A Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa e já faz
parte da sociedade moderna. Ela deve impactar cada vez mais a maneira como nos
comunicamos, compramos e vivemos. Palavras como IOT ou internet das coisas,
robô, automatização e sugestão inteligente serão ainda mais presentes em todos
os segmentos de negócios. No varejo, claro, não será diferente.
A Inteligência Artificial já está
presente no varejo de alta performance. Encontra-se, hoje, muito bem
posicionada na cadeia de suprimentos, aplicada no gerenciamento de estoque, no
manuseio de produtos e está chegando ao usuário final. Isso trará uma
experiência de venda personalizada e efetiva. Consequentemente, devemos ter uma
melhora significativa das vendas no varejo e nos índices de conversão. As “vendas
mágicas” vão impressionar o cliente.
O varejista também conhecerá seus
clientes mais detalhadamente. Com base em dados e decisões computacionais será
possível otimizar a argumentação para vendas. Também será mais simples criar
experiências personalizadas de venda, viabilizar a experimentação de produtos,
além da possibilidade de levar, por meio da tecnologia, sugestão de itens que
possam interessar ao cliente tomando por base seu comportamento de consumo.
As vendas mais personalizadas já
acontecem atualmente nos casos em que o varejista trabalha com dados públicos,
como os provenientes das redes sociais. Algumas ferramentas são capazes de
entregar informações para as empresas, como o que o cliente mais gosta e o que
menos gosta, por exemplo. Agora, imagine isso de forma automatizada e escalada
exponencialmente. Este será o impacto da Inteligência Artificial na venda para
o cliente final.
Vale ressaltar que não estamos
falando somente de loja física. Os e-commerces serão amplificados e estarão presentes
nos objetos, ou seja, será perfeitamente possível que um lojista do varejo de
moda venda uma peça de roupa que foi exibida no filme que passa na televisão da
sala por meio desse tipo de tecnologia.
É importante que os varejistas
estejam atentos e olhem com carinho para a forma como a tecnologia vai
revolucionar o comportamento do consumidor, quando este tiver acesso à
Inteligência Artificial. Pode ser que as pessoas passem a descartar a
realização de compras em lojas que não ofereçam a mesma experiência.
Vale ressaltar que a Inteligência
Artificial não é apenas um conceito. A novidade está nas tecnologias que, hoje,
permitem realizar e materializar essas ideias, imaginadas anteriormente em
películas de ficção. De uma maneira geral, tudo ainda é precoce. No entanto, é
importante estar atento, pois o pioneirismo em seu nicho ou na sua região podem
mudar o patamar da sua empresa.
Tenha em mente que empresas como a
Amazon e a IBM estão investindo bilhões de dólares nessas tecnologias. Isso
significa que pegamos um caminho sem volta e, no futuro, acontecerá uma
revolução no modo de comprar – sejam produtos ou serviços. Basta pensar na
forma como o celular vem revolucionando a comunicação. A Inteligência
Artificial já é uma realidade e será necessária nos próximos anos. Pense nisso!
Carlos
Eduardo Silva Tabosa - especialista em Sistemas de Informação pela UMC, tem MBA
pela FGV-SP e é Gerente de Negócios da OPAH IT Consulting, consultoria de
TI especializada em inovação e desenvolvimento de soluções customizadas
para as mais variadas áreas de mercado e necessidades apresentadas pelas
companhias - www.opah.com.br