o investimento em cibersegurança tem para que
o e-commerce atue de acordo com o que está determinado na Lei Geral de Proteção
de Dados (LGPD). Assim, evitamos problemas para a empresa durante a Black
Friday e garantimos mais confiança para o consumidor optar pelo seu e-commerce.
As melhores estratégias para implementar a cibersegurança
O primeiro passo é promover o assunto dentro da empresa para melhorar a visão
sobre a importância da segurança na organização. Trazer exemplos de casos de
sucesso para fazer a mudança de mindset diante dos tomadores de decisão pode
ser uma boa escolha.
Não se esqueça de que a segurança cibernética deve ser estruturada de uma forma
alinhada com as estratégias de risco e o plano de continuidade de negócios da
sua empresa. Assim, atenderá todas as demandas que ela precisará durante a
Black Friday e ao longo de todo o ano.
Alexandre Veiga - Head de Cyber Security da
Stefanini Rafael