A máxima
“quem não é visto não é lembrado” vai muito além da sabedoria popular e é
estrategicamente praticada pelas marcas no ambiente digital. Além do
investimento polpudo distribuído como verba publicitária nos canais onde o consumidor
mais está — como anúncios em portais de notícias, plataformas de e-commerce,
TikTok, LinkedIn etc. — existe um canal com enorme potencial ainda em expansão
no Brasil, com quase 150 milhões de usuários ativos: o WhatsApp.
Disponível 24 horas por dia, de segunda a segunda, o aplicativo de mensagens
instantâneas, que já faz parte da rotina pessoal e profissional dos
brasileiros, tornou-se um dos canais mais eficazes para o contato direto com o
consumidor.
Assim como a mídia tradicional ocupou papel central nos investimentos
publicitários por décadas, hoje o WhatsApp se posiciona como um canal de massa,
altamente relevante. Sua penetração vai além da comunicação pessoal e abrange
entretenimento, resoluções de problemas do dia a dia, contratação de serviços
e, claro, vendas diretas.
Para as marcas, o WhatsApp representa um ponto de contato poderoso com o
cliente, ideal para estratégias de segmentação e fidelização. O brasileiro
valoriza a praticidade do canal para tirar dúvidas e conhecer produtos e serviços.
De acordo com o estudo Digital 2024: Brazil, da Opinion Box, 70% das
empresas brasileiras já utilizam o WhatsApp como canal de vendas.
A possibilidade recente de veicular anúncios no WhatsApp, especialmente por
meio do recurso de Status (ainda restrito para a maioria dos anunciantes), vem
crescendo e tende a se consolidar em breve. O formato permite chamadas para
promoções e lançamentos, publicação de catálogos e direcionamento para
plataformas de vendas. Além disso, anúncios dinâmicos aceleram o processo de
decisão de compra e fortalecem a fidelização.
Diante desse novo mecanismo, que combina mídia e interação direta com o
consumidor, as empresas precisam seguir diretrizes estratégicas para obter bons
resultados. Negócios com estoques limitados e atuação local, como os pequenos
varejistas, tendem a se beneficiar mais nesse primeiro momento, graças à
dimensão conversacional já valorizada pelo público.
Um canal de vendas com valor agregado
Hoje, os anúncios no WhatsApp complementam as estratégias conversacionais já
adotadas por marcas, como o uso de chatbots em suas réguas de CRM. No entanto,
oferecem uma camada adicional de valor ao permitir que campanhas sazonais,
lançamentos, promoções e divulgação de catálogos sejam entregues diretamente ao
usuário. A ferramenta também facilita uma jornada de compra mais fluida, desde
a escolha do produto até o pagamento e a entrega, já integrados ao App.
Para
aproveitar ao máximo esse recurso, as marcas devem investir em conteúdos ricos,
como catálogos digitais e vídeos dinâmicos, que informam sobre os produtos em
detalhe e encantam o consumidor. Esse é o grande ponto de virada: a geração de
leads qualificados e vendas consolidadas, como por exemplo realizar o
agendamento de test drive numa concessionária ou acessar menus com tabelas de
preço do mercado de bairro.
Os canais
oficiais das marcas no WhatsApp são hubs de informação onde o consumidor busca
produtos e serviços. Integrar as campanhas de mídia paga ao CRM da empresa,
contando com bots programados, equipes treinadas e um atendimento eficiente
amplia o ecossistema de vendas, gerando proximidade e confiança com o público.
Nesse
processo, é fundamental que a marca defina regras claras de comunicação ao
longo da jornada de conversão do cliente e garanta um atendimento pronto para
resolver suas dúvidas. O consumidor que busca atendimento via WhatsApp espera
agilidade e clareza para tomar decisões de compra, tenha ele vindo de uma fonte
orgânica ou paga.
Outro
diferencial da ferramenta de anúncios é a possibilidade de mensuração: as
marcas podem acompanhar métricas desde as impressões, cliques e interações
(semelhantes às demais redes sociais) até a venda e retorno em investimento de
publicidade (ROAS).
O WhatsApp se consolida como um canal estratégico e promissor para ampliar vendas e geração de leads. Para isso, é essencial que a empresa tenha um planejamento bem estruturado, integrando equipes de tecnologia, performance e suporte ao cliente. Quando bem executada, essa estratégia permite que a marca não apenas apareça e seja lembrada — mas converta visibilidade em vendas reais e relacionamentos duradouros.
Henrique Casagranda - associate partner e Diretor de Mídia da Cadastra
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