São anos de muito trabalho para entender que uma empresa é como uma engrenagem, em que todas as áreas precisam funcionar alinhadas e ao mesmo tempo para que tudo caminhe ordenadamente.
Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas e autor do livro Gestão
Profissional na Prática (Editora Gente), uma das maiores empresas do
setor do Brasil, detalha abaixo lições que aprendeu como empresário e que podem
ser valiosas para todos que têm ou planejam ter sua própria empresa:
1. Separe as contas de pessoa jurídica e física
Por menor que seja a empresa, essa é uma prática que deve ser adotada já no
início da gestão. As contas pessoais devem ser separadas das da empresa.
Entenda que, como profissional ou empreendedor, deve se sustentar com seu
salário, previamente estipulado e segundo a realidade da empresa (ele entra como
despesa), e o lucro deve ser reinvestido para sustentar o crescimento
corporativo. Seu salário não é o lucro obtido no fim do mês. Somente assim,
será possível crescer de modo saudável e, em vez de trabalhar para seu negócio,
ele vai trabalhar para você. Quem deve enriquecer é a empresa. Como
empreendedor, será possível ganhar mais dinheiro como consequência disso.
Como você está investindo ou gastando seus recursos? Está investindo nos
clientes e no negócio? Trabalha ações para aumentar o giro e o consumo do seu
produto na ponta? Está investindo em capacitação para sua evolução
profissional? Com que frequência você faz isso? Anual, semestral ou
semanalmente? Está investindo na pessoa jurídica para crescer e gerar ainda
mais ganhos ou gastando com a pessoa física?
2. Marketing é quase tudo!
Sua empresa só existe porque tem clientes que compram de você. Use isso a seu
favor. Hoje, o consumidor não é mais aquele cliente que comprava apenas ouvindo
um vizinho ou familiar, sem fazer pesquisa mais aprofundada. Agora, antes de
comprar algo, a pessoa pesquisa na internet para verificar a opinião dos outros
usuários. De acordo com as avaliações que encontrar, decide sua compra. Por
isso, é crucial que, como gestor, entenda da jornada do consumidor, que é o caminho
que um lead (seu potencial cliente) percorre até adquirir seus produtos (e aí
virar cliente).
Quando entende isso e trabalha nessa jornada, os índices de conversão de
clientes aumentam. Portanto, se a internet é uma ferramenta importante nessa
jornada, faça-se presente lá, de modo que o lead o encontre e inicie seu
caminho. De que forma? Faça seu produto ou serviço ser tão encantador que o
cliente se tornará um promotor da sua marca, divulgando na internet quão bom é
fazer negócio com você ou sua empresa. Essas opiniões vão entrar em um
circuito, criando um looping de vendas e mais vendas.
Não menospreze a força de um post ou de uma opinião no Instagram ou no
Facebook. Ou uma mensagem de WhatsApp ou Telegram. Imagine se um vídeo de um
cliente emocionado com a experiência que teve com sua empresa se torne viral? É
bem provável que sua empresa tenha crescimento antes inimaginável com apenas um
post. Por isso, incentive clientes e consumidores a interagirem com você e sua
marca nas redes sociais. Você sentirá no dia a dia a diferença que isso trará
para o negócio.
3. Cuide bem da imagem pessoal
A aparência é seu primeiro cartão de visitas, faz parte de seu marketing
pessoal. Vista-se adequadamente e tenha cuidado com as atitudes. Hoje, somos
monitorados em todos os locais (inclusive nas redes sociais). Se tiver boa
imagem pessoal e trabalhar de forma correta, os clientes falarão bem de você, o
indicarão para novos negócios, e tudo isso de maneira gratuita.
Cuide também do seu corpo, transformando-o em uma máquina forte e bem ajustada.
É ele que vai carregá-lo para a batalha do dia a dia. Alimente-se de maneira
correta e exercite-se, pelo menos, trinta minutos diariamente. Se você come
todos os dias, por que não se exercitar todos os dias, hein? Essas pequenas
atitudes são fundamentais para que você tenha uma rotina saudável e cuide de
seus bens mais preciosos: seu corpo e sua mente. Com ambos funcionando de modo
adequado, você conseguirá avançar em seus projetos e ter resultados melhores.
4. Estabeleça metas
Só existe uma maneira de se preparar para esse futuro que nem chegou: pensar
estrategicamente - essa deve ser uma das principais características de um CEO.
Quem adquire essa capacidade consegue pensar em estratégias no longo prazo. O
futuro é incerto, mas, justamente por isso, planejamento é essencial. Tentar
tornar esse futuro mais claro, viável e mais a favor do negócio não é apenas
inteligente, mas indispensável.
A maioria das pessoas não sabe estabelecer metas. Confundem com desejos e vontades.
Você precisa aprender a estabelecer metas de curto, médio e longo prazos.
5. O simples é genial
Em todos os aspectos da organização, a simplicidade deve reinar. Existe algo
mágico na simplicidade. Crie indicadores simples, processos simples, simplifique
tudo, sempre que for possível. Quase sempre é possível. Todos entenderão melhor
o que deve ser feito e, com isso, executarão o que foi pedido, pois é simples
de ser feito.
Grandes gestores ou lideranças que têm algum tipo de força, poder ou comando
são admirados, muitas vezes, pela simplicidade. Vivem de maneira simples, sem
carregar qualquer ostentação inútil. E mais: os grandes feitos são
criados em pequenos e simples passos.
6. Não dê espaço para o ego
Ego é a imagem que uma pessoa tem de si mesma. Quando está alto, faz acreditar
que pode fazer qualquer coisa, que está acima das outras pessoas, que não
precisa se prestar a certas coisas pelo cargo que ocupa ou pelo status que
conquistou. E pense bem se você se encaixa nessas situações. Se se encaixar,
mude suas atitudes já.
Um gestor não pode dar espaço para mimimi, vitimismo ou sofrimento acentuado.
Nunca diga "não" a uma viagem de negócios, nunca perca uma
oportunidade de acordar um pouco mais cedo, nunca deixe de fazer um trabalho
duro. Não tenha vergonha de dizer que não sabe algo. Ser empreendedor é isso. É
trabalhar mais que todos, porque você acredita nos seus sonhos, na sua
capacidade, e sabe que vai chegar onde quer se der o melhor de si e puder
contar com a ajuda de pessoas competentes ao seu lado. Não se sinta mal por
dizer "não" a uma festa, a uma viagem ou a um restaurante caro
enquanto constrói seu negócio. No futuro, mesmo com as renúncias, tudo vai
valer a pena.
7. Busque aconselhamento
O ego também pode impedi-lo de pedir ajuda quando for necessário. Não deixe de
procurar pessoas para trocar ideias, aconselhar-se, ouvir experiências e
aprender. Na Anjo, há um modelo de gestão compartilhada, em que os diretores
tomam decisões em conjunto por meio de reuniões semanais. Há também um Conselho
Administrativo, que se reúne a cada dois meses.
Além disso, os 440 profissionais têm a oportunidade de sugerir melhorias que
tragam maior agilidade, menor custo ou propiciem melhor qualidade de vida aos
envolvidos na gestão ou na operação por meio do Programa de Inovação e
Melhorias (PIM). Em 2019, 51,16% deles participaram, gerando 550 novas ideias.
Às vezes, são soluções simples, mas que fazem muita diferença.
Dizem que conselho não se dá, que não vale a pena e que, se fosse bom, seria
cobrado. Concordo que alguns conselhos que você receberá ao longo da carreira
podem não servir para você ou sua empresa. Mas, se no meio deles tiver algo
genial, essa ideia pode mudar tudo. Não desperdice essa oportunidade.
Filipe
Colombo - CEO da Anjo Tintas, indústria de tintas com mais de 30 anos no
mercado, e autor do livro Gestão Profissional na Prática (Editora
Gente). Pai de dois filhos e triatleta, empresário comanda a marca desde os 27
anos como presidente. São mais de 400 colaboradores, mais de 6.400 clientes
ativos e produtos que podem ser encontrados em todos os estados brasileiros em
mais de 6.200 lojas. Formado em Administração com ênfase em Marketing e com MBA
cursado nos EUA, China e Dubai, o CEO está oficialmente trabalhando na empresa
há 16 anos, mas pode dizer que frequenta a Anjo desde criança, já que seu pai,
Beto Colombo, a fundou inicialmente nos fundos da casa em que viviam.