Para
a maioria, é uma ferramenta essencial e na medida para alinhar posturas
Em um mercado mais dinâmico e com novas
ambições, práticas antigas passaram a ter maior presença no dia a dia das
corporações. É o caso das devolutivas. Jovens com sede de aprendizado e
desenvolvimento desejam, constantemente, por uma resposta ao seu trabalho.
Levando esse cenário em consideração, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios
realizou uma pesquisa com o seguinte foco: “o que você acha do feedback?”. A resposta
mostra a importância da comunicação ativa nas empresas.
Indivíduos com a faixa etária de 15 a 26 anos
foram analisados, entre 5 e 16 de novembro. O estudo ocorreu em todo o país e
contou com a interação de 20.711 participantes. Sem exitar, 90,06%, ou 18.653
votantes, disseram: “acho muito importante! Sempre me ajuda a evoluir”. Para o
analista de treinamento, Everton Santos, há uma cultura inovadora se
estabelecendo nas companhias. “Hoje, existe um interesse muito grande na
qualidade de vida do funcionário. Logo, as organizações se preocupam em
entender qual a dinâmica de suas equipes, para validar a individualidade de
cada um e proporcionar um ambiente mais harmonioso”, explica.
Ainda de acordo com o levantamento, 5,66%
(1.172) afirmaram: “serve para ajustar posturas, mas pode frustrar as pessoas”.
Para evitar situações ruins, o ideal é conhecer os seus talentos, pois isso
trará uma sensibilidade no processo e permitirá ser mais assertivo na maneira
de se expressar. “Já para os avaliados, cabe manter-se atento a todas as
informações, refletir sobre a conversa e melhorar os pontos indicados”, indica.
Outros 2,95% (611) revelaram: “se tenho ou não tenho, nada muda na minha
rotina”. Para esses, é preciso repensar o comportamento e se manter mais aberto
à fala do supervisor. “Sem um vínculo construído e ambos envolvidos realmente no
diálogo, a troca será de fato improdutiva. Por isso, a recomendação é tornar a
experiência reflexiva e com frutos para uma maior produtividade”, enfatiza o
especialista.
Por fim, 1,33% (275) desabafaram:
“desnecessário, é um tempo perdido”. Contudo, fica um alerta: o feedback torna a relação
mais transparente, favorece a comunicação e deixa claro os aspectos a serem
revistos e melhorados. “Por isso, o indicado é aproveitar esse espaço para
ouvir, expor os pensamentos e realizar uma autoanálise. Assim, será possível
contribuir com melhorias, aperfeiçoar sua imagem profissional e tomar decisões
mais assertivas no ambiente corporativo”, aconselha Santos. Também vale lembrar
aos gestores o fato da situação não ocorrer apenas para apontar erros, mas ser
uma grande oportunidade para indicar acertos. “Por isso, é válido deixar o
local menos tenso, com um sorriso ou um comentário informal”, finaliza.
Fonte: Everton Santos - analista de treinamento do Nube
www.nube.com.br
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