A construção do Ramal Ferroviário Serra Azul, um trecho ferroviário curto (shortline) que conectará a Região Metropolitana de Belo Horizonte à MRS Logística S.A no Rio de Janeiro, é um avanço para o escoamento mineral no Brasil.
Liderado pela Cedro Participações, holding brasileira com
atuação diversificada em mineração, agronegócio, logística, entre outros
setores, o projeto visa, além de ampliar a capacidade logística nacional,
contribuir para a descarbonização do transporte de cargas e retirar mais de 5
mil carretas diariamente da movimentada Rodovia Fernão Dias.
Com investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, as obras do
Ramal Ferroviário Serra Azul têm início previsto para 2027, com operação
planejada para 2030. A nova ferrovia deve aliviar o tráfego da Rodovia Fernão
Dias, uma das mais movimentadas do país, que recebe cerca de 250 mil veículos
por dia, conforme dados da Arteris, concessionária da via.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 7
mil acidentes no trecho nos últimos três anos, incluindo 440 com vítimas
fatais, evidenciando a necessidade de alternativas para o transporte
rodoviário.
Além da redução do fluxo de carretas, o projeto traz benefícios para a infraestrutura viária, ao diminuir o desgaste do pavimento e melhorar a fluidez do trânsito. Do ponto de vista ambiental, a iniciativa contribui para a redução das emissões de CO₂, ruído e acidentes.
Segundo estimativas do Sistema de Estimativas Emissões de
Gases (SEEG), o modal ferroviário pode emitir até 88% menos gases de efeito
estufa por tonelada transportada em comparação ao modal rodoviário. Esse dado
reforça a importância do Ramal Ferroviário Serra Azul na correção do principal
gargalo logístico brasileiro: a forte dependência das rodovias, que ainda
respondem por cerca de 65% do transporte de cargas no país, conforme a
Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Com 26,5 quilômetros de extensão, a shortline estará
integrada à rede da MRS Logística S.A, uma das principais ferrovias em operação
no Sudeste. Isso permitirá encurtar o percurso do escoamento da produção de
minério de ferro, aumentando a competitividade do minério brasileiro no mercado
internacional, graças à redução dos custos logísticos e maior eficiência nos
embarques.
Lucas Kallas, fundador e presidente do Conselho da Cedro Participações, destaca que o Ramal Ferroviário Serra Azul representa “uma mudança de paradigma para toda a cadeia logística que conecta Minas Gerais ao litoral fluminense”. Segundo ele, “a retirada de milhares de carretas por dia da Rodovia Fernão Dias será um marco para a mobilidade, para o meio ambiente e para a logística nacional”.
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https://logweb.com.br/investimento-ferrovia-escoamento-mineral-rodovia-fernao-dias/

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