É
possível comprar 300k seguidores por US$2.600 e por US$ 240 “contaminar” uma
conta de Twitter com comentários fake
No ano passado – com a campanha
dos candidatos à presidência dos EUA, as “fake news” viraram tendência. Na
pesquisa “The Fake
News Machine: How propagandists abuse the Internet and manipulate the public”,
a Trend Micro - empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança
na era da nuvem – explica detalhadamente este fenômeno.
A pesquisa aborda as motivações
e o comércio online existente para a disseminação de notícias falsas e
manipulação da opinião pública. Além disso, cita também ferramentas de promoção
vendidas no mercado paralelo online e usadas para a compra de likes, views e
seguidores.
Um exemplo? Tirar as curtidas e
postar comentários negativos no artigo de um jornalista, e promovê-los com
10.000 retweets ou curtidas e 25.000 acessos pode custar $20.400 nos mercados
vistos em ação pela Trend Micro.
Mercados regionais
O levantamento explora também
esquemas online usados para realizar campanhas de notícias falsas. O mercado
chinês, russo, árabe e inglês visitados têm variações regionais. Tudo, desde as
promoções em mídia social, criação de comentários falsos, e até mesmo
manipulação de votação online são vendidos a preços razoáveis.
Surpreendentemente, a Trend
Micro descobriu que as campanhas de notícias falsas não são sempre trabalhos manuais
de robôs programados, mas também são realizadas por pessoas de verdade por meio
de grandes programas de crowdsourcing (colaboração coletiva).
Cyber Kill Chain
A pesquisa também ilustra a
cadeia de ações que pode ser estruturada e funcionar de maneira eficiente
usando o “Ciclo de Opinião Pública”. Cada etapa é simulada, para no final,
entregar notícias falsas online para a população em massa.
Esta estrutura é baseada no
famoso Cyber Kill Chain da Lockheed Martin, mas aplicado à opinião pública.
Como um operador
emprega ou abusa de mercados underground e legítimo
para disseminar
notícias falsas
Desacredite
um jornalista por US$ 55.000
Imagine a seguinte situação: um
grupo quer afetar a credibilidade e silenciar um jornalista que conta com 50k
seguidores no Twitter, 10k amigos no Facebook, e publica artigos que atraem
inúmeros comentários.
Por meio de uma campanha de
notícias falsas, um grupo atacante pode, no período de quatro semanas, difamar
o jornalista usando uma variedade de serviços disponíveis nos mercados online.
A compra de comentários pode
criar uma ilusão de credibilidade. Dentro de 500 comentários, 400 deles podem
ser positivos, 80 neutros e 20 negativos. Um custo de US$1.000 para este tipo
de serviço resultará em 4.000 comentários.
Depois de estabelecer uma
credibilidade imaginária, o hacker pode lançar sua campanha difamatória contra
o alvo. A contaminação de uma conta no Twitter com 200.000 seguidores-robôs
custa $240.
Uma encomenda de um total de
12.000 comentários com a maioria expressando sentimentos negativos e
referências/links para reportagens falsas contra o jornalista custará
aproximadamente US$ 3.000.
Promover comentários negativos
sobre o artigo de um jornalista com 10.000 retweets e 25.000 visitas, pode
custar US$ 20.400 no mercado underground.
O resultado?
Por cerca de US$ 55.000, o
conteúdo – supostamente legítimo - pode ser influenciado por inúmeros leitores
desavisados que espalham uma impressão fragmentada e negativa da reputação do
jornalista. Os pontos reais que o jornalista tinha o intuito de tornar
conhecido para a população serão todos apagados pela boataria fabricada pela
campanha.
Enquanto o cenário pode parecer
apenas uma especulação, versões do fato ocorrem regularmente no mundo real. O
que foi exemplificado recentemente por um jornalista no México que se tornou alvo de uma campanha de
difamação.
Crie, em um mês, uma
celebridade
A plataforma chinesa Weibo,
pode tornar uma pessoa comum suficientemente popular nas redes sociais.
Venda de
serviços online no mercado chinês (RUB – Moeda Oficial Chinesa)
Por 490 RMB (moeda chinesa) no underground chinês, é
possível ganhar 500 seguidores no primeiro dia, e mais 1.000 no segundo dia.
Acrescentando 1.000 seguidores/dia, dentro de uma semana, o perfil terá 11.500
seguidores excluindo seguidores orgânicos (pessoas reais que se inscreveram
para o perfil por suas próprias razões).
Com menos de US$2,600, um perfil na
mídia social pode facilmente alcançar 300K seguidores/mês. Isso pode ser
sustentado mantendo o perfil ativo.
Um serviço em massa de fãs, relatórios e comentários, no valor de US$ 1.160 são apenas algumas das opções disponíveis para o operador da conta.
Um serviço em massa de fãs, relatórios e comentários, no valor de US$ 1.160 são apenas algumas das opções disponíveis para o operador da conta.
Bom senso e melhores práticas
Independente da mídia impressa,
rádio, TV e, atualmente, a Internet, a sociedade sempre levará algum tempo para
se educar com relação a um novo canal de comunicação e o discernimento para
educar-se a ter um pensamento crítico em tudo que lê e compartilha.
Atualmente as mídias sociais e
governos têm feito um enorme esforço para acabar com a estrutura de divulgação
de notícias falsas.
O levantamento apresenta as melhores práticas sobre como a pessoas podem melhor
detectar e diminuir o impacto das notícias falsas, assim como técnicas de
análise aplicadas pela Trend Micro para revelar tais campanhas de manipulação
nas mídias sociais.
O conhecimento destas técnicas também
pode ajudar instituições, como governos e canais de mídia idôneos, a
determinarem como melhor neutralizá-las. Usar o pensamento crítico é necessário
não somente para descobrir a verdade, mas para manter o trabalho sério de
jornalistas que utilizam a comunicação como método ativista para detalhar uma
visão íntegra dos fatos.
Todos os detalhes técnicos da
pesquisa e os insights sobre notícias falsas e manipulação da opinião pública
podem ser encontrados aqui.
Trend Micro Incorporated