Conclusão é de pesquisa do Sebrae, que aponta que o Instagram vem desbancando o Facebook como rede preferencial para alavancar as vendas
Um levantamento do Sebrae confirma o que muitos
consumidores já percebem no dia a dia: cada vez mais, as empresas estão
utilizando os meios digitais para vender produtos e serviços. E entre os
empreendedores de pequeno porte não é diferente. Quase metade deles (48%)
afirma que já pagou para fazer propaganda nas redes sociais ou em outros canais
da internet, aponta a 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios,
conduzida pelo Sebrae. As micro e pequenas empresas (MPE) são as que mais
investem nesse tipo de divulgação, com 59%; já entre os microempreendedores
individuais (MEI), a proporção dos que dizem reservar parte dos seus recursos
para promover as vendas no meio digital é de 39%.
O estudo indica ainda que a proporção de pequenos
negócios que vende utilizando qualquer tipo de ferramenta digital mantém-se na
casa dos 70%, analisando-se as três últimas edições da pesquisa. Neste
levantamento mais recente, que entrevistou donos de pequenos negócios de todo o
país no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024, setores como
indústria alimentícia, serviços pessoais (como diaristas, cuidadores, chaveiro
e profissionais de reparos, por exemplo), saúde, educação e economia criativa
lideram o ranking das atividades que mais injetam recursos em propaganda paga
nos meios digitais.
Outro recorte importante da Pulso mostra que a
energia dos empreendedores está aplicada em um ambiente virtual em particular:
o das redes sociais, com destaque para o Instagram que, com 60% da preferência
dos entrevistados, ultrapassou o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para
34%, ficando em segundo lugar na lista de canal mais utilizado pelos
empreendedores. O WhatsApp ainda é o favorito dos empresários, com 81% de votos
na pesquisa. Cada entrevistado podia indicar mais de um canal que utiliza.
“Percebemos que o legado da pandemia é a
digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce
nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte
considerável dos empresários”, explica Kennyston Lago, analista de Pesquisa e
Gestão do Conhecimento do Sebrae. “As plataformas digitais são um vasto campo
de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor
nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis
impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos”, complementa.
Como melhorar as vendas
on-line
Para melhorar ainda mais a presença do pequeno
negócio no ambiente digital, o Sebrae orienta investir em presença estratégica
nas redes sociais, reforçar a logística das entregas para proporcionar uma
experiência positiva ao cliente e manter-se sempre atualizado em relação às
melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
O Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos
que possibilitam ao pequeno negócio se inserir no mercado digital. São
capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a
gestão de negócios digitais. Confira aqui.
Confira os principais dados 9ª edição da Pesquisa
Pulso:
- 48%
dos pequenos negócios (micro e pequenas empresas + MEI) já pagaram para
fazer propaganda nas redes sociais ou na internet;
- 59%
das micro e pequenas empresas investem recursos em divulgação on-line:
- 70%
dos pequenos negócios vendem utilizando um ou mais tipos de ferramenta
digital;
WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os principais
canais utilizados pelos empreendedores.
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